Meu iPhone ficou muito lento nas últimas semanas, com travamentos, falhas de aplicativos e consumo excessivo de bateria. Quero saber o que realmente ajuda a acelerar um iPhone lento sem fazer uma redefinição completa de fábrica, porque tenho fotos, aplicativos e configurações importantes que não quero perder. Procuro soluções reais para problemas de desempenho do iPhone que funcionem.
Um telefone caro engasgando em coisas como digitar, abrir o Mensagens ou deslizar entre apps é brutal. Passei por isso em um iPhone depois de uma atualização, e uma limpeza completa não resolveu. Eu tentaria algumas coisas menores primeiro.
Se você atualizou o iOS recentemente, dê um tempo
Muita gente deixa essa parte passar. Depois de uma grande atualização do iOS, o telefone passa um tempo em segundo plano reconstruindo um monte de coisas. As Fotos são reindexadas. Os dados dos apps são limpos e reconstruídos. Os arquivos do sistema são organizados. Durante esse período, o desempenho cai bastante. A rolagem fica travando. O teclado falha. Os apps abrem devagar.
O que me ajudou foi simples. Deixei o telefone conectado na tomada, no Wi-Fi, durante a noite por duas ou três noites. Reiniciar também ajudou. Quando essas tarefas em segundo plano terminaram, ele voltou ao normal.
Se você ainda estiver lidando com lentidão depois de uma semana, eu pararia de culpar só a atualização.
O armazenamento geralmente é onde a bagunça começa
Os iPhones precisam de espaço livre para arquivos temporários e tarefas do sistema. Quando o armazenamento fica apertado, o aparelho inteiro começa a ficar lento. Pelo que vi, quando o espaço livre cai para algo entre 10 e 20 por cento, começam a aparecer lentidões estranhas. Você percebe primeiro nas coisas pequenas. Atraso ao digitar. Atraso para abrir apps. Pausas aleatórias.
Para a maioria das pessoas, fotos e vídeos são o principal problema. Tentei limpar os meus manualmente e foi horrível. Duplicatas quase iguais demais, capturas de tela antigas, vídeos enormes que eu nem lembrava que existiam. O que acabou ajudando foi o Clever Cleaner.
As partes que achei úteis:
- Similares agrupou fotos quase idênticas. Não só duplicatas exatas. Também pegou as cinco versões da mesma foto em que toquei no botão várias vezes. Ele escolheu a melhor foto, e eu apaguei as extras rapidinho.
- Pesados mostrou primeiro os maiores arquivos, com os tamanhos visíveis. Isso facilitou identificar clipes antigos em 4K e gravações de tela ocupando espaço.
- Capturas de tela mostrou todas as capturas inúteis com os tamanhos em cada uma. Quando vi quanto espaço estavam usando, apagá-las ficou fácil.
- Ele funciona no aparelho, o que importava para mim porque eu não queria que fotos pessoais fossem enviadas para lugar nenhum.
Liberei cerca de 15 GB. O telefone ficou mais rápido logo depois. Uma coisa que as pessoas esquecem: abra o Fotos e esvazie Apagados Recentemente também. Se você pular isso, esses arquivos continuam lá e seguem ocupando armazenamento por 30 dias.
Mudanças de configuração que valem tentar
Se o armazenamento estiver bom, ou se você já limpou e quiser melhorar mais, estas são as configurações que eu verificaria.
- Desative o Modo de Pouca Energia se você o deixa ligado o tempo todo. Ele reduz o desempenho para economizar bateria, e isso dá para sentir.
- Abra Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Desative para os apps com os quais você não se importa de atualizar o dia todo. Notei menos lentidão aleatória depois de reduzir isso.
- Abra Ajustes > Acessibilidade > Movimento e ative Reduzir Movimento. Isso remove boa parte da carga das animações. Em telefones mais lentos, faz o aparelho parecer menos travado.
- Atualize seus apps na App Store. Parte da lentidão depois de uma atualização do iOS vem de apps que ficaram para trás, não do telefone em si.
A saúde da bateria importa mais do que as pessoas pensam
Essa é fácil de deixar passar. Vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria.
Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o iOS começa a gerenciar o desempenho de forma mais agressiva para que o telefone não desligue sob carga. Em outras palavras, ele fica mais lento. Uma bateria desgastada faz o telefone inteiro parecer velho mesmo quando o hardware está bom.
Se a saúde da bateria estiver baixa, trocar a bateria geralmente faz mais pela velocidade do que mexer nas configurações por horas. Também custa muito menos do que trocar de telefone.
Antes de apagar o telefone, tente isto
Se nada disso ajudou depois de uma semana inteira, eu faria Redefinir Todos os Ajustes primeiro.
O caminho é Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes.
Isso não remove seus apps, fotos ou arquivos. Isso redefine as configurações do sistema, coisas de rede, preferências de tela e alguns detalhes ocultos que às vezes ficam bagunçados depois de uma grande atualização. Já vi isso corrigir lentidão persistente quando reiniciar e limpar não adiantaram nada.
A redefinição de fábrica continua sendo uma opção se você precisar. Eu não começaria por ela.
Pule a redefinição de fábrica por enquanto. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer sobre apenas esperar, a menos que você tenha atualizado o iOS há um ou dois dias. Se isso já acontece há semanas, eu procuraria um app com problema, comportamento ruim da bateria ou excesso de uso do armazenamento.
O que resolve para mim:
-
Verifique o uso da bateria por app.
Ajustes > Bateria.
Se um app mostrar uso enorme em segundo plano ou tempo de tela que você não reconhece, apague-o e reinstale. Já vi Instagram, Outlook e alguns apps de compras derrubarem o desempenho e drenarem a bateria depois de uma atualização com bug. -
Elimine o excesso do Safari.
Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites.
Depois feche abas antigas. Se o Safari tiver 200 abas e um monte de dados de sites, o celular fica péssimo. Parece bobo, mas ajuda mais do que as pessoas imaginam. -
Remova widgets de que você não precisa.
Widgets atualizam com frequência. Clima, ações, esportes, widgets de mapa, todos consultam dados em segundo plano. O mesmo vale para widgets agitados da tela bloqueada. Eu reduzi os meus e o celular parou de esquentar tanto. -
Verifique superaquecimento.
Se o seu iPhone fica morno a maior parte do dia, o desempenho é reduzido. As causas comuns são carregamento sem fio, sinal ruim, apps de GPS e envio de vídeos. Teste por um dia com o Bluetooth desligado, menos widgets e sem carregador sem fio. Veja se a lentidão diminui. -
Descarregue apps gigantes.
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
Se um app tiver de 5 GB a 20 GB com muitos ‘Documentos e Dados’, descarregue ou apague/reinstale. TikTok, Instagram, Spotify, Podcasts e Mensagens são infratores comuns. O Mensagens com anos de fotos e notas de voz fica ruim rápido. -
Mude a retenção do Mensagens.
Ajustes > Apps > Mensagens > Manter Mensagens.
Defina para 1 ano ou 30 dias se você não precisa de um arquivo eterno no seu celular. A mesma ideia vale para revisar anexos grandes no Armazenamento do iPhone. Este é chato, mas funciona. -
Desative a sincronização do Fotos no iCloud por um tempo se ela estiver travada.
Se o Fotos estiver sincronizando para sempre, indexando ou consumindo bateria, pause por um dia enquanto carrega e está no Wi‑Fi, depois ative de novo. Loops intermináveis de sincronização de fotos são brutais.
Se o problema for armazenamento, vale dar uma olhada no Clever Cleaner. É uma das poucas ferramentas de limpeza para iPhone que as pessoas mencionam sem arrependimento imediato. Se você quiser uma explicação clara, esta análise do Clever Cleaner para iPhone com detalhes sobre limpeza de armazenamento cobre o que ele faz.
Se o seu celular ainda estiver lento depois de tudo isso, eu suspeitaria da bateria ou do cache corrompido de algum app antes de apagar tudo. Redefinir todos os ajustes é válido. Apagar tudo é medida de último caso.
Eu faria uma coisa na qual nem @mikeappsreviewer nem @sternenwanderer realmente bateram o suficiente: verificar os analíticos do iPhone em busca de loops de travamento.
Vá em Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir o mesmo nome de app ou processo repetidamente, esse geralmente é o verdadeiro culpado. Um app ruim pode fazer o telefone inteiro parecer quebrado. Exclua esse app primeiro, não o telefone inteiro. A mesma ideia vale se houver uma VPN, app de teclado ou app de segurança instalado. Esses são estranhamente máquinas de lentidão bem comuns.
Além disso, travamentos de app + drenagem de bateria juntos às vezes indicam corrupção de armazenamento dentro de alguns apps gigantes, não dano no sistema inteiro. Desinstalar temporariamente ajuda, mas eu geralmente só excluo/reinstalo os piores infratores. Mensagens, Instagram, TikTok, Spotify, Gmail e Safari são suspeitos comuns. Sim, Safari também. As pessoas o tratam como se fosse inocente.
Outra coisa da qual eu meio que discordo: esperar a atualização passar só faz sentido por alguns dias. Se já faz semanas, não, tem algo travado.
O que funcionou para mim antes de redefinir:
- forçar reinicialização
- remover qualquer VPN/perfil do qual você esqueceu
- desinstalar teclados personalizados
- desativar papéis de parede animados / widgets excessivos
- verificar os Dados de Análise em busca de travamentos repetidos
- excluir e reinstalar os apps que mais drenam bateria
- atualizar os ajustes da operadora se for solicitado
Se o armazenamento fizer parte do problema, o Clever Cleaner é realmente útil para limpar lixo de fotos rapidamente, especialmente duplicadas e vídeos inchados. Eu também gostei desta análise real do Clever Cleaner e resultados da limpeza porque detalha o que ele realmente limpa.
Redefinição de fábrica é absolutamente coisa de último recurso. A maioria dos iPhones lentos tem um problema menor causando toda a bagunça.
Estou com @sternenwanderer e @reveurdenuit em evitar uma redefinição total, mas eu reforçaria uma coisa que eles só mencionaram de leve: verifique se a lentidão está ligada a um contexto específico, e não ao celular inteiro. Se a lentidão acontece principalmente em áreas com sinal ruim, no CarPlay, durante áudio por Bluetooth ou enquanto carrega, isso aponta mais para rádios/limitação térmica do que para uma rot geral do iPhone. Uma redefinição de fábrica não vai corrigir uma recepção ruim fazendo o modem superaquecer o dia todo.
O que eu faria de diferente:
- Desative o AssistiveTouch se você usa. Parece algo pequeno, mas sobreposições persistentes podem fazer iPhones mais antigos parecerem travados.
- Desative temporariamente os downloads automáticos de apps e atualizações do iOS. Instalações constantes em segundo plano podem passar despercebidas.
- Verifique as contas do Mail. Uma sincronização ruim do Exchange ou Gmail pode acabar com a bateria e travar o celular. Remova e adicione novamente o pior causador.
- Teste sem filtros de Foco, widgets da tela de bloqueio e atividades ao vivo. Placar de esportes e apps de transporte drenam bateria de forma sorrateira.
- Veja os logs de Panic e eventos Jetsam em Análises, não apenas os nomes dos apps. Eventos repetidos de pressão de memória geralmente significam que um app está sobrecarregado ou que o celular está sem espaço/RAM.
Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer se isso já se arrasta há semanas. Deixar terminar a indexação vale por alguns dias, não para sempre.
Se a bagunça de armazenamento envolve excesso de fotos, Clever Cleaner é um dos poucos apps de limpeza que valem a pena testar.
Prós:
- bom para duplicatas/fotos parecidas
- jeito fácil de encontrar vídeos enormes
- interface simples
Contras:
- apps de limpeza não fazem milagres fora dos arquivos que a Apple permite acessar
- você ainda precisa revisar as exclusões com cuidado
- se a saúde da bateria estiver ruim, só limpar armazenamento não vai corrigir a lentidão
Minha ordem: teste problemas de calor/sinal, verifique a sincronização do Mail, remova Atividades ao Vivo e depois troque a bateria se a saúde estiver ruim. Isso resolve mais iPhones lentos do que redefinições.