Compre Mais Armazenamento para iPhone - Quais Opções Existem Além do iCloud?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e eu já uso o iCloud, mas ele não está liberando espaço suficiente para fotos, vídeos e apps. Estou tentando descobrir as melhores alternativas para comprar ou adicionar mais armazenamento ao iPhone sem depender apenas do iCloud. Quais opções realmente funcionam?

Eu me deparei com isso no meu próprio iPhone, e a parte irritante é a forma como a Apple descreve as coisas de armazenamento. Pagar pelo iCloud não dá ao seu telefone mais espaço interno. Dá a você mais espaço online para backups, fotos, sincronização e arquivos. O armazenamento interno do seu telefone continua o mesmo.

Você também não pode adicionar armazenamento interno depois. Os chips de armazenamento fazem parte da placa do telefone, então o que você comprou no primeiro dia é o que você vai manter.

O que me ajudou primeiro foi descobrir por que o telefone parecia lento. No meu, pouco espaço livre era uma grande parte disso. Quando o armazenamento chegou perto de ficar cheio, coisas simples começaram a ficar arrastadas. A câmera demorava mais para abrir. Alternar entre apps parecia travado. Até digitar tinha um pequeno atraso. Os iPhones parecem precisar de algum espaço livre para respirar.

O primeiro lugar que eu verifiquei foi Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Se você não olha isso há algum tempo, faça isso. Mostra o que está ocupando espaço, app por app. No meu, os maiores blocos eram fotos, vídeos e lixo em cache em Dados do Sistema.

Tentei a rota da limpeza manual por um tempo. Funcionou, mais ou menos, mas levou uma eternidade. Depois usei Clever Cleaner, principalmente porque eu estava cansado de apps empurrando testes grátis e taxas semanais sorrateiras. Este pareceu diferente. Sem anúncios, sem paywall, sem barreira de assinatura. Usei primeiro a seção Heavies, já que ela organiza a mídia por tamanho de arquivo. Isso facilitou identificar gravações de tela antigas, vídeos enormes e lixo aleatório que eu tinha esquecido que existia.

A parte de fotos duplicadas também ajudou. Eu tiro fotos demais da mesma coisa e depois nunca limpo. Encontrou correspondências quase iguais bem o suficiente para mim. O que eu mais gostei foi o processamento local. Minhas fotos ficaram no telefone. Depois que apaguei cerca de 12GB, a lentidão no meu aparelho caiu rápido. Não foi mágica, mas chegou perto o suficiente para o uso diário.

Se você quer mais espaço utilizável sem pagar todo mês, o armazenamento externo é a solução alternativa mais limpa. Você não está aumentando o armazenamento interno, mas está movendo arquivos grandes para fora do telefone. Para iPhones mais antigos, veja pen drives com Lightning. Para os mais novos, unidades USB-C são mais fáceis. SanDisk iXpand é um exemplo que muita gente usa. Você conecta, move fotos ou vídeos para lá e depois apaga esses arquivos do telefone. Uma compra, resolvido. Se você já tem cartões SD de câmera sobrando por aí, um leitor Lightning para SD ou USB-C para cartão faz o mesmo trabalho.

Algumas coisas grátis que eu faria antes de comprar qualquer coisa:

1. Desinstale apps não usados
    Vá em Armazenamento do iPhone e use Desinstalar Apps Não Usados. Isso remove o app em si, mas mantém os dados dele. Se você reinstalar depois, suas coisas normalmente voltam como estavam.

2. Limpe os dados do Safari
    Abra Ajustes > Apps > Safari e limpe o histórico e os dados dos sites. O Safari guarda mais dados em cache do que a maioria das pessoas imagina.

3. Verifique os anexos das mensagens
    Chats em grupo devoram armazenamento. GIFs, vídeos, memes, notas de voz, tudo isso se acumula. Em Armazenamento do iPhone, procure por Revisar Anexos Grandes e limpe em lotes.

4. Use espaço grátis em nuvem em outro lugar
    O Google Fotos dá 15GB grátis. O Dropbox dá 2GB grátis. Não é muito, mas ainda é útil se você precisar estacionar alguns arquivos em algum lugar sem adicionar uma nova conta.

5. Mova vídeos para um computador
    Este ainda é um dos melhores métodos. Conecte o telefone a um Mac ou PC, copie seus maiores vídeos para fora e depois apague-os do telefone. É lento e à moda antiga, sim, mas funciona.

Então não, você não pode comprar mais armazenamento interno para o iPhone depois. O que você pode fazer é recuperar espaço, mover arquivos grandes para outro lugar e parar de pagar por assinaturas que você não quer. Eu fiz isso, e meu telefone voltou a parecer normal em vez de lotado e lento.

Você realmente não pode comprar mais armazenamento interno do iPhone depois da compra. Essa parte é fixa, então concordo com @mikeappsreviewer e em parte com @viajeroceleste nisso. Onde eu meio que discordo é da ideia de que “é só trocar de celular” seja a principal resposta. Para muita gente, isso é exagero se o problema real for uma má gestão do armazenamento.

Algumas opções sem iCloud que são realmente práticas:

• NAS em casa: Se você quer sua própria “nuvem pessoal” sem taxas mensais, um Synology ou até um drive de rede barato pode fazer backup automático de fotos/vídeos pelo Wi‑Fi.
  • SSD com suporte ao app Arquivos: Drives externos estão melhores agora do que costumavam ser, especialmente em iPhones com USB‑C. Muito menos irritante.
  • Servidor SMB/de arquivos em um computador: Se você já tem um desktop ou Mac mini sempre ligado, use isso como sua pasta de despejo para vídeos.
  • Limpeza de fotos de terceiros: As ferramentas de limpeza integradas da Apple são meio fracas para quase duplicatas e clipes gigantes. Clever Cleaner vale a pena dar uma olhada se sua biblioteca de fotos estiver uma bagunça. Também vi uma análise detalhada deste aplicativo realmente gratuito de limpeza de armazenamento do iPhone que explica bem claramente o que ele faz.

Uma coisa que as pessoas esquecem: os próprios apps muitas vezes não são o problema, e sim seus documentos/dados. Apps de mensagens, apps de edição e mídia baixada se acumulam rápido.

Então as opções reais são:

1. Recuperar espaço
  2. Mover arquivos para outro lugar
  3. Trocar o celular por um modelo com mais armazenamento

Resposta chata, mas essa é a verdade para ser sincero.

Você não vai conseguir mais armazenamento interno no iPhone depois da compra. Essa parte é fixa. Então as escolhas são sobre onde seus arquivos grandes ficam e quanto espaço você recupera.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre o ponto do iCloud. Discordo um pouco sobre unidades externas serem a solução mais prática para a maioria das pessoas. Elas funcionam, mas muita gente para de usá-las depois de uma semana. Se você quer algo que exija pouco esforço, foque primeiro nos seus hábitos com mídia.

Melhores opções sem iCloud:

1. Troque de celular
    Se você está com 64GB ou 128GB e grava muito vídeo, esta costuma ser a única solução de longo prazo. Vídeo em 4K consome espaço rapidamente. Um minuto de 4K a 60 fps ocupa cerca de 400MB.

2. Use outro serviço de nuvem para os originais
    Google Fotos, OneDrive, Amazon Photos se você tem Prime. Desative o Fotos do iCloud se ele estiver duplicando sua configuração e confundindo o armazenamento.

3. Mude as configurações da câmera
    Ajustes, Câmera, Gravar Vídeo. Mude de 4K para 1080p se você não precisa da qualidade máxima. Ative Alta Eficiência para fotos e vídeo. Isso economiza gigas com o tempo.

4. Apague downloads de apps, não o app
    Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, áreas offline do Mapas. Esses são consumidores comuns de espaço. As pessoas esquecem deles.

5. Limpe a bagunça das fotos mais rápido
    A ferramenta de duplicados da Apple deixa passar muitas quase duplicatas e capturas de tela inúteis. Vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para limpeza em massa. Você pode baixá-lo aqui, limpador gratuito de armazenamento do iPhone para fotos e vídeos.

6. Redefina apps inchados
    Alguns apps acumulam cache e documentos. Excluir e reinstalar apps como Instagram, TikTok ou Discord muitas vezes libera uma quantidade surpreendente.

Se você quer a resposta mais curta, compre um iPhone com mais espaço na próxima vez ou mova a mídia para fora do aparelho. Essas são as duas opções que duram.