Qual limpador de iPhone funciona melhor: Limpador Inteligente ou Guru da Limpeza?

Estou tentando liberar espaço no meu iPhone, mas não tenho certeza de qual aplicativo é mais eficiente—Limpador Esperto ou Guia de Limpeza. Alguém já usou os dois e percebeu alguma diferença em desempenho ou custo-benefício? Quero ter certeza de escolher o melhor antes de baixar qualquer um deles.

Duelo de Aplicativos de Limpeza: Por que o Grátis é Mais Inteligente

Então, caí de novo na toca do coelho da “faxina de primavera para iPhones” e resolvi desabafar algumas frustrações (e compartilhar umas dicas também) para quem odeia bagunça – ou ser cobrado por tudo no celular.

A situação é a seguinte: Mentor de Faxina promete um dispositivo limpinho, mas sinceramente, parece aquelas assinaturas de teste na TV que nunca param de cobrar. Mas tem outro app na jogada – Faxineiro Esperto – que diz organizar tudo de graça. Claro que tive que fuçar e testar os dois.

Resumão (Para quem só passa o olho)

Categoria Faxineiro Esperto (Totalmente Grátis) Mentor de Faxina (Assinatura)
Preço R$0,00. Sem anúncios, sem bloqueios, sem pegadinhas. R$39,90/semana (Pro)
R$199,90/ano
O que é Grátis? Todas as funções, sempre, para sempre (até agora). Só análise. Para apagar qualquer coisa, tem que pagar.
Ferramentas Principais - Acha e apaga fotos duplicadas/parecidas
- Limpeza em lote de capturas de tela
- Converte Foto ao Vivo em comum
- Mostra os arquivos mais pesados
(Tudo grátis, o tempo todo)
- Limpeza de duplicatas/imagens semelhantes
- Compactação de vídeos (bloqueado)
- Unir contatos (bloqueado)
- Acha arquivos grandes (bloqueado)
- Widgets, cofre (bloqueado)
Nota na App Store 4,8★ (3.400+ avaliações) 4,6★ (100.000+ avaliações)
Tamanho do Download 103 MB 115 MB
Links Baixe o Faxineiro Esperto no iPhone Veja avaliações do Mentor de Faxina aqui

Minha Opinião: Vale a Pena Pagar?

Jogando limpo: Mentor de Faxina é bonito e rápido — a interface conquista. Mas tenta apagar as fotos inúteis? Pá, aparece um aviso de “assine para continuar” tão rápido que bateu meu recorde de irritação da semana.

Enquanto isso, Faxineiro Esperto é zero amarras. Quer deletar duplicatas? Vai lá. Limpar aquelas capturas de tela antigas? Um clique e foi. Até agora, nada de pegadinha escondida.

Exemplo: Aquela Mensalidade “Pro”

Quase quarenta reais por semana? É o preço de quatro cafés por mês pra um botão que você usa de vez em quando. Multiplica por um ano e dá mais de R$ 400 só para tirar pó digital.

“Só Analisa de Graça” – A Nova Pegadinha?

No Mentor de Faxina é assim: analisa seu armazenamento sem cobrar. Mas se quiser fazer algo, tem que pagar. Tipo mecânico que só aponta o problema do carro e cobra uma fortuna só pra trocar a lâmpada.

Vantagens Escondidas que Você Nem Percebe

A limpeza em lote de prints salva vidas se, como eu, seu app Fotos é 99% prints de memes que nunca compartilha. Esse recurso? Grátis no Faxineiro Esperto.

O caçador de arquivos grandes localiza aqueles monstros ocupando seu armazenamento sem alarde. E sem preço.

Conversor de Foto ao Vivo para foto comum? Meio específico, mas quando precisa, faz falta — e está trancado atrás do paywall no app pago.

O Veredito

Se tudo que você quer é praticidade, dá vontade de ir nos pagos, mas – polêmica – não vale quando gratuito entrega praticamente tudo que você precisa.

Aqui está o ponto: cobrar semanalmente por tarefas básicas que você poderia fazer sozinho (se tivesse tempo e muita paciência) parece mais exploração do que necessidade.

Então, a não ser que você queira firulas, recursos avançados e extras que nem vai usar, Faxineiro Esperto resolve sem mexer no seu bolso.

Pra quem curte tabela:

• Tudo no Faxineiro Esperto é grátis, zero anúncios ou insistência em compras.
  • Mentor de Faxina bloqueia a limpeza de verdade atrás de muros pagos.
  • A comunidade aprova os dois, mas o Faxineiro Esperto está subindo rápido nas avaliações, mesmo com menos notas.

Minha dica: testa o grátis. Pior caso? Perdeu uns 40 segundos. Melhor caso? Seu celular fica mais leve, rápido e você não gastou nada.

Quer opiniões sinceras? Veja a análise completa das avaliações do Mentor de Faxina no InsanelyMac.

1 Like

Sinceramente? Testei os dois e vou te contar: não entendo por que o Guru da Limpeza acha que escanear meu iPhone em busca de poeira vale uma assinatura. Eles basicamente encontram meus “gêmeos-nas-fotos” e depois falam “Pague, ou conviva com a bagunça.” Tô fora. O @resenhadeaplicativos deu vários detalhes e, olha, concordo totalmente: pagar R$39,90 por semana é…forçado.

Mas também não vamos supervalorizar o grátis. O Aplicativo Limpeza Inteligente não te faz sacar a carteira só pra deletar coisas, o que já é um alívio. Funcionou direitinho pra mim – dei adeus a 400 capturas de tela, apaguei duplicados e até achei um vídeo de 1GB “mais pesado” que eu tinha esquecido (era um slow motion do meu gato. Zero arrependimento. Talvez um pouco.)

A diferença? O visual do Guru da Limpeza é um pouco mais moderno, mas a menos que você seja fissurado por interface bonita e não pela limpeza de verdade, não vale o preço. Notei sim que o Guru achou algumas fotos “similares” que o Inteligente não encontrou, mas foi coisa mínima – tipo um meme cortado em 2 pixels.

No desempenho, os dois rodaram liso. Nada de travar, sem lentidão. Em termos de custo-benefício? Aplicativo Limpeza Inteligente, sem dúvida. Por que pagar assinatura só pra apagar coisa que o próprio iOS já deixa, se você separar um tempinho? Só vale se você nada em dinheiro ou precisa de função pro, tipo compressão de vídeo e não liga pra pagar, aí tudo bem, mas do contrário, economize seu dinheiro.

Só um detalhe: apps grátis podem virar pagos futuramente, então aproveite enquanto é de graça. Mas por hoje? Aplicativo Limpeza Inteligente ganha pra limpar seu iPhone sem esvaziar sua conta bancária. Teste, no pior dos casos você perde 2 minutos e apaga o app. No melhor, libera vários gigas sem ser cobrado por cada detalhe.

Sinceramente, toda essa saga do limpador de iPhone é como escolher entre um plano de “perder dinheiro devagar” ou “limpar e seguir a vida”. Testei os dois depois de ver @mikeappsreviewer e @andarilhonoturno explicando tudo e aqui vai minha opinião: embora ambos tenham interfaces suaves e façam bem a parte de “verificar”, o custo-benefício nem se compara. O “pague para realmente limpar” do Guru da Limpeza é quase impressionante de tão ousado (R$ 39,99 por semana? Sério mesmo?)—eles mostram todas as soluções, mas só liberam se você abrir bem a carteira.

Por outro lado, o App Limpeza Esperta simplesmente deixa você fazer o que precisa—apaga fotos, prints, encontra arquivos grandes, tudo isso estava de graça quando testei. Sem anúncios chatos ou popups enganosos. Mas, tenho que admitir, o Guru pegou dois memes iguais que eu deixei passar—mas quem liga pra isso, a não ser que você gerencie um museu de fotos? Além disso, a interface do Guru é mais bonita, mas sinceramente, não vou pagar mais caro por degradês bonitos.

Na minha opinião, a não ser que você precise de ferramentas profissionais (compressão de vídeo, cofres secretos de fotos?), App Limpeza Esperta é a melhor escolha. Ele detonou meus prints antigos, achou uns vídeos gigantes de time-lapse e eu quase não precisei fazer nada. O iOS até tem opções manuais, mas quem tem paciência? Enfim, se estiver na dúvida, rode o Limpeza Esperta e veja quanto espaço você realmente economiza—no mínimo, você vai poupar dinheiro e armazenamento, e essa combinação tá rara hoje em dia.

Não acredito que ninguém mencionou o elefante na sala — a categoria de “limpadores” para iOS basicamente existe porque a Maçã esconde informações de armazenamento/localização e gerenciar milhares de fotos é… bem, irritante. Agora, depois de ler aquelas análises detalhadas (especialmente a de @revisoraplicativomike), aqui vai um resumo rápido para quem ainda está na dúvida:

Vantagens do Aplicativo Limpeza Esperta:

• Realmente faz o que promete — é gratuito, sem anúncios banner ou aquelas mensagens “aguarde, faça upgrade!” dentro do app.
  • Deleta de verdade a bagunça (prints de tela, selfies duplicadas) com poucos toques.
  • Funções em lote (converter Fotos Animadas em estáticas, identificar arquivos grandes) salvam vidas se seu rolo de câmera é uma zona.
  • App é leve no celular, não mexe nos seus contatos nem exige permissões suspeitas.

Desvantagens:

• A interface é mais prática, não tem aquele acabamento reluzente do Guru da Limpeza.
  • Profundidade: se você é usuário avançado querendo compressão de vídeos/cofre seguro, não é tão completo.
  • Só funciona tão bem quanto a IA — às vezes encontra fotos parecidas, mas deixa passar outras.

Comparando com o Guru? Claro, o Guru da Limpeza parece bonito, mas sinto aquele truque — escaneia grátis, paga para limpar — que só cansa (ainda mais com o tempo). Avaliações na Loja de Apps nem sempre refletem o valor real se você precisa desembolsar pelo que deveria ser básico. Também, limpar manualmente no app Fotos da Maçã funciona, mas a menos que você tenha horas livres — ou um amor secreto por caixinhas minúsculas sem marcar — esqueça.

Falando sério, se você quer economizar espaço sem dor de cabeça, o Aplicativo Limpeza Esperta foi o único que resolveu sem me prender a taxas recorrentes. Único senão: não é o mais bonito, e se você gerencia mídia em nível profissional, talvez procure outro mais completo. Mas sinceramente, para 98% dos usuários, resolve perfeitamente.

Bônus: Lendo opiniões de avaliadores como @andarilhonoturno e @dromernoturno, parece haver consenso — a não ser que você viva de curar fotos, assinaturas extras são exagero.

No fim do dia: é raro algo útil ser de fato gratuito, então aproveite enquanto dura. Seu celular e seu bolso vão agradecer.