Minha câmera mostrou um erro de repente enquanto eu tirava fotos, e agora meu cartão SD parece corrompido. Não consigo abrir o cartão na câmera nem no computador, e estou tentando recuperar fotos e vídeos importantes que não tinham backup. Qual é a maneira mais segura de recuperar dados de um cartão SD corrompido após um erro da câmera sem piorar a situação?
Eu odeio esse erro porque ele nunca aparece num domingo preguiçoso. Ele aparece depois de uma gravação longa, quando a bateria está fraca, ou quando você finalmente senta para copiar a filmagem e ir dormir. Já tive cartões SD falhando comigo mais de uma vez, e o padrão é sempre o mesmo. O pânico faz as pessoas clicarem primeiro na coisa errada.
Se o seu laptop, celular ou câmera mostrar uma mensagem como “Você precisa formatar o disco na unidade X:” ou “O cartão SD está corrompido, toque para corrigir”, pare aí. Não aperte Formatar. Não aperte Corrigir. Tire as mãos do teclado por um segundo. A formatação reescreve as informações do sistema de arquivos que seu dispositivo usa para localizar os arquivos. Uma formatação rápida ainda dificulta a recuperação. Uma formatação completa piora ainda mais a situação. Se os arquivos importam, deixe o cartão em paz até tentar a recuperação.
A ordem importa. Aprendi isso do jeito difícil. Recupere primeiro. Repare depois. Se você tentar reparar um cartão danificado antes de tirar seus dados dele, corre o risco de alterar a estrutura do cartão e perder aquilo que estava tentando salvar.
Para recuperação, tive mais sorte com o Disk Drill. O que fez diferença para mim foi a opção de backup byte a byte.
Aqui está o motivo de eu me importar com esse recurso. Quando um cartão SD começa a dar problema, a questão geralmente é uma de duas. O sistema de arquivos está bagunçado, ou o próprio cartão está se desgastando. Se a parte de hardware estiver falhando, cada tentativa de leitura adiciona estresse. Já vi cartões desconectarem no meio da varredura. Então, em vez de escanear o cartão repetidamente, crie primeiro uma imagem, uma cópia completa setor por setor no seu computador. Depois escaneie a imagem, não o cartão original. Assim, o cartão físico passa por uma leitura pesada só uma vez, em vez de um monte de acessos repetidos. É mais seguro e, na minha experiência, mais consistente. Depois da varredura, visualize o que recuperar e salve em algum lugar confiável, não de volta no mesmo cartão SD.
Depois que seus arquivos estiverem seguros
Somente após a recuperação ser concluída você deve tentar tornar o cartão utilizável novamente. Esta é a ordem que eu sigo.
1. Execute o CHKDSK no Windows
Comece com a ferramenta de reparo integrada. Abra o Iniciar, digite cmd e execute o Prompt de Comando como administrador. Digite:
chkdsk X: /r
Substitua X pela letra da unidade do seu cartão SD. A opção /r é importante porque verifica se há setores defeituosos e tenta recuperar dados legíveis deles. Em um cartão grande, isso pode levar algum tempo. Deixe terminar. Não interrompa no meio só porque ficou impaciente.
2. Tente o TestDisk se a partição sumiu
Se o Windows mostrar o cartão como não alocado, ou se a partição tiver desaparecido, o CHKDSK geralmente não ajuda muito. É aí que o TestDisk mostra seu valor. Ele é antigo e feio, sem interface bonita, mas faz um trabalho sério com tabelas de partição corrompidas e partições perdidas. Já usei em cartões que nem apareciam corretamente no Explorador de Arquivos. Se ele encontrar a estrutura ausente, pode regravá-la e tornar o cartão legível novamente.
3. Formatação completa como último recurso
Se nenhuma etapa de reparo resolver, formate o cartão. Nesta fase, seus arquivos já devem ter sido copiados para outro lugar. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão e escolha Formatar. Eu desmarco a Formatação Rápida. Demora mais, mas verifica o armazenamento de forma mais completa, que é exatamente o que você quer em uma mídia que já apresentou erros. Para a maioria dos cartões SD mais novos, exFAT é o sistema de arquivos que eu escolheria, especialmente se você armazena arquivos de vídeo grandes. O FAT32 atinge os limites de tamanho rapidamente.
Se o cartão voltar a funcionar depois de tudo isso, eu ainda não confiaria nele para nada importante. Quando um cartão SD começa a corromper arquivos, eu trato ele como um estepe duvidoso. Serve para transferências descartáveis, não para casamentos, filmagens de viagem ou qualquer coisa que você odiaria perder. Eu substituo e sigo em frente.
Mais uma coisa, porque aprendi isso sendo descuidado. Use Ejetar ou Remover Hardware com Segurança antes de retirar o cartão. Muita corrupção começa ao puxá-lo enquanto os dados ainda estão sendo gravados ou armazenados em cache. Parece algo pequeno até você perder um lote inteiro de arquivos por causa disso.
Primeiro, pare de testar o cartão em dispositivos diferentes. Cada tentativa de montagem grava logs ou repete leituras. Em um cartão SD com falha, leituras extras não são sua amiga.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: recupere primeiro. Discordo um pouco sobre o momento de usar o CHKDSK em cartões instáveis. Se o cartão estiver morrendo no nível de hardware, o CHKDSK é agressivo com ele e pode piorar uma recuperação posterior. Eu deixo as ferramentas de reparo para depois de tirar os arquivos, ou depois de desistir da recuperação.
O que eu faria:
-
Use outro leitor de cartão.
Muitos casos de cartão SD corrompido são, na verdade, leitores USB ruins. Leitores baratos falham o tempo todo. Tente um leitor USB 3 confiável e, se o cartão for microSD, teste outro adaptador também. -
Verifique como o cartão aparece no Gerenciamento de Disco.
Se o Windows mostrar o tamanho correto, mesmo como RAW ou não alocado, as chances de recuperação ainda são boas.
Se aparecer 0 bytes, sem mídia, ou continuar desconectando, o próprio cartão está falhando. -
Faça uma imagem e depois trabalhe a partir dela.
O Disk Drill é bom para isso porque permite fazer backup do cartão inteiro primeiro e depois escanear o arquivo de imagem em vez de forçar o SD repetidamente. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Um cartão de 128 GB lido uma vez é melhor do que ser lido seis vezes enquanto você testa correções aleatórias. -
Se o Disk Drill encontrar arquivos, recupere para o seu PC ou outra unidade.
Não salve nada de volta no cartão SD. Eu sei, é óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso e depois se perguntam por que a recuperação piorou. -
Se a varredura normal não encontrar vídeos, tente também ferramentas de file carving.
O PhotoRec é feio, mas recupera arquivos por assinatura e ignora o sistema de arquivos quebrado. O lado ruim é que os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas geralmente se perdem. O lado bom é que já vi ele recuperar arquivos MP4 e JPG de cartões que o Windows se recusava a abrir.
Se os arquivos forem coisas únicas na vida, pare com o faça-você-mesmo depois da tentativa de imagem e envie para um laboratório profissional. Se o cartão faz clique, some, superaquece ou cai para 0 bytes, não continue cutucando.
Se você quiser um passo a passo rápido sobre como usar o Disk Drill para recuperar cartão SD, este vídeo ajuda: como recuperar fotos e vídeos de um cartão SD corrompido com o Disk Drill
E sim, mesmo que você consiga fazê-lo funcionar de novo, eu aposentaria o cartão. Cartões SD são baratos. Perder ensaios não é.
Não continue reinserindo-o na câmera. Nessa parte, discordo um pouco do impulso habitual de testar tudo. As câmeras podem ser exigentes e às vezes continuam tentando gravar metadados, que é a última coisa que você quer agora.
O primeiro ponto que eu verificaria é se o cartão está sendo realmente detectado no nível de hardware. No Windows, abra o Gerenciador de Dispositivos e veja se o leitor/cartão aparece lá, mesmo que o Explorador de Arquivos não consiga abri-lo. No Mac, verifique o Utilitário de Disco e as Informações do Sistema. Se o cartão aparecer com a capacidade correta, isso é um sinal melhor do que muita gente imagina. Se ele mostrar um tamanho sem sentido, 0 bytes, ou continuar desconectando, é aí que eu pararia de mexer nele.
Além disso, se forem fotos/vídeos de câmera, tente usar um software que entenda estruturas de arquivos de mídia em vez de apenas lógica genérica de cópia de arquivos. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de cartão SD corrompido, porque tende a encontrar muito bem tanto arquivos de câmera excluídos quanto inacessíveis. Eu também prestaria atenção se os seus vídeos estão fragmentados, já que algumas ferramentas recuperam os clipes, mas eles não reproduzem logo depois. Isso nem sempre significa perda total, apenas mais trabalho de reparo depois.
Uma coisa que @mikeappsreviewer e @sterrenkijker não enfatizaram muito é verificar a situação de energia do cabo/porta do leitor de cartão. Portas USB fracas e leitores instáveis no painel frontal causam uma quantidade absurda de casos falsos de corrupção. Conecte diretamente a uma porta traseira da placa-mãe, se puder.
Se você quiser um guia visual, isto é bem relevante: vídeo passo a passo de recuperação e reparo de cartão SD corrompido
Se o cartão esquentar rápido, desaparecer no meio da leitura ou fizer o sistema travar, pare com as tentativas caseiras bem rápido. Isso normalmente significa que o cartão está falhando fisicamente, e não apenas corrompido de forma lógica.
Concordo com @sterrenkijker em um ponto essencial: se o cartão estiver instável, tentativas repetidas são o inimigo. Onde eu divirjo um pouco de @caminantenocturno e @mikeappsreviewer é no seguinte: eu também evitaria deixar o Windows montá-lo automaticamente, se possível. Se você tiver acesso ao Linux, uma passada em modo somente leitura por lá às vezes é mais suave e te dá uma chance mais limpa de clonar o cartão antes que o sistema operacional comece a ajudar.
Algumas coisas que ainda não foram mencionadas:
- Limpe os contatos do cartão SD com álcool isopropílico e deixe secar completamente. Parece básico, mas contatos sujos podem imitar corrupção.
- Se for um microSD em um adaptador de tamanho normal, troque o adaptador primeiro. Eles falham o tempo todo.
- Verifique se a sua câmera gravou arquivos em uma estrutura de pastas proprietária. Alguns arquivos de vídeo precisam de dados auxiliares ou de caminhos de pasta intactos para reproduzir corretamente após a recuperação.
Sobre o Disk Drill: boa escolha se você quiser algo mais fácil do que TestDisk/PhotoRec.
Prós
- interface simples
- pode criar um backup byte a byte
- suporte de visualização razoável para fotos e alguns vídeos
- mais fácil para iniciantes do que ferramentas de linha de comando
Contras
- não é a opção mais barata
- verificações profundas podem levar muito tempo
- a recuperação por assinatura pode perder nomes de arquivos/pastas originais
- às vezes encontra lixo demais, então organizar os resultados é irritante
Se os vídeos recuperados não reproduzirem, guarde-os mesmo assim. Arquivos MP4/MOV corrompidos às vezes podem ser reparados depois, se os dados brutos tiverem sido recuperados intactos.
Mais uma opinião direta: se esse cartão tinha trabalho pago, não fique experimentando por horas. Uma tentativa sólida de criação de imagem e depois recuperação profissional. Cartões que falham de repente durante a gravação muitas vezes já estão no fim da vida útil.