Como faço para um disco ser montado no meu Mac após uma ejeção forçada?

Eu ejetei à força uma unidade externa do meu Mac, e agora ela não monta no Finder nem no Utilitário de Disco como deveria. Preciso de ajuda para descobrir se a unidade está danificada, como recuperar meus arquivos com segurança e quais passos posso seguir para fazer o disco montar novamente no macOS.

Já me deparei com isso no meu Mac mais de uma vez. Você conecta um disco externo e não acontece nada. Nenhum ícone na mesa. Nenhuma entrada no Finder. Nenhum arquivo. A sensação fica ruim rápido, mas eu ainda não presumiria que os dados sumiram. Muitas vezes o disco ainda funciona e o macOS é a parte que está agindo de forma estranha.

Eu começaria pelas verificações básicas primeiro. Elas me economizaram mais tempo do que as correções sofisticadas.

Método 1: Verifique a conexão primeiro

Isso já aconteceu comigo antes. Passei tempo demais culpando uma unidade, quando o problema era o cabo.

1. Desconecte a unidade do seu Mac.
  2. Se ela estiver conectada por meio de um hub ou dock, elimine o intermediário e conecte-a diretamente ao Mac.
  3. Tente outra porta USB ou Thunderbolt.
  4. Troque por um cabo que você já sabe que funciona.
  5. Se você tiver outro Mac ou até mesmo um PC com Windows por perto, teste a unidade nele também.
  6. Procure sinais de vida, rotação, vibração, atividade do LED, qualquer ruído. Se ela ligar, eu consideraria isso um bom sinal, porque pelo menos o dispositivo está recebendo energia.

Método 2: Certifique-se de que o Finder não está ocultando a unidade

Já vi unidades serem montadas normalmente, mas o Finder estava configurado de uma forma que você nunca perceberia.

1. Abra o Finder.
  2. Vá para Finder > Ajustes. Em versões mais antigas do macOS, pode aparecer Finder > Preferências.
  3. Abra a aba Geral.
  4. Marque Discos externos.
  5. Depois abra a aba Barra lateral.
  6. Marque Discos externos ali também.
  7. Volte ao Finder e veja se a unidade aparece.

Recupere os arquivos antes de reparar qualquer coisa

Se o disco aparecer no Utilitário de Disco, mas se recusar a montar, eu pararia por aí e copiaria os dados primeiro. Aprendi isso da maneira mais difícil. As pessoas correm para o Primeiros Socorros ou apagam o disco, e depois percebem que precisavam dos arquivos.

Disk Drill lê o dispositivo de forma mais direta, então não depende do Finder funcionando ou do disco ser montado da maneira usual.

1. Instale e abra o Disk Drill.
  2. Encontre a unidade não montada na lista de dispositivos.
  3. Se o disco parecer instável, use primeiro o Backup byte a byte e crie uma imagem completa.
  4. Espere até que a imagem seja concluída.
  5. Escaneie o disco original ou o arquivo de imagem.
  6. Veja o que ele encontrar.
  7. Visualize os arquivos importantes e confirme que eles abrem.
  8. Escolha o que você quer recuperar.
  9. Salve tudo em outra unidade. Não grave os arquivos recuperados de volta no disco com problema.

Quando os arquivos estiverem seguros em outro lugar, você terá margem para testar correções sem se preocupar com cada clique.

Interromper um processo fsck travado

Isso é estranho, mas eu vi funcionar. Se o macOS achar que o disco foi removido de forma incorreta, às vezes ele inicia uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano. De vez em quando, esse processo trava e o disco nunca é montado.

1. Abra o Terminal.
  2. Execute: sudo pkill -f fsck
  3. Digite sua senha de administrador se o macOS pedir.
  4. Espere alguns segundos.
  5. Verifique se a unidade aparece sozinha.

Eu tive um disco que apareceu quase imediatamente depois de fazer isso.

Redefina a NVRAM no Intel, reinicie normalmente no Apple Silicon

Às vezes, o problema está mais acima nas configurações do sistema, não no disco em si.

Para Macs Intel:

1. Desligue o Mac.
  2. Pressione o botão de energia.
  3. Imediatamente, mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R.
  4. Continue pressionando por cerca de 20 segundos.
  5. Solte e permita que o Mac inicialize.
  6. Reconecte a unidade e teste novamente.

Para Macs Apple Silicon:

1. Desconecte a unidade.
  2. Reinicie o Mac normalmente.
  3. Aguarde até que o macOS carregue completamente.
  4. Conecte a unidade novamente e verifique outra vez.

Reformate o disco se você já salvou os arquivos

Se nada do que foi tentado antes ajudou, e seus dados já foram recuperados, eu partiria para a formatação. Neste ponto, você está tentando tornar o disco utilizável novamente, não proteger arquivos que ainda estejam nele.

1. Abra o Utilitário de Disco.
  2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
  3. Selecione o disco físico, não apenas o volume abaixo dele.
  4. Clique em Apagar.
  5. Dê um nome à unidade e depois escolha APFS se ela for usada apenas no Mac. Escolha exFAT se precisar que funcione tanto no macOS quanto no Windows.
  6. Clique em Apagar e aguarde.

Quando a formatação terminar, desconecte a unidade e conecte-a novamente. Se ela ainda se recusar a montar após uma formatação limpa, eu começaria a considerar uma falha de hardware. Nessa etapa, substituir a unidade geralmente faz mais sentido do que prolongar o problema.

A principal conclusão que tirei de tudo isso foi simples. Recupere primeiro. Repare depois. Unidades podem ser substituídas. Seus arquivos não.

Ejeções forçadas muitas vezes fazem com que um disco rígido externo não consiga ser montado no Mac porque o journal do sistema de arquivos, o mapa de partições ou o cabeçalho do volume ficaram em um estado ruim. Isso não significa que o disco esteja morto.

Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não começaria encerrando processos fsck aleatórios, a menos que você já tenha confirmado que o disco está visível no nível do sistema. Primeiro descubra se o macOS vê o hardware.

Faça isso no Terminal.

diskutil list

Se a unidade aparecer ali, anote o ID do disco, como disk4. Depois execute:

diskutil info /dev/disk4

Procure três coisas. Protocolo. Mapa de Partição. Personalidade do Sistema de Arquivos. Se esses campos parecerem vazios ou estranhos, o gabinete ou a tabela de partições pode estar danificado.

Em seguida, verifique a detecção do sistema:

system_profiler SPUSBDataType
system_profiler SPThunderboltDataType

Se aparecer nas Informações do Sistema, mas não no Utilitário de Disco, eu começo a suspeitar de um problema na placa bridge ou de metadados corrompidos.

Se o volume estiver listado, mas desmontado, tente uma montagem manual:

diskutil mountDisk /dev/disk4

Se falhar, tente primeiro um caminho de conexão somente leitura com o Disk Drill. Essa parte importa. O Disk Drill é útil aqui porque muitas vezes ele vê unidades que o Finder ignora, e você vai querer recuperar os arquivos antes de reparar se o disco tiver coisas importantes. Salve os arquivos recuperados em um disco diferente. Não no mesmo. As pessoas erram isso.

Mais uma coisa que eu tentaria antes de apagar é o Modo Seguro. Inicialize no Modo Seguro, conecte a unidade e depois teste a montagem novamente. O Modo Seguro bloqueia muita tranqueira de terceiros, incluindo drivers NTFS problemáticos e extensões antigas do kernel. Já vi o Paragon e ferramentas de segurança mais antigas interferirem nas montagens.

Verifique também o Console.app em busca de erros de montagem. Procure por ‘diskarbitrationd’ e ‘I/O error’. Se você vir erros de I/O repetidos, leituras lentas ou desconexões, pense em hardware.

Se a unidade não aparecer no diskutil list de forma alguma em vários Macs, eu pararia com o reparo por conta própria. Isso aponta mais para gabinete, energia ou falha do disco.

Este tópico também corresponde ao que você está enfrentando, Erro 49153 em disco externo no Mac, não pode ser montado.

Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @codecrafter realmente insistiram o suficiente: verifique o S.M.A.R.T. ou o status de integridade do disco antes de começar a mexer demais nele.

No Utilitário de Disco, clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos, selecione a unidade física e veja se o S.M.A.R.T. aparece como Falhando ou Verificado. Se for um SSD em uma case decente, você também pode tentar:

diskutil verifyDisk /dev/diskX

Isso verifica o mapa de partição, não apenas o volume. Problema diferente, solução diferente.

Se o volume estiver acinzentado no Utilitário de Disco, tente montar pelo Terminal com uma slice específica, não apenas o disco inteiro:

diskutil mount readOnly /dev/diskXs1

Somente leitura é a parte principal. Menos risco se o sistema de arquivos estiver instável. Se isso funcionar, copie os arquivos imediatamente.

Além disso, se este for um HDD externo e ele estiver clicando, apitando ou parando de girar, pare. Não continue tentando montar. Isso pode piorar a recuperação rapidamente. O mesmo vale se o Console mostrar muitos erros de E/S.

Se os dados forem importantes, faça primeiro uma imagem e depois recupere a partir dela. O Disk Drill é uma opção sólida para esse fluxo de trabalho, especialmente quando uma unidade externa de Mac não monta após ejeção forçada. Se você quiser uma boa visão geral do que ele faz, vale a pena dar uma olhada nisto: veja como o Disk Drill ajuda a recuperar unidades que não montam no Mac.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer: eu não partiria para resets de NVRAM logo no início. Normalmente isso é metadado do disco, case, cabo ou energia. Não firmware do Mac sendo dramático sem motivo.

Eu acrescentaria um ângulo que os outros só tocaram de leve: às vezes a unidade está boa, mas o macOS armazenou em cache um estado de montagem ruim após a ejeção forçada.

Tente esta sequência:

1. Desconecte a unidade.
  2. No Terminal, execute
    diskutil activity
    e veja se o Disk Arbitration ficou preso em loop em tentativas antigas de montagem.
  3. Depois execute
    log show --last 10m --predicate 'process == 'kernel' OR process == 'diskarbitrationd'
    Você está procurando coisas como invalid b-tree node, wrong fs type, media not present ou reinicializações repetidas.

Por que isso importa:

• wrong fs type muitas vezes significa que o problema é o driver do sistema de arquivos, não a morte total do disco.
  • reinicializações repetidas normalmente significam instabilidade na case, no cabo ou na alimentação.
  • invalid b-tree aponta mais para corrupção de diretório.

Pequena discordância com @mikeappsreviewer: eu não daria muito peso às configurações do Finder se o Utilitário de Disco também não consegue montá-lo. Nesse ponto, o problema está abaixo do Finder.

Se a unidade estiver visível como dispositivo bruto, mas o volume não montar, eu evitaria tentativas repetidas de reparo e faria uma imagem primeiro. É aí que o Disk Drill é útil.

Vantagens do Disk Drill

• Bom para detectar unidades externas que não podem ser montadas
  • Backup byte a byte é a atitude certa em mídias instáveis
  • Fluxo de visualização e recuperação mais fácil do que ferramentas puras de Terminal

Desvantagens do Disk Drill

• Não faz milagres se a case ou o disco continuar desconectando
  • Verificações profundas podem levar uma eternidade
  • Os recursos pagos de recuperação podem não valer a pena para problemas menores

Também vale notar, como disseram @codecrafter e @sonhadordobosque: se isso se comporta de forma diferente em uma case nova ou com um adaptador SATA para USB, o disco em si pode estar okay e a placa bridge USB pode ser a falha real. Isso passa despercebido com frequência.