Eu removi o disco rígido de um laptop antigo e percebi que ele foi formatado antes de eu fazer backup de algumas fotos e documentos importantes. Estou tentando descobrir se há uma boa maneira de recuperar dados de um disco rígido de laptop formatado e quais passos devo evitar para não piorar a situação. Eu realmente preciso de ajuda para entender as melhores opções de recuperação.
Eu conheço aquele momento de soco no estômago. Eu apaguei a unidade errada uma vez porque estava me movendo rápido demais e cliquei na confirmação de formatação sem ler. Se isso aconteceu com você, a primeira atitude é simples. Pare de mexer na unidade.
Se for um disco externo, desconecte-o. Se for a unidade interna do seu computador, não instale nada, não copie arquivos para ela, não continue usando-a normalmente. Cada gravação reduz suas chances.
Comece pelos backups, falando sério
Antes de executar verificações ou pagar por aplicativos de recuperação, veja se seus arquivos já existem em outro lugar. Muita gente deixa a sincronização ativada e esquece disso até acontecer uma bagunça dessas.
O que verifiquei primeiro:
- Lixeira e áreas de excluídos recentemente do OneDrive, Google Drive ou iCloud
- Time Machine no Mac
- Histórico de Arquivos no Windows
Se seus arquivos estiverem em um backup, você pula todo o circo da recuperação. Mais rápido, mais limpo, menos dor.
O software de recuperação é o próximo passo
Se nenhum backup aparecer, eu passaria rapidamente para um software de recuperação. Na minha experiência, Disk Drill fez um trabalho melhor do que a maioria das ferramentas amigáveis para iniciantes que testei. Ele lê unidades formatadas, funciona no Windows e no Mac e lida com sistemas de arquivos comuns sem muita configuração.
A forma segura de fazer isso:
- Instale o Disk Drill em uma unidade diferente, não naquela que você formatou
- Escaneie o disco formatado e veja o que ele encontrar
- Salve os arquivos recuperados em outro dispositivo ou partição
Eu também já tentei a opção gratuita antes. O PhotoRec encontra muita coisa, mas parece meio bruto e devolve os arquivos com nomes ausentes ou organização bagunçada. O Recuva é mais fácil no Windows, embora eu tenha visto ele ter dificuldades quando a partição havia sido mais afetada.
Quando o software não é suficiente
Se os arquivos perdidos importam mais do que o custo, um laboratório de recuperação é o próximo passo. Isso fica caro rápido, mas os laboratórios têm ferramentas que usuários comuns não têm. Se a unidade tiver registros de trabalho, fotos de família, documentos legais, coisas assim, eu pararia de experimentar e enviaria para lá.
Um detalhe muda bastante as suas chances. O tipo de formatação importa.
- A Formatação Rápida geralmente remove o mapa do sistema de arquivos, então os dados muitas vezes ainda ficam na unidade até que novos dados os substituam
- A Formatação Completa é pior. Em sistemas Windows mais novos, ela grava zeros nos setores e verifica se há erros. Depois que os dados antigos são sobrescritos, o software de recuperação não consegue mais fazer nada
Então, a versão curta. Pare de usar a unidade imediatamente. Procure backups antes de qualquer outra coisa. Se não existir backup, faça uma varredura com uma ferramenta de recuperação e recupere os arquivos em um disco separado. A rapidez importa aqui. Eu esperei tempo demais uma vez e, sim, parte disso se foi para sempre.
Sim, se a formatação foi rápida e a unidade não recebeu muitas gravações desde então, suas chances são razoáveis. Se foi uma formatação completa em um sistema Windows mais novo, as chances caem bastante.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: verifique primeiro o tipo de unidade. HDD antigo de laptop e SSD não se comportam da mesma forma.
-
HDD, melhores chances de recuperação.
Os dados excluídos geralmente permanecem até serem sobrescritos. -
SSD, piores chances de recuperação.
Se o TRIM foi executado após a formatação, muitos setores são limpos rapidamente. A recuperação fica complicada, às vezes impossível.
Melhor abordagem para uma unidade com a qual você se importa:
- Conecte-a como unidade secundária com um adaptador USB ou dock
- Faça primeiro uma imagem setor por setor, use o ddrescue ou similar
- Execute as varreduras de recuperação na imagem, não no original
- Exporte os arquivos recuperados para um disco diferente
Discordo um pouco de partir direto para varreduras repetidas no disco original. Fazer a imagem primeiro é mais seguro, especialmente se a unidade for antiga ou estiver fazendo cliques.
O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque lida bem com partições formatadas e permite visualizar os arquivos encontrados antes da recuperação. Isso economiza tempo quando você quer apenas fotos e documentos. Se você quiser um passo a passo rápido, este guia de recuperação e visão geral dos recursos do Disk Drill é fácil de acompanhar.
Se a unidade fizer barulhos, desaparecer aleatoriamente ou o SMART mostrar setores defeituosos, pare. Nesse ponto, um laboratório é a opção mais segura.
Sim, às vezes. Mas eu destacaria um ponto extra que @mikeappsreviewer e @nachtschatten só mencionaram de leve: o sistema de arquivos importa quase tanto quanto formatação rápida versus completa.
Se o disco daquele laptop antigo era NTFS ou HFS+ e foi apenas formatado rapidamente, a recuperação pode ser bem razoável porque muitos metadados ainda podem estar parcialmente lá. Se ele foi reformatado de um sistema de arquivos para outro completamente diferente, a recuperação fica mais complicada e os nomes dos arquivos/estrutura de pastas podem ir para o espaço, mesmo que as fotos brutas sobrevivam. É por isso que as pessoas dizem recuperado e depois acabam com 8.000 arquivos chamados FILE000123.jpg. Tempos divertidos.
Além disso, se o disco estava criptografado com BitLocker ou FileVault antes da formatação, o software de recuperação pode encontrar basicamente blocos criptografados inúteis, a menos que você ainda tenha a chave. Essa parte passa despercebida com frequência.
Pessoalmente, eu não inicializaria por ele, e também não continuaria conectando-o em máquinas aleatórias para testar dez ferramentas diferentes. Um caminho único de tentativa de leitura limpa é mais inteligente. Se você quiser uma opção fácil de usar, o Disk Drill é uma das melhores escolhas para escanear um disco rígido formatado e visualizar fotos/documentos recuperáveis antes de salvar qualquer coisa. Isso ajuda a evitar perder horas.
Uma pequena discordância da minha parte: às vezes as pessoas correm para laboratórios cedo demais. Se o disco está fisicamente saudável e só foi formatado, uma tentativa cuidadosa por conta própria muitas vezes vale a pena primeiro. Se ele começar a fazer cliques, travar ou sumir do sistema, aí sim, pare de mexer com ele.
Para leitura extra, este tópico sobre dicas de recuperação de disco formatado após uma limpeza acidental também é bem relevante.
Versão curta: HDD + formatação rápida + nenhuma gravação nova = boas chances. SSD + TRIM + formatação completa = não é ótimo, talvez impossível.
Eu acrescentaria um ponto que os outros só mencionaram de passagem: o quanto a estrutura original das pastas é valiosa para você.
Se você só precisa das fotos em si, a recuperação costuma ser mais fácil. Se você precisa dos nomes dos arquivos, datas e pastas de documentos aninhadas exatamente como eram, suas chances caem bastante depois de uma formatação, especialmente se a partição foi recriada. É aí que eu discordo um pouco da ideia de “boas chances” apresentada por @nachtschatten, @reveurdenuit e @mikeappsreviewer. Às vezes as pessoas ouvem isso e esperam uma restauração quase perfeita, mas acabam recebendo uma pilha de arquivos com nomes corrompidos e sem hierarquia.
Algumas verificações práticas antes de fazer qualquer outra coisa:
- Veja a saúde SMART da unidade
- Confirme se a unidade do notebook era HDD ou SSD
- Verifique se ela já foi criptografada com BitLocker ou FileVault
- Anote se a formatação permaneceu no mesmo sistema de arquivos ou mudou para outro
Essa combinação diz muito mais do que apenas “unidade formatada”.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós
- Fácil de usar
- Bom suporte de visualização para fotos e documentos
- Lida razoavelmente bem com partições formatadas
- Melhor do que muitas ferramentas para iniciantes ao mostrar o que realmente é recuperável
Contras
- Não faz milagres se a unidade foi totalmente formatada, passou por TRIM ou foi muito sobrescrita
- Varreduras profundas podem retornar muitos arquivos brutos com nomes genéricos
- O nível pago de recuperação pode não valer a pena se a unidade estiver falhando fisicamente
Minha opinião: se a unidade está fisicamente saudável, uma passada cuidadosa com algo como Disk Drill é razoável. Se os dados são insubstituíveis e você não pode aceitar uma recuperação parcial, desista do faça você mesmo mais rápido do que a maioria das pessoas sugere. Essa é a parte que os fóruns costumam minimizar.