Excluí um grande lote de capturas de tela no meu iPhone porque meu armazenamento estava quase cheio, mas o espaço disponível quase não mudou. Já verifiquei o Fotos e esperava que mais armazenamento fosse liberado, então estou confuso sobre o que ainda está ocupando espaço. Preciso de ajuda para descobrir por que o armazenamento do meu iPhone não está sendo atualizado após excluir capturas de tela e o que devo fazer em seguida.
Eu bati de frente com esse problema no meu próprio iPhone há um tempo. Abri o Fotos e vi página após página de capturas inúteis. Cartões de embarque de viagens que eu já tinha feito. Códigos de login que usei uma vez. Receitas que salvei e ignorei. Memes aleatórios. As capturas de tela se acumulam porque a ação é fácil demais. Aperte dois botões e siga em frente. Um ano depois, seu armazenamento acabou e você mal se lembra do motivo.
A parte que confunde as pessoas é a exclusão. Você remove as coisas da biblioteca principal, verifica o armazenamento, e quase nada muda. Na primeira vez, achei que meu celular estivesse com bug. Não estava. O iOS move esses arquivos para Apagados Recentemente no app Fotos, em Utilitários. Eles ficam lá por 30 dias, ainda ocupando espaço o tempo todo. Se você quer recuperar armazenamento agora, abra Apagados Recentemente, toque em Selecionar e depois em Apagar Tudo. Se você pular essa etapa, a limpeza fica só pela metade.
Se você tem uma bagunça enorme de capturas de tela
Fazer isso uma imagem de cada vez é horrível. O caminho integrado mais rápido é Fotos, Álbuns, Tipos de Mídia, Capturas de Tela. Toque em Selecionar no canto superior direito. Toque na primeira imagem, depois arraste o dedo para os lados e para baixo. Você pode selecionar uma longa sequência de capturas de tela de uma vez só. Usei isso em um acúmulo de alguns milhares, e economizou muito tempo.
Uma coisa que notei, e outras pessoas também viram isso, é que o Fotos começa a engasgar se você tentar apagar coisa demais de uma vez. Por volta de 1.000 itens, às vezes menos em celulares mais antigos, ele trava ou te tira do app. Blocos menores funcionam melhor. Algo em torno de 300 a 500 por lote pareceu mais seguro quando eu fiz isso.
Uma opção com app que não é irritante
Testei alguns apps de limpeza antes de desistir da maioria deles. Sempre o mesmo padrão. Eles escaneiam seu celular, mostram um monte de bagunça e depois param em um bloqueio de pagamento. Um app que encontrei e evita essa confusão é o Clever Cleaner, e há uma explicação decente aqui: https://www.reddit.com/r/DataRecoveryHelp/comments/1d733gm/best_iphone_cleaner_apps_and_why_you_shouldnt_use/?tl=pt-br
Ele vem da equipe da CleverFiles. Não vi anúncios quando usei. Sem contador falso de teste grátis. Ele analisa a biblioteca e separa as capturas de tela em um grupo próprio. A melhor parte é que mostra o tamanho do arquivo por item, então você vê do que vai se livrar antes de tocar em apagar.
A parte de que mais gostei foi Heavies. Ela organiza as mídias por tamanho, da maior para a menor. Então, em vez de caçar lixo sem fim, você vai direto nos piores vilões primeiro. PDFs de capturas de tela de página inteira. Imagens HDR grandes. Arquivos gigantes estranhos que você esqueceu que existiam. Se seu objetivo é recuperar armazenamento rápido, começar pelos arquivos mais pesados faz mais sentido do que apagar em massa às cegas.
Se você quiser automatizar
Mexi com o Atalhos para isso, e funciona quando está configurado direito. No Atalhos, adicione Encontrar Fotos. Filtre por 'É uma Captura de Tela'. Adicione outra regra de idade, como mais de 30 dias. Depois coloque Apagar Fotos embaixo disso. Salve o atalho. Depois disso, você o executa manualmente ou o aciona pela Siri quando quiser fazer uma limpeza.
Há uma configuração que as pessoas deixam passar. Vá em Ajustes, Apps, Atalhos, Avançado, e depois ative Permitir Apagar Grandes Quantidades de Dados. Se isso ficar desativado, o atalho falha. Deixei passar isso na primeira vez e perdi dez minutos tentando entender o motivo.
Antes de apagar tudo
Eu não destruiria a pasta inteira sem pelo menos dar uma olhada nela uma vez. Capturas de tela são bagunçadas, mas algumas delas guardam coisas que você queria manter. Ingressos. Códigos de backup. Uma etiqueta de envio. Uma senha que você salvou no desespero. Depois que Apagados Recentemente é esvaziado, recuperar fica bem mais difícil rapidamente. Se você precisar recuperar algo depois da exclusão permanente, um software de recuperação dedicado geralmente é o próximo passo. Esperar e torcer para que o iCloud ainda tenha uma cópia não é um plano em que eu confiaria.
Uma mudança de hábito me ajudou a parar de fazer a mesma bagunça de novo. Depois de tirar uma captura de tela, toque na prévia, toque em Compartilhar e depois use Copiar e Apagar. A captura de tela vai para a área de transferência, então você pode colá-la no Mensagens, Mail, Notas, onde quiser. Ela nunca fica na biblioteca. Sem arquivo salvo, sem limpeza depois. Queria ter começado a fazer isso antes, pra ser sincero.
Se o armazenamento mal mudou, eu olharia fora do Fotos primeiro.
@mikeappsreviewer está certo sobre Apagados Recentemente, mas não acho que isso explique todos os casos. No iPhone, a tela de Armazenamento atrasa bastante. Já apaguei de 5 a 10 GB antes e o número continuou estranho até depois de reiniciar e deixar alguns minutos no carregador. O iOS precisa reindexar as coisas, e ele não atualiza instantaneamente. Irritante, mas normal.
Verifique isto em seguida.
-
Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
Espere a barra de cores terminar de carregar.
Veja qual categoria ainda está enorme.
Se Fotos caiu, mas Dados do Sistema subiu, seu espaço livre foi consumido por cache, arquivos temporários ou indexação. -
Certifique-se de que o Fotos do iCloud não está confundindo os números.
Se Otimizar Armazenamento do iPhone estiver ativado, seu celular guarda cópias locais menores e troca arquivos de lugar. Apagar capturas de tela libera espaço, mas nem sempre da forma limpa de 1 para 1 que as pessoas esperam. O celular pode preencher parte desse espaço com outros itens sincronizados. -
Veja Mensagens.
Capturas de tela enviadas no iMessage muitas vezes ficam lá também. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Mensagens, Revisar Anexos Grandes. Encontrei uns 2 GB de imagens velhas inúteis ali no meu próprio celular. Meio bobo, mas sim. -
Reinicie o celular.
Parece simples demais, mas funciona com mais frequência do que as pessoas admitem. -
Se o armazenamento estiver criticamente cheio, conecte ao carregador, bloqueie a tela e conecte ao Wi‑Fi por 20 a 30 minutos.
O iOS faz tarefas de limpeza quando está ocioso.
Se você quiser uma forma mais rápida de identificar o que ainda está ocupando espaço, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. É um app gratuito de limpeza para iPhone com organização de capturas de tela e limpeza baseada no tamanho. Esta é a página da App Store para limpeza gratuita de armazenamento do iPhone com Clever Cleaner. Melhor do que ficar adivinhando álbum por álbum.
Versão curta: se você apagou as capturas de tela e esvaziou Apagados Recentemente, mas o armazenamento ainda parece travado, os culpados habituais são o atraso do Armazenamento do iPhone, o comportamento do Fotos do iCloud, anexos do Mensagens ou o inchaço dos Dados do Sistema. Não é divertido, mas tem solução.
Na verdade, eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer e @espritlibre aqui. Se você já apagou as capturas de tela e o número quase não mudou, às vezes o problema é que essas capturas nunca foram, de fato, as grandes vilãs do armazenamento em primeiro lugar. As pessoas veem 2.000 imagens e presumem espaço enorme, mas muitas capturas de tela são minúsculas em comparação com vídeos em 4K, conteúdo baixado da Netflix, dados de sites do Safari, mapas offline ou caches de aplicativos.
Alguns lugares que as pessoas deixam passar:
- app Arquivos, especialmente Downloads
- Safari, Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
- aplicativos de streaming com conteúdo offline
- aplicativos sociais que aumentam muito o tamanho do cache
- Gravador, GarageBand, CapCut etc.
Além disso, verifique o app Fotos em busca de duplicatas da mesma captura de tela salvas em chats/aplicativos. Excluir do Fotos não remove cópias incorporadas em outros lugares. Essa é a parte irritante.
Se você quiser uma forma visual mais rápida de encontrar os verdadeiros grandes responsáveis, o Clever Cleaner é bom para isso, especialmente para classificar arquivos pesados em vez de simplesmente apagar tudo às cegas. Esta discussão sobre um limpador de iPhone realmente gratuito, sem anúncios nem armadilhas de paywall explica isso muito bem.
Então, sim, as capturas de tela podem ter sido bagunça, mas não necessariamente o motivo de o armazenamento continuar cheio.