Recentemente, perdi arquivos importantes devido a uma falha no disco rígido e percebi que preciso de um software de backup confiável o mais rápido possível. Alguém pode recomendar a melhor opção para proteger meus arquivos? Procuro algo fácil de usar e eficaz.
Honestamente, o ‘melhor’ software de backup depende do que você está procurando – mas deixe-me dizer, depois de passar por uma história de terror semelhante de perder todas as minhas fotos de férias (sério, centenas de gigas… sumiram), eu experimentei vários. Aqui está o resumo:
-
Acronis Cyber Protect Home Office (anteriormente True Image): Super robusto. Possui backups de imagem de disco completo e opções de armazenamento em nuvem. Um pouco caro, mas pode até proteger contra ransomware. Tipo, por que fazer backup só para perder o backup para hackers, certo?
-
Backblaze: Acessível e super simples. Backup em nuvem ilimitado por cerca de $7 por mês. Não oferece recursos sofisticados como backups de imagem, mas a maioria das pessoas não precisa disso. Salvou toda a vida digital da minha amiga no ano passado quando o laptop dela simplesmente morreu.
-
EaseUS Todo Backup: A versão gratuita é decente para necessidades básicas. Se você quiser backups de sistema ou agendamento avançado, eles têm uma versão Pro. Usei isso brevemente; é fácil de usar, mas um pouco voltado para Windows, se isso for relevante.
-
Usuários de Mac: O Time Machine é bom para backups locais, mas sério, combine com algo como Backblaze para proteção externa ou você estará a um derramamento de café do arrependimento.
-
Soluções de sincronização como Google Drive, OneDrive ou Dropbox: Baratas e boas para arquivos do dia a dia, mas esses não são backups verdadeiros – sem restauração completa do sistema se seu disco rígido explodir, só para você saber.
Minha recomendação? Vá com o Backblaze se você quiser simplicidade/armazenamento massivo com o mínimo de complicações. Combine com algo como Acronis ou discos externos locais para redundância. E o que quer que você faça, não demore. Confie em mim, o você do futuro agradecerá o você de hoje.
Primeiramente, meus pêsames pela perda do seu arquivo—já passei por isso, chorei muito. Agora, vi que @cacadordeestrelas sugeriu o Backblaze e, embora possa ser uma escolha decente pela simplicidade, vou fazer uma crítica e dizer que não é para todo mundo. Armazenamento ilimitado é legal, mas o processo de restauração deles parece ser meio complicado se você precisar baixar arquivos grandes. Eu tentei uma vez e, NOSSA, esperar que me enviassem um disco rígido foi suficiente para repensar todas as minhas decisões de vida.
Eu sugeriria o IDrive em vez disso. Não é tão chamativo quanto os outros, mas você obtém armazenamento na nuvem E a capacidade de fazer backup de vários dispositivos no mesmo plano. Além disso, eles oferecem recuperação física de dados como parte do pacote. É muito melhor se você faz backup de um combo de desktop + laptop + celular e não quer lidar com várias contas.
Além disso, para quem prefere algo completamente offline (porque, sejamos honestos, não dá para sempre confiar no armazenamento em nuvem), experimente o FreeFileSync. É de código aberto, rápido e ótimo para gerenciar backups em um disco rígido externo. Você sacrifica uma interface bonita pela pura eficiência, mas, convenhamos, quem precisa de botões bonitos quando seus arquivos estão prestes a sumir?
Honestamente, tudo se resume a quão paranoico você está sobre perder seus arquivos novamente. Para mim, uma combinação de discos externos (os drives da G-Technology ou Seagate são confiáveis) e uma solução em nuvem (IDrive ou até mesmo pCloud para os resistentes ao Backblaze) funciona melhor. Redundância tripla pode parecer exagero, mas paranoia é mais barata do que arrependimento. Confie.