Esvaziei acidentalmente meu cartão SD e apaguei vídeos importantes que realmente preciso recuperar. Eles incluem clipes pessoais e arquivos que eu não havia salvo em nenhum outro lugar, então estou tentando encontrar a melhor maneira de recuperar vídeos apagados de um cartão SD antes que qualquer coisa seja sobrescrita.
Perder um vídeo de que você precisava é ruim toda vez. Isso já aconteceu comigo depois de uma formatação de cartão uma vez, e o primeiro erro que eu quase cometi foi gravar mais clipes no mesmo cartão. Se você fizer uma coisa primeiro, faça isto. Pare de usar o cartão.
Primeiro, tire o cartão
Tire o cartão de memória da câmera imediatamente.
Não grave mais vídeo. Não tire fotos. Não o formate. Cada vez que novos dados são gravados, partes antigas do vídeo são substituídas, e suas chances diminuem.
Se a sua câmera permite conectar via USB, eu ainda assim não deixaria o cartão nela para recuperação. Tive resultados melhores com um leitor de cartões simples.
Verifique se o seu computador ainda o reconhece
Coloque o cartão em um leitor e conecte-o ao seu computador.
Se o Windows reconhecer o cartão, mesmo que ele apareça como RAW, Não alocado, ou diga que você precisa formatá-lo, o software de recuperação ainda terá com o que trabalhar em muitos casos.
Se você não o vir no Explorador de Arquivos, abra o Gerenciamento de Disco e procure lá. Já vi cartões ausentes no Explorador, mas ainda listados no Gerenciamento de Disco, e ainda valia a pena escaneá-los.
O grande problema da recuperação de vídeo
Essa parte confunde as pessoas.
Muitos aplicativos de recuperação de arquivos lidam bem com fotos e documentos, mas falham com vídeo de câmera. Vídeo de câmeras, drones, dashcams e action cams muitas vezes fica espalhado em várias partes separadas pelo cartão. Então o método antigo de encontrar o início de um arquivo e adivinhar o resto não funciona bem.
Para esse trabalho, eu normalmente indico Disk Drill.
O motivo é o modo Advanced Camera Recovery. Ele foi criado para filmagens fragmentadas de câmera. Em vez de pegar um cabeçalho e torcer pelo melhor, ele verifica fragmentos de vídeo e tenta reconstruir o clipe na ordem correta. Já vi isso fazer diferença com filmagens de GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Insta360, dashcams e equipamentos semelhantes.
Etapas básicas de recuperação
Aqui está a versão curta.
- Baixe e instale o Disk Drill.
- Conecte o cartão de memória original com um leitor de cartões.
- Abra o Disk Drill.
- Escolha seu cartão SD na lista de dispositivos, clique em Search for lost data e depois escolha Advanced Camera Recovery.
- Execute a varredura e deixe terminar.
- Visualize qualquer vídeo que ele encontrar.
- Recupere-os para outra unidade.
Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão de memória. Eu sei que parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso na pressa. Salve no seu PC ou em outro dispositivo de armazenamento.
Quando o software é suficiente
Se o problema veio de exclusão, formatação, dano no sistema de arquivos ou algum outro problema lógico, a recuperação por software normalmente faz sentido como primeira tentativa.
Eu tentaria software primeiro quando o cartão ainda aparece e permanece conectado.
Quando eu pararia e usaria um laboratório
Existe um limite em que fazer por conta própria deixa de ser inteligente.
Eu procuraria recuperação profissional se:
- O cartão tiver dano físico.
- Ele esquentar rapidamente depois que você o conectar.
- Seu computador não o detectar de jeito nenhum.
- Ele continuar desconectando durante as varreduras.
- A câmera relatar erros de hardware.
- A filmagem for importante para trabalho, dinheiro ou um cliente, e você não quiser correr o risco de piorar a situação.
Nesse ponto, tentativas repetidas em casa tendem a piorar as coisas. Um laboratório de recuperação pode ler os chips de memória diretamente, algo que nem eu nem você vamos fazer numa mesa de cozinha.
O que eu faria, em ordem
- Pare de usar o cartão.
- Remova-o da câmera.
- Conecte-o com um leitor de cartões.
- Verifique o Explorador de Arquivos e depois o Gerenciamento de Disco.
- Se for detectado, escaneie-o com um software de recuperação feito para filmagens de câmera.
- Recupere para outra unidade.
- Se o cartão mostrar sintomas de hardware, pare aí e envie para recuperação profissional.
Essa ordem importa mais do que as pessoas pensam. A primeira hora após a perda de dados é quando acontece a maior parte dos danos causados pela própria pessoa.
Sim, se você esvaziou o cartão SD por engano, seus vídeos ainda têm chance de recuperação. O detalhe principal é o que aconteceu após a exclusão. Se você continuou usando o cartão, as chances de recuperação caem rápido. Se você parou imediatamente, suas chances são bem melhores.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: pare de gravar qualquer coisa no cartão. Onde eu discordo é no seguinte. Antes de executar um software de recuperação, faça uma imagem byte a byte do cartão SD, se o seu PC conseguir lê-lo. Trabalhe com a imagem, não com o cartão original. Se uma varredura travar, ou se o cartão começar a falhar, você ainda terá uma cópia limpa do estado atual. Essa etapa ajuda mais pessoas do que elas imaginam.
Alguns pontos práticos.
- Ainda não use CHKDSK, First Aid ou qualquer ferramenta de reparo. Essas ferramentas alteram os dados do sistema de arquivos.
- Se os vídeos vieram de um telefone, verifique primeiro a sincronização na nuvem, a lixeira oculta, o Google Fotos, o iCloud ou a pasta do aplicativo.
- Se o cartão foi usado em uma câmera, a recuperação de vídeo é mais difícil do que a recuperação de fotos, porque os clipes costumam estar fragmentados.
Para recuperação por conta própria, o Disk Drill é uma das melhores opções para vídeos excluídos de cartões SD, especialmente se a filmagem veio de uma câmera. Escaneie o cartão ou sua imagem, visualize o que ele encontrar e recupere para o seu computador, não de volta para o cartão.
Se você quiser um passo a passo visual, este tutorial de recuperação de vídeo de cartão SD para arquivos excluídos cobre o processo de forma clara.
Se o cartão desconectar, mostrar 0 bytes, esquentar ou pedir para ser formatado repetidamente, pare com as tentativas por conta própria. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura.
Se você esvaziou o cartão SD por engano, os vídeos muitas vezes não somem de verdade imediatamente. As entradas dos arquivos são removidas, mas os dados reais dos vídeos ainda podem ficar lá até que algo os sobrescreva. Então sim, a recuperação é possível, mas só se o cartão não tiver sido muito usado desde então.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque, mas eu reforçaria mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique o tipo de cartão e o dispositivo que criou os vídeos. Algumas câmeras gravam em exFAT, outras em FAT32, e algumas dividem vídeos longos em partes. Isso importa porque, às vezes, o que parece ser vídeos “sumidos” é na verdade um índice corrompido ou segmentos separados de clipes, não uma exclusão total. Já vi gente entrar em pânico e depois perceber que a câmera criou várias partes da mesma gravação.
Além disso, eu não perderia muito tempo testando ferramentas gratuitas aleatórias da página 9 do Google. É assim que as pessoas transformam um cartão recuperável em uma bagunça. Se o cartão ainda estiver legível, use algo confiável. O Disk Drill faz sentido aqui, especialmente para recuperação de vídeos em cartão SD, porque tende a lidar melhor com mídia excluída do que muitas ferramentas genéricas de arquivos. Só recupere tudo para o seu computador ou para uma unidade externa, não de volta para o cartão. Parece óbvio, mas sim, as pessoas ainda fazem isso.
Uma pequena discordância com o conselho de “sempre criar uma imagem primeiro”: se você não é técnico, fazer uma imagem pode te confundir e desperdiçar tempo. É inteligente, sim, mas se o cartão está estável e você provavelmente vai se atrapalhar na etapa de criação da imagem, uma varredura direta em modo somente leitura com um software de recuperação decente pode ser mais realista. Depende de quão à vontade você está com esse tipo de coisa.
Antes de fazer qualquer coisa mais séria, também verifique se os vídeos não foram importados automaticamente para um celular, tablet, aplicativo de nuvem ou cache de editor de vídeo. Às vezes o arquivo “perdido” está no Adobe, CapCut, Fotos ou em uma pasta temporária de importação, todo metido.
Se você quiser mais discussão sobre esse problema específico, este tópico sobre recuperar vídeos excluídos de um cartão SD após exclusão acidental é bem relevante.
Versão curta:
- Pare de usar o cartão.
- Verifique primeiro se os arquivos existem em outro lugar.
- Se o cartão for lido, escaneie-o com o Disk Drill.
- Salve os vídeos recuperados em outro lugar.
- Se o cartão estiver se comportando de forma estranha, pare de mexer nele.
Essa é a resposta chata, mas real. O tempo importa muito aqui, então não fique mexendo no cartão por hrs.
Sim, talvez, mas eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: se o cartão for de um telefone ou de uma câmera mais nova, a exclusão às vezes é seguida por limpeza em segundo plano ou por um comportamento semelhante ao TRIM. Isso pode piorar a recuperação mesmo quando você parou de usá-lo rapidamente. Então eu não presumiria que excluído sempre significa ainda estar lá intacto.
Concordo com @sonhadordobosque, @sternenwanderer e @mikeappsreviewer sobre não gravar nada novo no cartão. Onde eu discordo um pouco é da ideia de que o software é sempre o próximo passo. Se os vídeos forem insubstituíveis, primeiro verifique se a câmera ou o telefone criou proxies em baixa resolução, exportações do app ou cópias transferidas para outro dispositivo. As pessoas ignoram isso e vão direto para o modo de recuperação.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós
- boa interface, não é difícil de usar
- desempenho decente com cartões SD e mídia excluída
- a visualização pode economizar tempo
- útil se o cartão ainda for montado normalmente
Contras
- varreduras profundas podem demorar um pouco
- a recuperação de vídeo nunca é garantida
- o custo da licença pode pesar se este for um problema de uma única vez
- se o cartão tiver problemas de hardware, o software só pode fazer até certo ponto
Então sim, o Disk Drill é uma opção razoável se o cartão puder ser lido. Só mantenha expectativas realistas. Vídeos excluídos são recuperados com menos limpeza do que fotos, especialmente gravações longas. Se as varreduras mostrarem muitos clipes corrompidos, isso é normal, não necessariamente erro do usuário. Se o cartão estiver instável, pare antes de tornar uma situação ruim ainda pior.