Existe uma maneira gratuita de recuperar arquivos do cartão CF?

Perdi acidentalmente fotos e arquivos de vídeo do meu cartão CompactFlash após um erro da câmera, e estou tentando encontrar uma forma gratuita de recuperá-los antes de formatá-lo. O cartão tem imagens importantes de que preciso, então estou procurando orientações seguras sobre recuperação de dados de cartão CF ou software gratuito de recuperação que realmente funcione.

Isso já aconteceu comigo depois de um trabalho longo em um evento: cheguei em casa, coloquei o cartão CF no leitor, e o computador agiu como se o cartão tivesse amnésia. Arquivos ausentes, volume ilegível, a surpresa ruim de sempre. Se o seu cartão CompactFlash está apresentando erros, não faça nada às pressas. Na maioria das vezes, as fotos ainda estão no cartão. O que costuma quebrar primeiro é a tabela de arquivos, não os dados das imagens.

Se o cartão não foi fisicamente destruído, suas chances são boas. Já recuperei arquivos de cartões que eu achava que estavam perdidos, incluindo conjuntos RAW e clipes de vídeo.

O que fazer primeiro

Faça isso nesta ordem.

1. Pare de usar o cartão. Tire-o da câmera. Não faça mais fotos. Não copie arquivos de teste para ele.
  2. Não o formate. Se o Windows ou o macOS disser que o cartão precisa ser formatado, ignore. A formatação reescreve os dados do sistema de arquivos e a recuperação fica mais complicada depois disso.
  3. Use um leitor de cartão CF de verdade. Não conecte a câmera por USB esperando o melhor. Leitores diretos oferecem melhor acesso de baixo nível. Os modos de conexão da câmera muitas vezes atrapalham.

Verifique se o computador reconhece o cartão

No Windows, abra o Gerenciamento de Disco. No Mac, abra o Utilitário de Disco. Você está procurando uma coisa simples. O cartão CF aparece ali com o tamanho esperado?

Se sim, você ainda tem uma boa chance de fazer isso por conta própria.

Se não, e ele não aparecer de jeito nenhum, ou se o cartão tiver pinos tortos, rachaduras, danos por água ou outros danos físicos, o software não vai ajudar muito. Nesse ponto, um laboratório é o próximo passo, como o centro de recuperação de dados da CleverFiles.

Sobre software de recuperação

Quando o cartão aparece no sistema, o software de recuperação geralmente é o caminho que sigo. Já testei opções gratuitas e pagas. Meus resultados foram melhores com o Disk Drill, principalmente porque ele lidou com formatos RAW de câmera sem transformar o processo em um projeto para o fim de semana. CR2, NEF, ARW, arquivos de vídeo maiores, ele se saiu melhor para mim nisso.

O PhotoRec funciona, mais ou menos. Já usei. Parece usar um painel de manutenção antigo em um porão. Ele também tende a despejar os arquivos recuperados em uma bagunça com nomes genéricos, o que cansa rápido se você estiver organizando centenas ou milhares de fotos. O Recuva é mais fácil, embora eu já tenha visto ele deixar passar arquivos RAW ou devolver lixo parcial em cartões de câmeras profissionais.

O que eu gostei no Disk Drill foi simples. Pré-visualização antes de restaurar. Se a miniatura abre e o clipe reproduz, eu sei que não estou perdendo tempo recuperando lixo.

As etapas de recuperação que eu seguiria

1. Instale o software no disco do seu computador. Não o instale no cartão CF.
  2. Faça primeiro um backup completo byte por byte. Se o cartão parecer instável, clone-o para um arquivo de imagem e faça a varredura na imagem, não no cartão. Menos desgaste no cartão, menos chance de ele desconectar no meio da varredura.
  3. Faça a varredura do cartão ou da imagem. Deixe terminar. Não cancele antes porque os primeiros resultados parecem estranhos.
  4. Visualize os arquivos antes de restaurar. Abra imagens, teste alguns vídeos, verifique pastas e formatos diferentes por amostragem.
  5. Recupere os arquivos para outra unidade. Salve no seu disco interno ou em um SSD externo. Nunca grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.

Se o vídeo voltar danificado

Não entre em pânico se alguns clipes voltarem e se recusarem a reproduzir. Já vi muito isso com arquivos HD e 4K maiores. Vídeo se fragmenta mais facilmente do que fotos.

Duas coisas que vale a pena tentar:

• No VLC Media Player, ative a configuração para sempre reparar arquivos AVI danificados ou arquivos semelhantes corrompidos ao abrir.
  • No Windows, experimente o Untrunc. Ele já me ajudou a reconstruir cabeçalhos corrompidos quando os dados do clipe ainda estavam quase todos lá, mas o arquivo não iniciava.

Depois que os arquivos estiverem seguros

Quando suas fotos e vídeos estiverem copiados para algum lugar seguro e você já os tiver verificado, aí sim lide com o próprio cartão.

No Windows, você pode executar o CHKDSK. No Mac, use o Primeiros Socorros no Utilitário de Disco. Se o cartão voltar a funcionar normalmente, eu ainda o reformataria na câmera antes de usá-lo em outro trabalho. Se o cartão falhou mais de uma vez, eu paro de confiar nele. Cartões de memória são mais baratos do que refazer um trabalho. Aprendi isso da maneira mais irritante.

Vá com calma, evite gravações no cartão e recupere para uma unidade diferente. Isso normalmente lhe dá a melhor chance.

Sim. Existem maneiras gratuitas.

A melhor opção priorizando o gratuito é o PhotoRec. Ele ignora o sistema de arquivos corrompido e recupera arquivos por assinatura. Isso importa em cartões CF após erros da câmera. Não adoro a organização dele, e o @mikeappsreviewer está certo sobre os nomes de arquivos bagunçados, mas ele costuma recuperar mais dados de mídias danificadas do que aplicativos mais amigáveis.

Minha opinião:

1. Faça uma imagem do cartão CF primeiro, se o cartão ainda puder ser lido.
  2. Execute o PhotoRec na imagem, não no cartão.
  3. Recupere para o seu computador ou para uma unidade externa.
  4. Organize os resultados por tipo de arquivo e data.

Por que usar o PhotoRec primeiro:

• Gratuito, de código aberto.
  • Bom com JPG, TIFF, muitos tipos de RAW, MOV, AVI, MP4.
  • Funciona mesmo quando o cartão mostra RAW ou espaço não alocado.

Se você quiser uma visualização mais fácil e menos organização manual, o Disk Drill é a opção mais prática. A camada gratuita é útil para verificar o que ainda está lá antes de você gastar tempo em uma recuperação completa. Para muita gente, isso economiza horas.

Um pequeno ponto em que discordo do @mikeappsreviewer. O CHKDSK não é minha primeira escolha em um cartão com fotos ausentes. Ele pode reparar o sistema de arquivos, mas também altera coisas. Eu só uso ferramentas de reparo depois de copiar tudo o que preciso.

Se o cartão monta mas apresenta erros de leitura, tente outro leitor também. Leitores de CF falham com mais frequência do que as pessoas imaginam. Já tive um leitor ruim que fez um cartão saudável parecer morto. perdi uma noite inteira com isso.

Este vídeo curto mostra as etapas de recuperação de arquivos de cartão CF de forma clara:
Guia de recuperação de arquivos de cartão CF para fotos e vídeos excluídos

Se o cartão não for detectado em lugar nenhum, ou mostrar 0 bytes, o software gratuito não vai ajudar muito. Nesse ponto, você provavelmente está lidando com falha de hardware.

Grátis? Sim, mas eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @shizuka realmente bateram o suficiente: verifique se os arquivos do cartão estão apenas ocultos ou se a pasta DCIM foi bagunçada antes de entrar de vez no modo de recuperação.

No Windows, ative mostrar arquivos ocultos e veja se o cartão CF ainda tem pastas/arquivos com atributos estranhos. Às vezes, depois de uma falha da câmera, as fotos estão lá, só que não aparecem normalmente. Também tente ler o cartão em um sistema operacional diferente se puder. Já aconteceu de um cartão CF parecer “morto” no Windows e abrir normalmente em um Mac. Muito irritante, mas acontece.

Também discordo um pouco de partir direto para utilitários de reparo depois. Se um cartão já mostrou um erro na câmera, eu o aposento depois da recuperação. Não vale a pena confiar nele de novo, ponto final.

Para realmente recuperar os arquivos:

• PhotoRec = melhor opção realmente gratuita
  • Windows File Recovery = gratuito, mas meio limitado para casos de cartão de câmera
  • Disk Drill = não é totalmente gratuito para recuperações grandes, mas é muito bom para visualizar o que pode ser recuperado e lidar bem com formatos de foto/vídeo

Mais um truque: se a sua câmera salvou pequenas prévias JPEG dentro dos RAWs, algumas ferramentas de recuperação ainda conseguem extrair isso mesmo quando o arquivo completo está corrompido. Melhor do que perder tudo.

Além disso, se você quiser mais recomendações de software de recuperação de dados para cartão CF, este tópico é útil:
melhores recomendações de software de recuperação para cartão CF para fotos perdidas

O principal é não formatar, não tirar novas fotos e não ficar conectando/desconectando o cartão cinquenta vezes como eu fiz uma vez. Aquilo foi… não foi uma das minhas ideias mais brilhantes rs.