Apaguei acidentalmente arquivos importantes e esvaziei a lixeira antes de perceber que alguns deles eram documentos de trabalho e fotos de família de que ainda preciso. Estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de arquivos em 2026 que realmente funcione, seja seguro de usar e tenha uma boa taxa de sucesso no Windows. Se alguém tiver recomendações ou dicas de recuperação, eu realmente agradeceria a ajuda.
Eu ainda não entraria em pânico. Já tive arquivos apagados voltando mais de uma vez, mas a primeira atitude importa muito. Pare de gravar qualquer coisa na unidade agora mesmo. Nada de downloads, instalações ou mover arquivos para ela. Quando novos dados caem ali, seus arquivos antigos são sobrescritos e suas chances caem rápido.
Se você quiser uma lista curta, estes são os que eu verificaria primeiro:
- Disk Drill. Este é o que eu indico para a maioria das pessoas primeiro. Eu o usei em um USB formatado e depois em um cartão SD instável, e a interface não atrapalhou o tempo todo. Ele verifica arquivos apagados, volumes formatados, partições RAW e unidades danificadas sem transformar o processo em dever de casa. A ferramenta de visualização me poupou tempo porque eu podia ver quais arquivos ainda estavam legíveis antes de gastar dinheiro. Também inclui backup byte a byte, que eu usaria primeiro se a unidade parecesse instável. No Windows, você recebe até 100 MB de recuperação gratuita.
- Recuva. Ainda é útil para o básico. Se você apagou uma pasta, esvaziou a Lixeira e percebeu isso logo depois, eu tentaria este antes de partir para algo mais avançado. É gratuito, leve e rápido o suficiente. O lado ruim é que parece antigo, e eu não confiaria muito nele para unidades danificadas, partições bagunçadas ou arquivos grandes de mídia. Para documentos e fotos apagados por engano, ele ainda dá conta do recado.
- R-Studio. Boa ferramenta, interface difícil. Usei uma vez em uma tabela de partição corrompida e ele encontrou coisas que outros apps não acharam, mas tive que ir devagar e ler o que cada opção fazia. Se você está lidando com RAID, dano em partição ou uma configuração mais complicada, este merece seu lugar. Se o seu caso for simples, eu ainda começaria com o Disk Drill porque é mais fácil analisar os resultados sem se perder.
O principal continua sendo o mesmo. Deixe a unidade afetada em paz. Arquivos apagados muitas vezes ainda ficam ali até que algo os substitua. Cada instalação, cada arquivo copiado, cada atualização reduz um pouco sua chance de recuperá-los.
E sim, instale o aplicativo de recuperação em outra unidade, se puder. Não coloque o software de recuperação no mesmo disco do qual você está tentando salvar dados. Já vi pessoas fazerem isso na pressa e dificultarem o trabalho para si mesmas.
Mais uma coisa, e esta parte importa. Se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo, emitindo bipes, desconectando e reconectando, ou não aparecendo na BIOS ou no Gerenciamento de Disco, pare de mexer com software. Aprendi isso da maneira mais irritante. Verificações repetidas em hardware com falha podem piorar as coisas. Nesse ponto, um laboratório profissional de recuperação é o caminho mais seguro.
Se for apenas um problema normal de exclusão ou formatação, você ainda tem uma chance razoável. Espero que dê tudo certo. Responda depois contando o que aconteceu.
Se a unidade estiver saudável e esta tiver sido uma exclusão normal, eu os classificaria de forma um pouco diferente.
-
Disk Drill. Melhor escolha para a maioria das pessoas em 2026. Varredura rápida, categorias de arquivos organizadas, recuperação sólida de fotos e documentos, e a visualização ajuda você a evitar pagar por resultados inúteis. Também gosto mais do recurso de imagem de unidade dele do que da maioria das ferramentas para consumidores. Para fotos de família, isso importa.
-
PhotoRec. Feio de doer, mas recupera arquivos de um armazenamento bagunçado melhor do que muitos apps bonitinhos. Ponto negativo: os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas muitas vezes voltam destruídos. Para documentos de trabalho, isso é irritante. Para fotos, ainda vale a tentativa.
-
DMDE. Este é ignorado com muita frequência. Licença barata, forte em trabalho com partições e melhor controle sobre a recuperação do sistema de arquivos do que o Recuva. A interface é desajeitada, sim, mas os resultados muitas vezes são melhores do que os antigos favoritos gratuitos.
Eu meio que discordo do @mikeappsreviewer sobre o Recuva como primeira tentativa em 2026. Ele é bom para casos fáceis, mas a taxa de sucesso em configurações mais novas de SSDs e unidades maiores parece meio sem graça pelo que vi.
Uma coisa que as pessoas não percebem: SSD muda a lógica. Se seus arquivos excluídos estavam em um SSD com TRIM ativado, as chances de recuperação caem rápido. Às vezes quase a zero. Em HDDs, pendrives e cartões SD, as chances geralmente são melhores.
Se você quiser um vídeo com um resumo rápido, este melhor análise em vídeo de software de recuperação de dados para arquivos, fotos e documentos excluídos vale a pena conferir.
Minha resposta curta: comece com o Disk Drill e depois tente PhotoRec ou DMDE se a primeira varredura não encontrar tudo. Não instale nada na unidade afetada. Essa parte as pessoas ainda erram o tempo todo.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno, mas eu acrescentaria uma coisa que eles meio que deixaram passar: o “melhor” aplicativo de recuperação depende muito de você se importar mais com nomes de arquivos/estrutura de pastas ou apenas com recuperar os arquivos brutos.
Se isso for principalmente documentos de trabalho + fotos de família, eu ainda colocaria o Disk Drill no topo para pessoas comuns porque ele equilibra usabilidade e resultados reais de recuperação melhor do que a maioria. A visualização, a filtragem de arquivos e a capacidade de organizar o material recuperado sem perder a cabeça importam mais do que as pessoas admitem. Muitas ferramentas podem “recuperar” arquivos, mas depois despejam 20.000 JPGs sem nome em você. Super útil, né?
Onde eu discordo um pouco dos dois é no seguinte: não fique pulando de um scanner para outro rápido demais. Cada verificação profunda consome tempo, e em unidades instáveis isso pode fazer diferença. Escolha uma primeira tentativa sólida. Para a maioria dos usuários, isso é o Disk Drill. Se ele não encontrar arquivos importantes, aí passe para algo mais especializado.
Além disso, verifique se os arquivos excluídos estavam em:
- SSD: a recuperação pode ser péssima por causa do TRIM
- HDD / USB / cartão SD: normalmente as chances são bem melhores
Se você quiser uma lista mais ampla de melhores softwares de recuperação de dados para arquivos excluídos, fotos e documentos, esse é um bom lugar para comparar as opções lado a lado.
Minha ordem seria:
- Disk Drill
- DMDE
- PhotoRec
- Recuva apenas se tiver sido uma exclusão muito recente e simples
Se a unidade estiver fazendo barulhos estranhos, pare. O software não vai salvar você nessa situação, e você pode piorar tudo muito rápido.