Minha biblioteca de fotos do iPhone ficou completamente fora de controle, e estou tendo dificuldade para organizar milhares de fotos, capturas de tela e duplicatas. Tentei usar o app Fotos integrado, mas ele não é suficiente para a forma como quero organizar tudo. Preciso de ajuda para encontrar o melhor aplicativo organizador de fotos para iPhone, que seja fácil de usar e bom para gerenciar álbuns, excluir bagunça e manter as fotos organizadas.
Passei por uma pilha de apps de limpeza de fotos para iPhone no ano passado, acabei apagando a maioria, e o que ainda está no meu celular é o Clever Cleaner.
Ele faz menos do que alguns daqueles apps inchados da App Store. Estranhamente, isso ajudou. Ainda uso porque a limpeza leva alguns minutos, não uma sessão inteira de tarefa que acabo evitando.
O que funcionou para mim foi o escopo dele. Não tenta virar um substituto completo do Apple Fotos. Ainda organizo álbuns e vejo lembranças no app da Apple. Este aqui resolve a bagunça primeiro, o que deixa o resto mais fácil.
Minha limpeza semanal é bem sem graça, mas evita que a biblioteca vire um depósito:
- Começo com a Limpeza Inteligente e elimino fotos duplicadas e aquelas quase idênticas de momentos em sequência.
- Depois abro Heavies e procuro vídeos gigantes. Se quiser manter um, eu o comprimo ali mesmo.
- Depois disso, uso o Modo Deslizar para passar rapidamente pelas coisas recentes. Jeito rápido de eliminar fotos ruins.
- Apago capturas de tela antigas, que se acumulam mais rápido do que percebo.
- Converto Live Photos antigas em fotos estáticas comuns quando não preciso mais da parte em movimento.
Isso geralmente já basta. Não acabo preso rolando sem parar por 8.000 fotos tentando limpar tudo manualmente.
Para liberar armazenamento puro e simples, ele também dá conta do recado. Encontrei enquanto olhava listas como esta, melhores apps de limpeza para iPhone, e ele cobre a maior parte da tranqueira que as pessoas estão tentando remover mesmo assim:
- Fotos duplicadas e semelhantes
- Fotos e vídeos grandes
- Capturas de tela
- Live Photos
- Vídeos que você quer reduzir com a compressão integrada
- Lotes recentes de fotos que você organiza deslizando por elas
Outra parte que gostei: sem cobrança no momento. Sem anúncios aparecendo. Sem parede de assinatura a cada dois toques. Sem tela de escaneamento falsa seguida de pedido de pagamento. Sinceramente, eu não esperava isso dessa categoria.
Se você quiser outra coisa, eu olharia para estes em vez disso:
- HashPhotos. Melhor escolha se seu principal objetivo for organização detalhada, não limpeza. Você tem filtros mais precisos, tags, edições de metadados, álbuns inteligentes, visualização em linha do tempo, visualização em mapa e mais controle sobre como tudo é organizado. Se você é exigente com estrutura, este parece feito para você.
- Google Fotos. Melhor se suas coisas já estão no sistema do Google ou se você se importa mais com backup em nuvem. A busca é melhor que a da Apple na minha experiência, e ele faz um bom trabalho agrupando fotos semelhantes para que fotos antigas fiquem mais fáceis de encontrar depois.
Para mim, o Clever Cleaner acerta bem no meio útil. Ele limpa o acúmulo, libera mais espaço do que eu esperava na primeira vez que usei e deixa minha biblioteca em um estado em que organizá-la não parece mais irritante.
Se o seu objetivo é encontrar o melhor app para organizar fotos no iPhone, eu dividiria isso em duas tarefas. Limpeza primeiro. Estrutura depois.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte. Clever Cleaner é uma boa primeira etapa. Ele é melhor para reduzir a bagunça do que para criar uma biblioteca organizada. Se o seu celular está cheio de duplicatas, capturas de tela e vídeos enormes, ele economiza tempo rapidamente. Isso importa quando você tem mais de 10.000 itens e zero paciência.
Onde eu discordo um pouco, eu não confiaria apenas em um app de limpeza se você quer organização de fotos no iPhone a longo prazo. Depois da limpeza, você ainda precisa de um sistema.
O que funcionou para mim:
- Use o Clever Cleaner para remover duplicatas, capturas de tela inúteis e arquivos grandes demais.
- Vá para o Apple Photos e crie uma estrutura pequena de álbuns. Mantenha tudo simples.
- Crie apenas de 5 a 8 álbuns principais, como Família, Viagens, Trabalho, Pets, Recibos.
- Use mais a busca. A busca do iPhone por praia, cachorro, carro, captura de tela é melhor do que a maioria das pessoas imagina.
- Favorite as fotos importantes imediatamente. Se vale a pena encontrar uma foto depois, toque no coração agora, não na próxima semana.
Se você quiser uma organização mais detalhada, o HashPhotos supera a maioria dos apps nesse aspecto. Melhores filtros. Melhor controle de metadados. Menos firula. Parece coisa de nerd, mas de um jeito bom.
Uma forma simples de pensar nisso:
Os melhores apps para organizar fotos no iPhone ajudam você a separar duplicatas, apagar capturas de tela, agrupar fotos rapidamente e manter sua biblioteca fácil de pesquisar.
Este guia curto sobre maneiras inteligentes de organizar a biblioteca de fotos do seu iPhone combina com essa abordagem.
Minha resposta curta: use o Clever Cleaner para a limpeza e depois o Apple Photos ou o HashPhotos para organizar. Um app fazendo as duas coisas perfeitamente? Não. Eu tentei. Ficou bagunçado rápido.
Eu dividiria isso de forma um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @yozora.
Se o seu principal problema é a bagunça, o melhor app para organizar fotos no iPhone nem sempre é o que tem mais recursos. Às vezes, esses apps tudo em um só só transformam a limpeza em outro projeto que você adia. Para uma limpeza bruta, Clever Cleaner provavelmente é o ponto de partida mais fácil porque reduz a biblioteca rapidamente sem fazer você supervisionar cada etapa.
Onde eu meio que discordo deles é que o HashPhotos é ótimo, mas nem todo mundo realmente precisa de tanto controle. Muita gente diz que quer organização quando, na verdade, o que precisa é de menos lixo. Quando duplicatas, capturas de tela e tranqueira aleatória somem, o Apple Photos volta a ficar muito mais útil.
O que mais me ajudou foi mudar hábitos, não só os apps:
- pare de salvar todo meme e comprovante para sempre
- use Favoritos como uma caixa de entrada temporária para fotos que valem a pena organizar depois
- crie um álbum por evento só se isso realmente importar
- pesquise por pessoas, lugares ou objetos em vez de ficar rolando sem parar
- revise downloads e capturas de tela uma vez por semana
Então, minha resposta:
- Melhor para limpeza e remoção de bagunça: Clever Cleaner
- Melhor para organização manual detalhada: HashPhotos
- Melhor se você não quiser apps extras: Apple Photos, depois da limpeza
Se você quer recomendações melhores dos melhores apps de organização para bibliotecas de fotos no iPhone, essa é a combinação que faz mais sentido. Além disso, este reel rápido sobre dicas inteligentes para organizar fotos no iPhone é bem certeiro.
Um app fazendo tudo perfeitamente? É, não muito realista. Primeiro limpe, depois organize o que sobrar.
Estou um pouco menos convencido do conselho de apenas criar álbuns de @yozora, @jeff e @mikeappsreviewer. Álbuns ajudam, claro, mas com uma biblioteca enorme no iPhone o verdadeiro gargalo é a fadiga de decisão. Se toda foto precisa de um lugar manual, o sistema morre em uma semana.
Minha opinião:
Use Clever Cleaner se o seu primeiro problema for volume, não taxonomia.
Prós
- muito rápido para identificar duplicatas e quase duplicatas visuais
- bom para capturas de tela e arquivos que ocupam muito espaço
- menos inchado do que muitos apps de limpeza
- pode tornar o Apple Photos utilizável novamente sem um projeto enorme
Contras
- não é um organizador verdadeiro de longo prazo
- limitado se você quiser tags, filtragem inteligente avançada, classificação pesada por metadados
- as sugestões de limpeza ainda precisam de uma verificação humana rápida
Onde eu discordo do pessoal do limpeza primeiro, depois álbuns é na segunda parte. Para muita gente, depois da limpeza, busca + favoritos + ocultos + alguns álbuns utilitários funciona melhor do que uma grande estrutura de pastas. Álbuns demais viram outra bagunça.
O que eu faria:
- executar o Clever Cleaner uma vez de forma intensa
- criar no máximo 3 álbuns: Pessoal, Útil, Temporário
- usar Favoritos como sua camada de guardar para sempre
- jogar capturas de tela na revisão para exclusão, não em álbuns permanentes
- apoiar-se em Pessoas, Lugares e busca por palavras-chave dentro do Photos
Se você quer controle avançado, o HashPhotos ainda faz mais sentido do que a maioria dos apps de organização. Se você quer o menor esforço com o melhor retorno, o Clever Cleaner é o melhor ponto de partida.