Por favor, ajude, eu apaguei arquivos acidentalmente do disco rígido

Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido e esvaziei a Lixeira antes de perceber. Estou tentando descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos sem piorar a situação, porque alguns desses documentos e fotos são realmente muito importantes. Procuro orientações seguras sobre recuperação de dados de disco rígido e etapas que realmente funcionem.

Perder arquivos de um HDD faz você se sentir mal rapidinho. Já passei por isso. A pior atitude é continuar usando a unidade como se nada tivesse acontecido.

Primeiro passo: pare de gravar qualquer coisa nela. Não instale aplicativos nela. Não copie arquivos para ela. Não fique movendo pastas de um lado para o outro. Cada nova gravação aumenta as chances de sobrescrever coisas que você ainda pode conseguir recuperar.

Além disso, escute a unidade antes de fazer qualquer coisa mais complicada. Estou falando sério. Se eu ouvir cliques, raspagens, ciclos de inicialização, desconexões aleatórias, ou se o sistema inteiro começar a travar quando a unidade estiver conectada, eu trato isso primeiro como um problema de hardware. O mesmo vale se a navegação pelos arquivos ficar extremamente lenta ou se o disco sumir do Explorer ou do Finder sem motivo claro. Uma verificação rápida de S.M.A.R.T. com uma ferramenta de disco também ajuda. Setores defeituosos e erros de leitura geralmente aparecem ali antes de a unidade parar de vez.

Se o disco ainda abre e você consegue ler dados dele, comece pelo básico.

Verifique aqui primeiro:

1. Lixeira no Windows
  2. Lixo no Mac
  3. Histórico de Arquivos no Windows
  4. Versões Anteriores no Windows
  5. Time Machine no Mac
  6. Pastas de lixo do armazenamento em nuvem, como OneDrive, Google Drive, Dropbox e iCloud

Muitos arquivos dados como “perdidos” estão em um desses lugares. Os serviços em nuvem, especialmente, costumam manter arquivos excluídos por 30 dias, às vezes mais.

Se nada disso ajudar, use um software de recuperação. Já vi pessoas começarem com o Disk Drill porque é simples de usar e lida bem com os problemas mais comuns: arquivos excluídos, unidades formatadas, partições danificadas e discos RAW. A prévia dos arquivos também é útil. Se a prévia abrir, suas chances geralmente são melhores do que pareciam no início.

O que eu faria:

1. Conecte o HDD ao seu computador.
  2. Instale o aplicativo de recuperação em outro disco.
  3. Escolha o HDD com problema dentro do aplicativo.
  4. Execute a varredura.
  5. Veja a prévia do que ele encontrar.
  6. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, não no mesmo HDD.

Essa última parte importa mais do que as pessoas imaginam. Gravar os dados recuperados de volta na unidade com problema é a forma mais rápida de destruir o que ainda resta.

Mais uma coisa. Se a unidade ficar mais barulhenta durante a varredura, continuar desconectando ou travar a máquina inteira, pare. Não force. Nesse ponto, eu presumiria que o dano é mais sério, e tentativas repetidas de fazer isso por conta própria tendem a dificultar a recuperação, não a facilitar.

Esvaziar a Lixeira não é o mesmo que os dados serem vaporizados, então não entre em pânico ainda. Concordo com @mikeappsreviewer sobre não usar a unidade, mas estou um pouco menos convencido de que todo caso deva ser imediatamente jogado no fluxo completo de criação de imagem indicado por @andarilhonoturno. Se este for apenas um HDD normal e saudável e a exclusão tiver sido recente, às vezes uma verificação cuidadosa somente leitura já basta. Se os arquivos forem insubstituíveis, aí sim, faça a imagem primeiro.

Uma coisa que eu acrescentaria e que os dois meio que deixaram passar: verifique se os arquivos já foram indexados, sincronizados ou armazenados em cache em outro lugar. Pesquisa do Windows, listas de arquivos recentes de aplicativos, cache da Adobe, autorrecuperação do Office, até anexos de e-mail que você enviou para si mesmo. Já recuperei coisas excluídas dessa forma sem sequer tocar em ferramentas de recuperação. Parece bobo, funciona com uma frequência surpreendente.

Além disso, se a unidade for uma unidade interna do sistema, desligue o PC e conecte esse HDD a outra máquina como disco secundário, se puder. Inicializar pela mesma unidade continua criando gravações temporárias.

Para a recuperação em si, o Disk Drill é uma escolha sólida porque permite visualizar os arquivos antes de restaurá-los. Isso importa, porque uma lista enorme de recuperação não serve para nada se metade dos arquivos estiver corrompida. Apenas recupere para outra unidade, não de volta para a original. Sério, as pessoas fazem isso e depois se perguntam por que tudo piorou.

Se o HDD começar a fazer cliques ou travar o sistema, pare com as tentativas caseiras. Isso vira trabalho de laboratório rapidinho.

Se você quiser mais recomendações de software de recuperação de dados de disco rígido que realmente valem a leitura, esse tópico também é bom.

Se a unidade estiver saudável e a exclusão tiver sido recente, suas chances são razoáveis. Esvaziar a Lixeira não apaga os dados do arquivo imediatamente. Na maioria das vezes, isso apenas remove a entrada da tabela de arquivos até que novas gravações substituam esses setores.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre interromper o uso. Discordo um pouco sobre escanear primeiro o disco original se os arquivos forem muito importantes. Para um HDD, a opção mais segura é primeiro fazer uma imagem setor por setor da unidade e depois executar a recuperação na imagem. Ferramentas como o ddrescue no Linux foram feitas para isso. Se a varredura encontrar setores fracos, você só estressa o disco uma vez.

Minha ordem seria:

1. Retire a unidade do uso normal.
  2. Conecte-a como unidade secundária.
  3. Verifique o espaço livre. Se muitos dados novos foram gravados após a exclusão, as chances de recuperação caem rapidamente.
  4. Clone ou crie uma imagem do disco inteiro em outra unidade de tamanho igual ou maior.
  5. Execute o software de recuperação na imagem, não na origem.
  6. Recupere os arquivos para uma terceira unidade.

Quanto ao software, o Disk Drill é bom se você quiser uma interface simples e suporte a visualização prévia. Eu classificaria os resultados pelo caminho da pasta original e pela assinatura do arquivo. Fotos e documentos costumam ser recuperados bem. Projetos grandes de vídeo e arquivos fragmentados são mais incertos, especialmente em unidades muito usadas.

Mais uma dica que muita gente ignora. Procure em locais temporários e salvamentos automáticos de aplicativos. Office, aplicativos da Adobe e alguns editores mantêm cópias em pastas ocultas mesmo após a exclusão.

Se você quiser um passo a passo, este guia em vídeo de recuperação de arquivos de disco rígido explica o processo de forma clara. Vale a pena assistir antes de fazer qualquer coisa.