Preciso de ajuda para recuperar arquivos do meu cartão SD depois que ele parou repentinamente de mostrar minhas fotos e vídeos. Estou preocupado que tentar soluções aleatórias possa sobrescrever os dados e dificultar a recuperação. Qual é a maneira mais segura de recuperar arquivos do cartão SD sem perder mais nada, e há ferramentas ou etapas confiáveis que eu deva seguir primeiro?
Eu sei como isso é horrível. Apaguei um cartão uma vez depois de um fim de semana longo de trabalho porque achei que já tinha copiado tudo. Não tinha. Se suas fotos foram apagadas por engano, sua primeira ação importa mais do que qualquer outra coisa.
Tire o cartão SD agora. Separe-o. Não tire mais fotos com ele. Não copie arquivos para ele. Não deixe seu celular ou câmera continuarem usando-o.
O que aprendi da pior forma é simples. Apagar uma foto normalmente remove a entrada do arquivo, não os dados da foto que continuam no cartão. O espaço é marcado como livre. Suas imagens muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Quando isso acontece, as chances de recuperação caem rápido. Então o objetivo é evitar gravar qualquer coisa nova.
A forma mais segura que usei para fazer isso está abaixo.
- Use um leitor de cartão SD de verdade
Evite o cabo USB da câmera para o computador, se puder. Muitas câmeras e celulares aparecem em modo de transferência e escondem a estrutura bruta de armazenamento, o que atrapalha varreduras mais profundas. Coloque o cartão no slot SD do seu notebook ou em um leitor de cartões USB.
- Faça uma varredura com software de recuperação
Já testei vários ao longo do tempo. O que me deu menos dor de cabeça foi o Disk Drill. Em cartões SD, foi fácil visualizar o que ele encontrou antes de restaurar qualquer coisa. Isso me poupou de recuperar arquivos inúteis com nomes quebrados. Para vídeo, ele também tem um modo de recuperação de câmera voltado para gravações de dispositivos que dividem ou fragmentam arquivos. Já vi ferramentas mais baratas falharem com esses clipes.
No Windows, a versão gratuita permite recuperar até 100 MB, então você pode verificar se seus arquivos ainda estão visíveis antes de pagar.
- Restaure para outra unidade
Essa parte dá errado o tempo todo. Quando o aplicativo perguntar onde salvar os arquivos recuperados, não mande de volta para o cartão SD. Salve-os no drive interno do seu computador ou em um drive externo separado. Se você gravar arquivos recuperados no mesmo cartão durante a recuperação, corre o risco de sobrescrever o que ainda está tentando tirar dele. É um baita vacilo, sinceramente.
Se quiser outras opções, estas são as que eu consideraria.
R-Studio
Boa escolha se seu cartão tem arquivos RAW grandes como NEF ou CR2 e você não se importa com uma configuração mais complicada. Uma coisa de que gostei é a criação de imagem de disco. Você faz primeiro uma cópia completa byte a byte do cartão, depois faz a varredura da imagem em vez de forçar o cartão repetidamente. O lado ruim é que a interface não é amigável e a versão de teste tem limitações.
TestDisk
Das antigas, gratuito, código aberto, sem interface bonita. Ele roda em uma janela de texto. Se a própria partição estiver danificada, ele tem uma reputação sólida por um motivo. Para navegar por muitas fotos apagadas uma a uma, é complicado. Eu só uso quando outras ferramentas não conseguem identificar a estrutura do cartão.
DiskDigger
Pequeno, leve e, no Windows, você nem precisa de uma instalação completa. Ele reconhece muitas assinaturas de arquivos de imagem e vídeo. A parte irritante é que a versão gratuita atrasa você com confirmação por arquivo, o que fica doloroso se estiver separando centenas ou milhares de fotos. Também existe uma versão para Android, embora funcione melhor em celulares com root.
Mais uma coisa, e eu levaria isso a sério. Não execute ferramentas de reparo como CHKDSK no Windows ou First Aid no macOS se seu objetivo for recuperar fotos. Essas ferramentas tentam reparar danos no sistema de arquivos. Elas não foram feitas para trabalho de recuperação de arquivos apagados. Já vi elas limparem entradas consideradas ruins e levarem junto arquivos que ainda poderiam ser recuperados.
Então, resumindo. Pare de usar o cartão. Use um leitor de cartões. Faça uma varredura com software de recuperação. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Esses quatro passos me deram a melhor chance quando eu mesmo cometi esse erro.
Primeiro, pare de montar o cartão repetidamente. Leituras repetidas são menos arriscadas do que gravações, mas um cartão SD com falha costuma piorar a cada reconexão. Aqui eu divirjo um pouco de @mikeappsreviewer. Examinar primeiro o cartão original não é minha opção favorita se o cartão parecer instável.
Caminho mais seguro:
- Coloque a pequena trava no cartão SD em somente leitura, se o seu cartão tiver uma.
- Use um leitor em um computador.
- Faça primeiro uma imagem do cartão. Cópia completa de setores. Salve no seu PC ou em uma unidade externa.
- Execute a recuperação na imagem, não no cartão.
- Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente.
Se o cartão desconectar, mostrar 0 bytes ou pedir para formatar, pule o reparo por conta própria. Vá direto para a criação de imagem ou para um laboratório profissional.
Para criar a imagem, veja USB Image Tool, R-Studio ou ddrescue no Linux. O ddrescue é ótimo para mídia fraca porque registra áreas defeituosas e tenta novamente de forma inteligente. Se o cartão estiver saudável, mas os arquivos tiverem sumido, o Disk Drill é mais fácil para recuperação de fotos e vídeos, e as visualizações ajudam a separar o que está intacto. Esta análise do Disk Drill para cartão SD e recuperação de fotos também é uma boa visão rápida: assista a esta análise do Disk Drill para recuperação de fotos e cartão SD
Mais uma coisa. Limpe primeiro os contatos do cartão. Apenas microfibra seca. Nada de consertos aleatórios. É assim que as pessoas perdem dados.
Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @caminantenocturno disseram: descubra que tipo de falha você tem antes de começar a atacar o problema com ferramentas. As pessoas tratam “arquivos desapareceram” e “o cartão está morrendo” como se fossem o mesmo problema, e não são.
Se o cartão SD ainda mostra o tamanho correto e monta normalmente, isso geralmente é uma falha mais leve: arquivos excluídos, sistema de arquivos danificado, diretório corrompido. Nesse caso, um software de recuperação como o Disk Drill é uma primeira tentativa bem razoável porque é fácil visualizar fotos e vídeos e recuperá-los para outra unidade. Isso importa mais do que as pessoas imaginam.
Se o cartão estiver se comportando de forma estranha, por exemplo:
- pede para ser formatado
- mostra 0 bytes
- desconecta aleatoriamente
- fica super lento
- causa erros de leitura
então eu realmente tendo mais para a abordagem do @caminantenocturno do que para a do @mikeappsreviewer. Nessa altura, quanto menos mexer, melhor. Faça uma imagem primeiro, se possível, e depois trabalhe a partir da cópia.
Além disso, um ponto pequeno, mas importante: evite usar o celular para a recuperação, se puder. Celulares adoram “ajudar” de formas idiotas, armazenar coisas em cache, remontar o armazenamento e, no geral, deixar a situação mais bagunçada. Use um desktop ou notebook.
Minha regra pessoal:
- cartão estável = escanear com o Disk Drill
- cartão instável = clonar/fazer imagem primeiro, depois recuperar
- cartão fisicamente danificado = pare com as tentativas caseiras
E se os arquivos recuperados voltarem com nomes estranhos, não entre em pânico. A recuperação por file carving muitas vezes perde os nomes originais dos arquivos/estrutura de pastas, mas os dados de imagem/vídeo ainda podem estar intactos. Recuperação feia ainda é recuperação, rs.
Se você quiser mais opiniões, este tópico do Reddit sobre recuperar arquivos excluídos de um cartão SD também tem alguns casos úteis do mundo real.
O maior erro que as pessoas cometem é tentar “reparar” antes de “recuperar”. Isso está ao contrário. Recupere primeiro, conserte depois.