Quão difícil é recuperar dados de um cartão SD formatado hoje em dia?

Eu formatei meu cartão SD acidentalmente antes de copiar fotos e vídeos importantes, e agora estou tentando descobrir se a recuperação ainda é possível. Preciso de ajuda para encontrar a melhor forma de recuperar dados de um cartão SD formatado sem piorar a situação, porque alguns desses arquivos são realmente importantes e eu não tenho backup.

Isso aconteceu comigo com um cartão de drone no verão passado e, sim, foi um soco no estômago.

Eu estava com pressa para decolar antes do pôr do sol. O aplicativo mostrou um aviso estranho de armazenamento. Toquei em ‘Formatar cartão SD’ para limpar e continuei. Alguns segundos depois, lembrei que não tinha copiado nenhuma das filmagens da manhã. Passei mal na hora. Mesmo assim, um cartão formatado nem sempre significa que seus arquivos se foram para sempre.

Muita gente acha que formatar apaga tudo completamente. Normalmente não. A menos que você tenha feito uma formatação completa em um computador ou usado uma das poucas câmeras com rotina de limpeza por hardware, como alguns modelos da Sony com SD_ERASE, o dispositivo muito provavelmente fez uma formatação rápida.

A versão curta é esta. Uma formatação rápida remove o mapa do sistema de arquivos. Seu celular, tablet ou computador deixa de ver onde as fotos e vídeos estão e então marca o cartão como espaço livre. Os arquivos muitas vezes continuam no lugar até que novos dados sejam gravados por cima.

Então seus arquivos estão em limbo. Ainda lá, talvez, mas expostos. O que importa agora é evitar sobrescrita.

Aqui está o que eu faria agora mesmo.

1. Ejete o cartão e trave-o.
    Se o seu cartão SD tiver a pequena chave de proteção contra gravação na lateral, deslize-a para Lock. Não tire mais fotos. Não grave mais vídeo. Qualquer nova operação de salvamento corre o risco de gravar por cima dos dados antigos.

2. Ignore as antigas correções com CMD.
    Já vi gente recomendar CHKDSK ou attrib em tópicos antigos de fóruns. Eu não mexeria com nenhum dos dois para isso. Essas ferramentas lidam com problemas no sistema de arquivos e arquivos ocultos. Elas não revertem uma formatação e podem alterar dados que você está tentando recuperar.

3. Use um leitor de cartão USB.
    Conecte o cartão SD ao computador por meio de um leitor decente. Não o deixe dentro da câmera e conecte a câmera por USB. No meu caso, o acesso direto ao cartão funcionou melhor, e muitas ferramentas de recuperação leem setores brutos com mais confiabilidade dessa forma.

4. Use um software de recuperação feito para esse trabalho.
    Correções manuais aqui não levam a lugar nenhum. Você precisa de um software que escaneie os dados brutos do cartão. Fotos são uma coisa. Vídeo é mais difícil. Clipes de drone, arquivos de câmera de ação e filmagens de câmeras mirrorless muitas vezes acabam fragmentados, então ferramentas mais fracas extraem partes fora de ordem e o arquivo final não abre.

5. Salve os arquivos recuperados em outro lugar.
    Esta parte importa mais do que as pessoas pensam. Não restaure nada de volta no mesmo cartão SD. Salve no disco do computador ou em um SSD externo. Se você gravar os arquivos recuperados de volta no cartão, corre o risco de destruir o restante do que ainda está lá.

Quando lidei com isso, testei primeiro algumas ferramentas mais simples. Elas encontraram algumas imagens, claro, mas os vídeos voltaram corrompidos. O que funcionou melhor para mim foi o Disk Drill.

O motivo de eu ter ficado com ele foi o modo de recuperação focado em câmera. Ele lidou com vídeo fragmentado melhor do que as opções baratas que testei. Consegui visualizar os arquivos antes de restaurá-los, o que economizou tempo. No Windows, também há um limite de recuperação gratuita de 100 MB, então você tem uma forma rápida de testar se os arquivos estão íntegros antes de seguir em frente.

Se esse cartão fosse meu de novo, eu faria nesta ordem. Trave o cartão. Coloque-o em um leitor de cartão. Abra o Disk Drill. Execute uma verificação profunda. Recupere apenas para outra unidade.

Depois espere. Verificações profundas são lentas. A minha demorou bastante e pareceu travada mais de uma vez, mas recuperou mais do que eu esperava.

Se você não gravou nada novo no cartão, suas chances ainda são boas.

Depende de uma coisa, sobrescrever.

Se a formatação foi rápida, a recuperação geralmente é possível. Na maioria dos cartões SD, uma formatação rápida apaga o índice, não os dados de fotos e vídeos em si. Se você gravou novas imagens após a formatação, suas chances caem rápido. Fotos sobrevivem com mais frequência do que arquivos de vídeo longos, já que o vídeo fica dividido em mais blocos.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre evitar gravações no cartão. Mas discordo um pouco em um ponto. Travar a chave do cartão ajuda, mas não é um bloqueio real de gravação em nível de hardware em muitos leitores. Eu trataria isso como um lembrete, não como proteção. O melhor a fazer é criar primeiro uma imagem completa do cartão SD com uma ferramenta como USB Image Tool, R-Studio ou ddrescue, e depois trabalhar a partir da imagem. Se o software de recuperação travar ou você clicar errado, seu cartão original permanece intocado.

Para recuperação de arquivos, o Disk Drill é bom e fácil de usar. Bom para fotos, razoável com formatos comuns de câmera e com visualizações simples. Se o Disk Drill não encontrar vídeos ou retornar clipes corrompidos, tente o PhotoRec ou o R-Studio depois. Ferramentas diferentes analisam assinaturas de arquivos de formas diferentes, então um aplicativo não encontrar arquivos não significa que eles se foram. Já vi uma ferramenta recuperar 60 por cento, e outra conseguir 90 por cento do mesmo cartão. Estranho, mas acontece.

Além disso, pule os recursos de reparo em câmeras ou celulares. Eles gravam no cartão.

Se você quiser um passo a passo simples para recuperar fotos e vídeos apagados de um cartão SD com o Disk Drill, este link veja como recuperar arquivos do cartão SD com o Disk Drill aponta para uma explicação visual curta.

Versão curta:
Pare de usar o cartão.
Faça uma imagem dele primeiro.
Escaneie a imagem com o Disk Drill.
Salve os resultados em outra unidade.
Se os vídeos falharem, tente uma segunda ferramenta antes de desistir.

Então não, não é sem esperança. Difícil? Médio. Sensível ao tempo? Sim.

Nada impossível, só irritantemente sensível ao tempo.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @caminantenocturno, mas eu reforçaria um ponto extra: o verdadeiro problema não é o formato em si, e sim o tipo de cartão SD. Muitos cartões SD mais novos são melhores na limpeza interna do que os antigos, então às vezes os dados apagados desaparecem mais rápido do que as pessoas esperam. Isso significa que a recuperação ainda é bem possível, mas não é tão tolerante quanto era anos atrás.

Além disso, eu não presumiria que toda formatação rápida seja inofensiva. Algumas câmeras fazem mais processos internos do que você imagina. Então sim, pare de usar o cartão o quanto antes, mas ainda não entre em pânico.

O que eu faria:

• verificar o cartão em um computador, não na câmera
  • se os arquivos forem muito importantes, clonar/criar uma imagem do cartão primeiro
  • escanear com mais de uma ferramenta, se necessário
  • recuperar apenas para outra unidade

Quanto ao software em si, o Disk Drill é uma boa primeira tentativa porque é fácil de usar e costuma funcionar bem com fotos e formatos de vídeo comuns. Se ele não encontrar tudo, então tente uma ferramenta de segunda etapa como PhotoRec ou R-Studio. Scanners diferentes encontram coisas diferentes, irritantemente.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: se os seus vídeos recuperados existem, mas não reproduzem, eles podem precisar de reparo, não de uma nova recuperação. Isso acontece muito com MP4 e MOV.

Se você quiser uma lista simples dos melhores aplicativos de recuperação, esta é decente: melhor software de recuperação de dados para cartões SD e unidades

Versão curta: recuperável? Muitas vezes sim. Fácil? Mais ou menos. Garantido? Não. Fotos geralmente voltam mais facilmente do que vídeos longos.