Por que meus apps têm apenas 20 GB, mas Aplicativos mostra 50 GB?

Verifiquei meu armazenamento e somei meus apps instalados, e eles totalizam apenas cerca de 20 GB, mas a categoria Aplicativos está mostrando 50 GB. Estou tentando descobrir o que está ocupando esse espaço extra e se isso pode ser dados de apps, arquivos residuais ou algo informado incorretamente. Preciso de ajuda para entender de onde está vindo esse armazenamento faltando e como limpá-lo com segurança.

Por que o número de Aplicativos no iPhone parece errado

Passei por isso no meu próprio celular e isso me deixou maluco por dois dias. Verifiquei a lista de apps, somei os maiores e, mesmo assim, a barra de armazenamento no topo dizia que Aplicativos estava ocupando dezenas de gigabytes a mais do que deveria. Parecia falso. Não era falso, mas o iOS faz um péssimo trabalho ao explicar isso.

Quando você abre Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, a parte de Aplicativos não inclui apenas os apps que você percebe na Tela de Início. Descobri que ela geralmente junta alguns grupos diferentes:

O que é contabilizado

Primeiro, o próprio app. Os arquivos do programa baixado.

Depois, os arquivos de suporte. Arquivos de idioma, recursos integrados, componentes baixados, todas as partes de que o app precisa além da instalação principal.

Depois, seus dados salvos. Logins, ajustes, arquivos locais, conteúdo offline, dados de sessão.

Depois, o cache, e é aqui que as coisas ficam confusas. Apps sociais, apps de streaming, apps de chat, jogos, todos acumulam arquivos temporários rapidamente. Imagens do feed, vídeos curtos, figurinhas, blocos de mapa, recursos de jogos, miniaturas antigas. Muita tranqueira fica ali por mais tempo do que você imagina.

Então, se os seus apps visíveis somam, digamos, 12 GB, e o gráfico de armazenamento mostra 40 GB em Aplicativos, a parte que falta muitas vezes está escondida em arquivos de suporte, dados do usuário e cache.

Por que os números não batem entre as telas

Essa parte me confundiu. Em uma tela, o iOS mostra os tamanhos dos apps de um jeito. Toque em um app, e Documentos e Dados ou o armazenamento relacionado aparece separado de outra forma. Volte para a barra principal, e parte disso parece agrupada de novo.

Depois de uma atualização do iOS, fica ainda mais estranho. Vi isso logo após atualizar. O celular estava reindexando o armazenamento e, por um tempo, as categorias pareciam erradas. Restos temporários da atualização e cache antigo pareciam armazenamento de app até o sistema se organizar. Levou tempo, não minutos.

Os culpados mais comuns

Pelo que vi, estes apps acumulam armazenamento em segundo plano mais rápido do que a maioria das pessoas espera:

• TikTok
  • Instagram
  • Telegram
  • Downloads do YouTube e apps pesados em mídia
  • Jogos com recursos extras
  • Apps de podcast e música com conteúdo offline

Eles não precisam de um tamanho de instalação enorme para ficarem enormes no total. O cache e a mídia baixada causam o problema.

Como o pouco armazenamento afetava meu celular

Meu iPhone 13 ficou lento de um jeito que eu não conseguia ignorar. A câmera demorava demais para abrir. O toque parecia atrasado. Alguns apps fechavam sem motivo claro. Primeiro culpei o iOS, depois a saúde da bateria, depois um azar qualquer. No fim, o problema era o armazenamento.

Quando você está perto do limite, o iOS tem menos espaço para arquivos temporários de trabalho. Isso prejudica o desempenho no dia a dia. Você sente isso ao alternar entre apps, ao abrir a câmera, nas atualizações, até ao digitar às vezes. O meu parecia meio quebrado, para ser sincero.

O que tentei primeiro

Comecei com as etapas normais de limpeza.

Desinstalei apps não usados com a opção de manter os dados. Isso remove a instalação do app, mas preserva seus dados. Bom para ganhar um pouco de espaço, não faz milagre.

Apaguei e reinstalei alguns apps grandes. Isso ajudou mais, porque reinstalar muitas vezes limpa um cache inflado que o app vinha acumulando por meses. Mesmo assim, fazer isso app por app foi irritante.

Também verifiquei a mídia manualmente e encontrei vídeos antigos que eu nem lembrava que existiam, mas o Fotos era lento para analisar e deixei passar muita coisa na primeira vez.

O que me ajudou a encontrar o problema real

O que facilitou perceber a bagunça foi o Clever Cleaner.

Não confio muito em apps de limpeza, então comecei esperando bobagem. Minha experiência foi diferente. O que me chamou atenção foi como ele mostrava os arquivos que estavam causando o problema, em vez de exibir alguma mensagem vaga de otimizado.

A seção Heavies foi a parte útil. Ela organizou a mídia pelo tamanho exato, e eu encontrei gravações de tela antigas, clipes gigantes em 4K e arquivos de vídeo salvos aleatoriamente dos quais eu não tinha nenhuma lembrança. Alguns deles eram maiores do que apps inteiros.

Ele também tem uma ferramenta chamada Similars para fotos quase duplicadas. A minha estava cheia de fotos repetidas, capturas de tela e dez versões da mesma coisa porque eu sempre pensava em limpar depois e nunca fazia isso. Ver o tamanho dos arquivos ao lado tornou a escolha fácil.

O que mudou depois da limpeza

Depois que removi cerca de 20 GB de tranqueira, o celular parou de parecer entupido. O gráfico de armazenamento ficou mais próximo do que eu esperava, e o número de Aplicativos parou de parecer absurdo. Mais importante ainda, a lentidão caiu bastante. A câmera abriu mais rápido. As travadinhas aleatórias praticamente sumiram.

Então, se a sua lista de apps mostra uma coisa e a barra de armazenamento mostra outra, eu não presumiria corrupção oculta imediatamente. Boa parte dessa diferença é cache antigo, mídia salva, arquivos de suporte de apps e dados restantes que o iOS coloca na mesma categoria. Verifique primeiro os apps inchados. Depois confira sua biblioteca de mídia. Se você quiser uma forma mais rápida de encontrar os piores responsáveis, o Clever Cleaner foi a ferramenta que usei.

Sua conta está certa. As categorias de armazenamento do iOS são confusas.

Aplicativos muitas vezes incluem mais do que o tamanho de download do app que você vê na lista. Isso engloba contêineres de apps, bancos de dados locais, anexos de mensagens dentro dos apps, arquivos offline e dados restantes de apps que você apagou recentemente. Mas discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte. Nem sempre é excesso de cache. Em alguns celulares, snapshots antigos de dados de apps e a indexação de armazenamento do iOS ficam travados por um tempo e aumentam esse número.

O que verificar primeiro.

1. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Espere de 2 a 5 minutos.
  2. Procure apps em que os dados sejam enormes, mas o app seja pequeno. Mensagens, WhatsApp, Spotify, Netflix e Podcasts são comuns.
  3. Reinicie o celular e depois verifique o armazenamento novamente.
  4. Se o número mudou depois de uma atualização do iOS, espere um dia. Os totais das categorias costumam ficar incorretos por um tempo.
  5. Verifique o app Arquivos, Em Meu iPhone. Muita gente deixa passar os downloads ali.
  6. Downloads do Safari e dados offline da Lista de Leitura também.

Mais uma coisa: apps apagados às vezes deixam documentos para trás até que o iOS os limpe. Irritante, mas sim.

Se você quiser uma forma mais rápida de identificar o que mais ocupa espaço, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele ajuda a mostrar mídias grandes e duplicadas, o que muitas vezes explica por que o armazenamento parece errado mesmo quando as instalações dos apps parecem pequenas. Também achei esta análise útil para verificar o que ele faz: veja como o Fossbytes testou o Clever Cleaner no iPhone.

Então sim, os dados dos apps são o principal suspeito. Os ícones dos apps na sua tela são apenas uma parte do total. O iOS meio que esconde o resto, e é por isso que tudo isso parece tão estranho.

O que geralmente confunde as pessoas é que a grande barra colorida de “Aplicativos” não é uma soma exata dos tamanhos dos apps que você consegue estimar visualmente na lista. Concordo com @mikeappsreviewer e em parte com @ombrasilente, mas eu iria um pouco além: às vezes a discrepância é apenas uma categorização ruim feita pelo iOS, não só coisas ocultas dos apps.

Algumas coisas são interpretadas erroneamente como armazenamento de apps:

• contêineres de grupo de apps compartilhados entre aplicativos
  • vozes, dicionários, fontes e recursos de plug-in baixados
  • bancos de dados SQLite dentro do app que são muito maiores que o binário do aplicativo
  • dados de provedores de arquivos do Dropbox, Google Drive, OneDrive
  • partes de dados de mensagens/mídia que o iOS meio que atribui de forma estranha

Além disso, “Dados do Sistema” e “Aplicativos” podem redistribuir os números após atualizações. O relatório de armazenamento da Apple não é exatamente… elegante rs.

Se você quiser verificar isso, confira o uso por app depois de deixar o telefone carregando durante a noite no Wi‑Fi. A indexação do armazenamento fica mais precisa então. Veja também no app Arquivos os provedores, não apenas “No Meu iPhone”.

E sinceramente, se você só quer identificar rapidamente o lixo mais pesado, o Clever Cleaner é um atalho razoável para detectar mídia enorme e bagunça duplicada que faz o total parecer errado.

Se você quiser um passo a passo mais claro, este guia em vídeo de limpeza de armazenamento do iPhone é mais fácil de acompanhar do que a explicação da própria Apple.

Resumindo: sim, os dados dos apps provavelmente fazem parte disso, mas os relatórios do iOS também são meio bagunçados e podem ser totalmente enganosos por um tempo.

Eu acrescentaria um ponto que os outros só tocaram de leve: snapshots de armazenamento.

No iPhone, a barra “Aplicativos” pode incluir temporariamente dados de:

• atualizações de apps com falha ou parciais
  • variantes de app thinning que ainda não foram limpas
  • restos de restauração/migração após trocar de telefone
  • snapshots APFS que ainda não foram removidos

Então eu discordo um pouco da ideia do @mikeappsreviewer de que é “principalmente cache”. Cache é comum, claro, mas às vezes o número é inflado pelo próprio sistema de arquivos e não por um app específico que você possa limpar de forma significativa.

Um teste útil: conecte o iPhone a um Mac e verifique o armazenamento por lá. O Finder às vezes rotula os mesmos dados de forma diferente, o que ajuda a confirmar se o iOS está relatando a categoria incorretamente. Se o número cair após um ciclo de backup/sincronização, isso aponta mais para alguma estranheza de indexação/snapshot do que para um inchaço real de apps.

Verifique também se você usa apps com downloads incorporados que não aparecem de forma óbvia no tamanho principal, como apps de edição, apps de mapas, apps de Bíblia/referência, DAWs ou leitores de quadrinhos. Eles podem esconder dezenas de GB em pacotes de recursos.

Sobre o Clever Cleaner: os prós são visibilidade rápida de mídia gigante, duplicatas e triagem fácil. Os contras são que ele não vai limpar magicamente um erro real de relatório do sistema, e apps de limpeza em geral não conseguem acessar todos os contêineres de apps no iOS. Então é útil, só não é uma explicação completa para a diferença.

@ombrasilente e @espritlibre têm razão ao dizer que a contabilidade do iOS é bagunçada. Eu só olharia além do cache e presumiria que parte dessa diferença de 30 GB pode ser atraso de relatório ou snapshots retidos, não conteúdo ativo de apps.