Excluí acidentalmente arquivos importantes no meu Mac, e agora a Lixeira está vazia antes que eu tivesse a chance de restaurá-los. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos no Mac, seja por meio de backups, opções de recuperação integradas ou software de recuperação confiável, porque alguns desses documentos e fotos são realmente muito importantes.
Eu já estraguei isso uma vez no meu próprio Mac, então entendo o pânico. Esvaziar a Lixeira parece definitivo, mas nem sempre é definitivo. A parte em que as pessoas se complicam é o que acontece depois. Elas continuam usando o Mac, os apps continuam gravando dados, o macOS continua fazendo o que faz, e os blocos antigos do arquivo são reutilizados. Em Macs com SSD, isso fica feio rápido.
Se fosse a minha máquina, eu seguiria esta ordem.
1. Verifique primeiro o Time Machine e o iCloud
Este é o caminho mais rápido quando funciona. Sem varredura, sem adivinhação.
- Abra a pasta onde o arquivo ausente costumava ficar.
- Entre no Time Machine.
- Volte para um backup de antes de esvaziar a Lixeira.
- Restaure o arquivo.
- Depois, entre no iCloud e verifique a área Apagados Recentemente para arquivos ou fotos.
Se você tinha qualquer um desses ativado, talvez resolva tudo em poucos minutos.
2. Verifique os snapshots do APFS
Muitos usuários de Mac deixam isso passar. O macOS frequentemente mantém snapshots locais do APFS mesmo quando o Time Machine não está totalmente configurado. Já vi pessoas pularem backups por meses e ainda assim encontrarem algo útil ali. Abra o Utilitário de Disco, escolha seu volume de Dados APFS e veja se existem snapshots de antes da exclusão. Se houver algum, seus arquivos ausentes ainda podem estar lá dentro.
3. Tente um software de recuperação
Se não houver backup nem snapshot, eu iria direto para um software de recuperação. Para a maioria das pessoas, Disk Drill é a opção mais fácil no Mac. Ele funciona com versões mais recentes do macOS e sistemas Apple Silicon, e o processo é bem simples:
- Instale o app.
- Escolha a unidade onde os arquivos estavam armazenados.
- Execute uma varredura.
- Visualize o que ele encontrar.
- Recupere para outra unidade, se você tiver uma.
Existem ferramentas gratuitas como o PhotoRec. Eu usei uma vez e, sim, ele encontra coisas, mas a saída é bagunçada. Os nomes dos arquivos geralmente desaparecem, a estrutura de pastas desaparece, e organizar os resultados é um saco.
O que as pessoas não esperam é o TRIM. Os SSDs usam isso para apagar dados excluídos de forma mais agressiva do que os antigos discos rígidos faziam. Então o tempo importa muito aqui. Se você continuar usando o Mac depois de esvaziar a Lixeira, suas chances caem. Rápido.
Eu verificaria primeiro o Time Machine e o iCloud, depois os snapshots, e em seguida executaria uma varredura imediatamente se isso não desse em nada. Já vi a recuperação de arquivos funcionar depois de a Lixeira ter sido esvaziada, principalmente quando a pessoa parou de usar o Mac imediatamente e lidou com a recuperação primeiro, em vez de tratar o computador como se nada tivesse acontecido.
Pare de usar o Mac primeiro. Isso importa mais do que a maioria das etapas de recuperação.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre o momento, mas eu colocaria uma verificação até antes das varreduras. Procure na lixeira do app e no histórico de versões. Muitos arquivos são excluídos dentro do app, mas não somem do disco imediatamente. O Fotos tem Apagados Recentemente. O Notas também. Pages, Numbers e Keynote costumam manter versões mais antigas. Os apps do Microsoft 365 às vezes têm cópias de AutoRecuperação. Os apps da Adobe frequentemente deixam arquivos temporários em pastas de salvamento automático. Se o arquivo veio de um app específico, abra esse app antes de fazer qualquer outra coisa.
Em seguida, pesquise em locais ocultos de arquivos temporários e salvamento automático:
~/Library/Containers
~/Library/Application Support
~/Library/Autosave Information
/tmp
Use o Finder, Ir para a Pasta, depois cole esses caminhos. Já recuperei documentos não salvos assim mais de uma vez. É chato, mas funciona com mais frequência do que as pessoas imaginam.
Também verifique os portais web dos serviços em nuvem, não apenas as pastas locais. O Dropbox tem Arquivos Excluídos. O Google Drive tem Lixeira na web. O OneDrive tem sua própria lixeira. Se a sua Mesa ou Documentos estavam sincronizados, o arquivo ainda pode estar lá mesmo que o Finder não mostre nada. As pessoas deixam isso passar o tempo todo.
Se nada disso funcionar, use um software de recuperação. O Disk Drill é a escolha mais comum para Mac porque a visualização é boa e a classificação por tipo de arquivo economiza tempo. Recupere para uma unidade externa, não para o disco interno do seu Mac. Se os dados perdidos forem de negócios ou questões legais, pare e procure um laboratório profissional. Tentativas por conta própria reduzem suas chances.
Mais uma coisa. O histórico do Terminal às vezes ajuda a identificar onde o arquivo estava:
ls -la
find ~/ -name ‘filename*’
Isso não vai restaurar os dados, mas ajuda a restringir a busca. Também vale conferir este guia em vídeo com etapas para recuperação de arquivos no Mac: assista a este tutorial de recuperação de arquivos excluídos no Mac
Se o seu Mac tiver um SSD, as chances caem rápido. Então aja rápido e salve os arquivos recuperados em outro lugar.
A principal coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @boswandelaar já cobriram: verifique se o arquivo já foi anexado, exportado ou duplicado em outro lugar. Parece bobo, mas já vi arquivos excluídos ainda estarem em downloads do Mail, anexos do Messages, salvamentos do AirDrop, Downloads ou em uma pasta de Exportação específica de app. A busca do Finder pode ajudar se você mudar o escopo da busca para This Mac e filtrar por tipo de arquivo + data de modificação.
Além disso, se era um documento, tente isto no Terminal:
mdfind 'kMDItemFSName == '*filename*'
Isso usa o índice do Spotlight, então às vezes encontra rastros mesmo quando a busca do Finder age de forma estranha. Você também pode buscar por tipo:
mdfind 'kMDItemKind == 'PDF'
Um ponto em que eu meio que discordo do conselho usual: não fique fuçando demais na unidade interna se os arquivos realmente importam. Cada reinicialização extra, login, aba do navegador e abertura de app gera mais atividade no disco. Se os dados forem importantes o suficiente, desligue o Mac e trabalhe a partir de outro Mac ou inicialize externamente.
Se fazer você mesmo ainda for o caminho, o Disk Drill provavelmente é a opção mais prática para Mac porque visualizar os resultados economiza muito tempo. Mas se os arquivos forem críticos, pule a fase de deixa eu tentar cinco apps aleatórios e procure um profissional.
Além disso, este tópico em opções de software para recuperação de arquivos de disco rígido de Mac vale uma olhada rápida. É basicamente uma discussão útil sobre recuperação de unidade de Mac com Disk Drill e outras ferramentas, sem um monte de marketing vazio.