Como posso recuperar fotos antigas da família de uma unidade externa WD?

Meu disco rígido externo WD de repente parou de aparecer no meu computador, e ele tem anos de fotos antigas da família que eu nunca fiz backup em nenhum outro lugar. Estou tentando encontrar o método mais seguro de recuperação de disco rígido externo WD sem piorar a situação. Eu realmente preciso de ajuda para descobrir o que fazer em seguida para recuperar as fotos.

Eu já mexi com drives WD My Passport o suficiente para saber que o primeiro movimento errado é clicar em pânico. Se os arquivos sumiram, ou o drive conecta e não faz nada de útil, pare de gravar nele agora. Não copie coisas novas por cima. Não salve arquivos de teste. Não tente reparar no mesmo disco. Desconecte-o e dê a si mesmo um minuto.

O que geralmente acontece após a exclusão é simples. Os dados do arquivo muitas vezes permanecem no drive por um tempo, mas a entrada no sistema de arquivos é removida. Seu computador para de saber onde ele está. Se novos dados forem gravados no mesmo local, as chances de recuperação caem rápido. Em discos rígidos My Passport mais antigos, já tive uma sorte razoável se agi rápido. Em modelos Passport mais novos baseados em SSD, o TRIM piora as coisas porque o drive começa a limpar blocos antigos em segundo plano. Ainda assim, vale a pena tentar, mas a rapidez importa ainda mais.

Verifique primeiro o Gerenciamento de Disco

Antes de executar um software de recuperação, eu veria o que o Windows reconhece.

1. Clique com o botão direito em Iniciar.

2. Abra o Gerenciamento de Disco.

3. Encontre a unidade WD na lista.

Isso informa mais do que o Explorador de Arquivos.

Se a unidade mostrar a capacidade correta, como 1TB ou 2TB, mesmo que a partição apareça como RAW ou Não alocado, eu trataria primeiro como um problema no sistema de arquivos. Em termos simples, o dispositivo ainda está visível para o sistema, mas as informações de estrutura estão danificadas ou ausentes. A recuperação em casa ainda pode funcionar.

Se a unidade não aparecer ali de forma alguma, mesmo depois de tentar outro cabo USB e outra porta, eu começaria a suspeitar de problema de hardware. Nesse ponto, o software normalmente não ajudará muito, e um laboratório de recuperação de dados é a opção mais segura.

O que eu usaria

Eu experimentei um monte de aplicativos de recuperação ao longo do tempo. Para drives WD My Passport, o Disk Drill foi o que fez menos coisas idiotas para mim. Ele lida com arquivos excluídos, partições danificadas, volumes RAW e formatação acidental melhor do que muito do lixo que testei. Já o usei em NTFS e exFAT, o que cobre a maioria das configurações do Passport que as pessoas encontram.

Etapas que eu seguiria

1. Instale a ferramenta de recuperação na sua unidade interna ou em outro disco separado. Não a instale na unidade WD que você está tentando recuperar.

2. Conecte o My Passport depois que o software estiver pronto.

3. Se a unidade estiver lenta, desconectar, fizer cliques ou continuar reconectando, use primeiro o recurso de Backup byte a byte, se o aplicativo o oferecer. Faço muito isso com unidades WD duvidosas. Você obtém uma imagem de clone completa e depois verifica a imagem em vez de forçar o disco original repetidamente.

4. Selecione a unidade WD, ou a imagem de backup se você tiver criado uma, e depois inicie uma varredura de dados perdidos.

5. Escolha a Varredura Universal. Demora mais, mas eu prefiro esperar a deixar arquivos passarem despercebidos.

6. Enquanto a varredura é executada, verifique as categorias encontradas. Eu normalmente abro primeiro Excluídos ou Perdidos, depois Reconstruídos se o sistema de arquivos estiver uma bagunça.

7. Use a visualização antes de restaurar. Se uma foto abrir, ou a visualização de um documento carregar corretamente, suas chances de uma recuperação adequada são boas. Se a visualização estiver com problema, o arquivo geralmente está danificado.

8. Recupere os arquivos para outro destino. A unidade do seu PC, uma segunda unidade externa, armazenamento em nuvem, qualquer lugar exceto o mesmo WD Passport.

Algumas coisas que as pessoas ignoram

Se a unidade começar a fazer ruídos estranhos, pare. Não continue a escaneá-la por três horas esperando um resultado melhor. Fiz isso uma vez com um WD portátil antigo, e a unidade piorou a cada hora. A mesma história se a velocidade de transferência cair drasticamente e o dispositivo ficar offline a cada poucos minutos. Faça um clone primeiro se você ainda tiver acesso de leitura.

Se você perdeu apenas alguns arquivos e a unidade parece estável, recupere primeiro o que for importante. Fotos, documentos de trabalho, pastas de impostos, o que for mais doloroso perder. Não perca tempo organizando arquivos de filmes enquanto o disco está meio morto.

Depois de recuperar o que importa

Eu configuraria backups e pararia de confiar qualquer coisa importante a apenas uma unidade portátil. A WD indica o Acronis True Image, e é uma opção razoável se você quiser backups agendados sem precisar mexer demais. O nome da marca no gabinete não muda o final da história. Unidades falham. Algumas duram anos, algumas param cedo, algumas morrem de um jeito idiota em uma terça-feira qualquer.

O que me salvou depois foi manter cópias em pelo menos dois lugares. Uma local, outra em outro lugar. Desde que comecei a fazer isso, ainda fico irritado quando uma unidade dá problema, mas não fico mais com aquela sensação de aperto no estômago.

Se a unidade WD não estiver aparecendo de jeito nenhum, eu dividiria isso em 2 casos.

1. A unidade gira, acende e aparece no Gerenciador de Dispositivos ou no Gerenciamento de Disco.
  2. A unidade não faz nada, faz cliques ou continua desconectando.

No caso 1, eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não gastaria muito tempo tentando primeiro correções no sistema de arquivos se essas fotos forem muito importantes. O CHKDSK e as ferramentas de reparo às vezes pioram a situação. Leia primeiro. Corrija depois.

O que eu faria:

• Primeiro, tente um cabo USB diferente. Unidades portáteis WD falham por causa de cabos ruins com mais frequência do que as pessoas pensam.
  • Conecte em uma porta USB traseira de um desktop, não em um hub.
  • Verifique o Gerenciador de Dispositivos. Se o Windows vê um dispositivo de armazenamento em massa USB, mas sem letra de unidade, o disco ainda tem chance.
  • Se os dados SMART puderem ser lidos, verifique a saúde com o CrystalDiskInfo. Se a saúde estiver ruim, pare de mexer na unidade original.

A rota mais segura para fazer por conta própria é clonar primeiro e depois escanear o clone. Uma imagem completa oferece uma fonte estável. Se a unidade tiver setores fracos, cada verificação extra reduz suas chances. O Disk Drill é adequado aqui porque oferece suporte à recuperação baseada em imagem, o que importa mais do que nomes chamativos de varredura. Salve as fotos recuperadas em uma unidade diferente. Parece óbvio, mas as pessoas ainda esquecem.

No caso 2, pule o software. Se faz cliques, para de girar ou some a cada poucos minutos, você está em território de laboratório. Fotos de família valem mais do que forçar 20 tentativas caseiras.

Além disso, se o seu modelo WD tiver criptografia de hardware na ponte USB, tirar a unidade do gabinete é uma má ideia. Muita gente em fóruns sugere isso. Em muitas unidades WD, esse movimento deixa você com dados ilegíveis.

Se você quiser um passo a passo rápido antes de mexer no disco, isto ajuda:
vídeo com etapas de recuperação de HD externo WD

Versão curta: se a unidade for reconhecida, clone e depois escaneie com o Disk Drill. Se não for reconhecida ou fizer cliques, pare e procure um profissional. Esse é o caminho mais seguro.

Se as fotos forem realmente insubstituíveis, eu seria um pouco mais rígido que @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles em uma coisa: não fique “testando” o drive por horas só porque ele às vezes aparece. A detecção intermitente costuma ser a pior zona, porque as pessoas pensam “ei, apareceu uma vez, talvez esteja tudo bem” e então o desgastam até a morte.

O que eu faria primeiro:

• Sentir/ouvir sinais de vida
    • rotação normal + luz = talvez recuperável em casa
    • cliques, bipes, repetição de ligar/desligar a rotação = pare aí mesmo
  • Tente apenas as coisas mais fáceis e não invasivas
    • cabo diferente
    • computador diferente
    • sem hub USB
    • se ele tiver fonte de alimentação própria, verifique isso também

Uma coisa que não é mencionada o suficiente: em alguns HDs externos WD, a placa bridge USB lida com a criptografia por hardware automaticamente. Então, se você está pensando “vou só tirar o drive da case e conectá-lo diretamente”, não, nem sempre é seguro. Você pode transformar uma situação legível-mas-estranha em dados ilegíveis muito rápido.

Se o drive for detectado mesmo que brevemente, eu priorizaria copiar primeiro as pastas mais importantes, se arrastar e soltar ainda funcionar de alguma forma. Nem todo mundo precisa de um fluxo de trabalho forense completo no primeiro minuto. Se a cópia direta falhar ou travar, então mude para criação de imagem/recuperação. O Disk Drill serve bem para isso, especialmente se você puder escanear uma imagem em vez de forçar o disco original. Essa parte importa mais do que palavras sofisticadas de marketing, para ser sincero.

Além disso, evite:

• CHKDSK
  • prompts de formatação
  • “inicializar disco” no Windows
  • ferramentas gratuitas aleatórias de reparo da página 6 do Google

Se o drive sofreu uma queda física, leia este tópico primeiro:
caso de recuperação de HD externo WD que caiu com conselhos do mundo real

Versão curta: se o Windows o reconhece, recupere ou crie uma imagem o quanto antes. Se ele clica ou desaparece sem parar, fazer você mesmo é apostar com suas fotos de família. Às vezes, o método mais seguro é fazer menos, não mais.