Excluí acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD enquanto movia arquivos, e agora não consigo encontrá-las em lugar nenhum. Essas fotos são importantes para mim, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar fotos excluídas de um cartão SD antes que sejam perdidas para sempre.
Já me deparei com isso mais de uma vez. Se você apagou fotos de um cartão SD e depois parou de usá-lo imediatamente, suas chances ainda são razoáveis.
O que normalmente acontece é sem graça, mas útil de saber. Apagar uma foto muitas vezes remove a entrada do arquivo, não os dados da imagem em si. O cartão esquece onde o arquivo está listado. Os bytes geralmente continuam lá até que outra coisa grave por cima. Então o primeiro passo é parar de usar o cartão. Nada de mais fotos. Nada de vídeo. Não copie absolutamente nada para ele.
Eu normalmente começo com o Disk Drill. Já usei em cartões SD de câmera, cartões com filmagens de drone, um microSD do Switch e um cartão de dash cam com uma corrupção estranha. É mais fácil do que a maioria dos aplicativos de recuperação que já testei, e tende a lidar com armazenamento removível sem muita complicação.
Por que continuo voltando a ele: não se limita a arquivos apagados há cinco minutos. Ele também lê cartões que ficaram RAW, cartões que o seu computador quer formatar e cartões com sistemas de arquivos danificados. Já vi ele recuperar arquivos JPG e PNG, além de formatos RAW de câmera como CR2, NEF, ARW e DNG. Se o seu cartão veio de uma Canon, Nikon, Sony, Fujifilm ou algo parecido, ele geralmente reconhece os tipos de arquivo.
Vídeo é onde ferramentas baratas costumam desandar. Cartões SD de GoPro, drones e câmeras mirrorless tendem a armazenar vídeo em partes. Alguns aplicativos de recuperação encontram fragmentos e entregam lixo. O Disk Drill se saiu melhor para mim nisso, especialmente em cartões com uso misto de foto e vídeo.
O que eu faria
Tire o cartão SD agora mesmo.
Use um leitor de cartões adequado e conecte-o ao seu computador. Eu evito conectar a câmera inteira se tiver opção.
Instale o Disk Drill e abra-o.
Escolha o cartão SD na lista de unidades.
Clique em “Procurar dados perdidos” e execute a Verificação Universal.
Deixe terminar. Eu sei, esperar é um saco. Ainda assim, interromper antes da hora é uma má ideia.
Abra “Revisar itens encontrados” e verifique primeiro a seção Imagens.
Visualize os arquivos antes de restaurá-los. Se uma foto abrir na visualização sem problemas, considero isso um bom sinal.
Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não de volta no mesmo cartão SD. Nunca nele.
Se o cartão aparecer vazio, ilegível ou pedir para ser formatado, eu ainda não desistiria. Muitas vezes, o que quebrou foi o sistema de arquivos, não os dados das imagens. Já tive cartões que pareciam mortos e ainda assim conseguiram recuperar fotos depois de uma verificação.
Uma observação prática. O plano gratuito do Disk Drill permite escanear e visualizar arquivos. No Windows, você tem recuperação gratuita de até 100 MB. No Mac, a parte gratuita serve mais para visualização, então restaurações grandes geralmente significam pagar. Se o cartão continuar desconectando, travar no meio da verificação ou apresentar falhas, faça primeiro uma imagem byte a byte e trabalhe a partir dessa cópia. Aprendi isso da pior maneira. Forçar um cartão que está morrendo piora as coisas rapidamente.
Outras ferramentas que eu manteria em mente
PhotoRec
Gratuito, feio, eficaz. Já usei quando não me importava com os nomes das pastas. Muitas vezes recupera bastante coisa, mas os nomes dos arquivos e a estrutura geralmente se perdem, então a limpeza fica bagunçada.DiskGenius
Mais técnico. Melhor se o seu problema estiver ligado a partições ou à estrutura danificada do cartão, não apenas a arquivos excluídos. Parece menos amigável, mas faz um trabalho sério.DiskDigger
Útil se o cartão estiver preso em um celular Android e você não tiver um PC por perto. Eu não o colocaria acima das ferramentas para desktop. As varreduras mais profundas geralmente precisam de root, e os resultados são mais limitados.
Mais uma observação. Se o cartão SD estiver fisicamente danificado, desaparecer aleatoriamente ou o seu computador nunca o detectar, o software tende a chegar a um limite. Nesse ponto, eu pararia de mexer nele e procuraria recuperação profissional. Já vi cartões passarem de instáveis para ilegíveis depois de muitas tentativas de repetição, então este é um daqueles momentos em que fazer menos é mais inteligente.
Primeiro, verifique a coisa óbvia que as pessoas costumam ignorar. Procure na lixeira do seu computador. Se você excluiu enquanto movia arquivos do cartão SD para um PC, às vezes as fotos foram parar lá, e não desapareceram do cartão. Verifique também qualquer pasta de importação, como Imagens, DCIM ou a biblioteca do seu aplicativo de fotos.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de gravar no cartão. Discordo um pouco sobre começar imediatamente com uma recuperação profunda. Eu faria primeiro as verificações rápidas, porque levam 2 minutos e economizam tempo se você der sorte.
Minha ordem seria:
- Pare de usar o cartão SD.
- Ative a trava de proteção contra gravação, se o seu cartão tiver uma.
- Verifique a Lixeira, o app Fotos, OneDrive, iCloud, Google Fotos.
- Se não houver nada lá, escaneie o cartão com o Disk Drill.
- Recupere os arquivos para o seu computador, não de volta para o cartão SD.
Se o cartão for importante, faça primeiro uma imagem dele e depois escaneie a imagem. Isso reduz o desgaste em um cartão instável. Isso importa se o cartão desconecta, lê devagar ou se comporta de forma estranha.
O Disk Drill é uma escolha sólida porque mostra uma prévia das fotos encontradas antes da recuperação, o que economiza muito tempo. Se você quiser um guia visual, este tutorial passo a passo de recuperação de fotos de cartão SD mostra o fluxo de trabalho com clareza.
Mais uma coisa. Se você usou Recortar em vez de Copiar durante a movimentação, procure na unidade de destino por arquivos temporários ocultos ou transferências parciais. Já vi fotos aparecerem lá depois de uma movimentação que falhou. Irritante, mas tem solução.
Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @nachtschatten disseram: verifique se os arquivos foram realmente movidos para uma pasta de transferência oculta ou corrompida no computador, e não apenas excluídos. O Windows Explorer e algumas ferramentas de importação de câmera são estranhamente bons em fazer os arquivos parecerem sumidos quando eles estão em uma pasta temporária com nomes problemáticos.
Alguns lugares que vale a pena verificar antes de fazer uma varredura completa de recuperação:
- pesquise no seu computador por
*.jpg,*.png,*.cr2,*.nef,*.arw,*.dng - ordene por data de modificação
- verifique
AppData\Local\Tempno Windows - verifique a pasta de destino em busca de arquivos com tamanho 0 KB ou nomes incompletos
- se você usou um Mac, procure nas importações do Fotos e em Apagados Recentemente
Discordo um pouco de partir direto para a varredura mais profunda possível logo de início. Às vezes, uma busca de partição ou uma passagem mais leve encontra melhor a estrutura original das pastas do que a recuperação por assinatura. A recuperação por assinatura é ótima, mas pode despejar centenas de fotos encontradas com nomes de arquivo sem sentido. Um baita incômodo.
Se as verificações fáceis falharem, aí sim, use o Disk Drill. É uma das melhores opções para recuperar fotos de cartão SD porque as prévias ajudam você a descobrir o que é real antes de restaurar. Eu também filtraria os resultados por tipo de arquivo e data para não me afogar em lixo antigo da vida passada do cartão.
A parte importante que as pessoas esquecem: se o cartão for exFAT e você só excluiu os arquivos recentemente, as chances de recuperação costumam ser melhores do que muita gente pensa. Se você formatou o cartão depois de excluir, aí já não tanto, mas ainda talvez não seja o fim.
Além disso, se o cartão veio de um telefone ou câmera que faz limpeza em segundo plano, pare de colocá-lo de volta lá. Os dispositivos podem sobrescrever o espaço excluído sem você perceber. É assim que algo recuperável vira impossível rapidinho.
Se você quiser outra discussão sobre exatamente esse tipo de problema, este tópico é bem relevante: Ajuda no Reddit para recuperação de fotos de cartão SD e correções de arquivos excluídos
Se o cartão continuar caindo a conexão, pule mais varreduras e faça uma imagem dele primeiro. Sério. As pessoas continuam tentando só mais uma vez até o cartão morrer de vez. Já passei por isso, fiz a besteira lol.
Um ponto que eu acrescentaria ao que @nachtschatten, @viajantedoceu e @mikeappsreviewer abordaram: verifique se o cartão foi usado em uma câmera ou telefone que oferece uma sinalização interna de “proteger” ou “bloquear” para imagens. Algumas câmeras marcam os arquivos de um jeito que confunde os apps de transferência, então as fotos nem sempre foram realmente perdidas. Se o cartão ainda estiver legível, tente navegá-lo com outro gerenciador de arquivos antes de assumir exclusão total.
Eu também não ficaria recolocando o cartão repetidamente se ele montar de forma inconsistente. Eu sei que as pessoas dizem “tente outro adaptador” dez vezes, mas se o cartão estiver instável, muitas tentativas de leitura podem dificultar a recuperação.
Sobre o Disk Drill, faz sentido aqui, principalmente porque a visualização das fotos ajuda a separar imagens realmente recuperáveis de arquivos inúteis.
Prós
- fácil de usar
- bom suporte de visualização para fotos
- filtragem razoável por tipo e data
- útil também em cartões SD corrompidos ou formatados
Contras
- os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma
- varreduras mais profundas podem retornar muita bagunça antiga apagada
- não seria minha primeira escolha se o cartão tiver falha grave de hardware
Se o Disk Drill encontrar arquivos, mas as visualizações estiverem quebradas, isso geralmente significa sobrescrita parcial, não necessariamente software ruim. Nesse caso, recupere tudo para um computador primeiro e depois organize. Se o cartão estiver falhando fisicamente, pare de usar software e procure um laboratório profissional de recuperação.