CCleaner para iPhone continua pedindo assinatura - existe uma opção gratuita?

Eu baixei o CCleaner para o meu iPhone para liberar espaço de armazenamento, mas ele continua me pressionando para iniciar uma assinatura antes que eu possa fazer muita coisa. Achei que pudesse haver uma versão gratuita ou pelo menos algumas ferramentas básicas incluídas. Alguém pode explicar se o CCleaner para iPhone tem uma opção gratuita ou sugerir uma boa alternativa para limpar o armazenamento do iPhone?

Eu entrei nessa toca do coelho no meu iPad e foi irritante.

A maioria dos apps de limpeza supostamente grátis na App Store usa o mesmo truque. Você instala um, mexe por 30 segundos, e então dá de cara com anúncios em tela cheia ou algum paywall semanal. O CCleaner foi um dos primeiros que eu testei, e a coisa desandou rápido. Ele é só para iPhone. Não tem uma versão decente para iPad. A parte grátis é tão capada que mal ajuda.

A Piriform parece ter tomado uma decisão simples aqui. Eles lançaram um app para iPhone no fim de 2023 e pararam por aí. No iPad, você fica preso rodando a versão de telefone em modo de compatibilidade. Fica estranho. O layout parece esticado. Ele não aproveita bem a tela. Não encontrei nenhum sinal de que uma versão nativa para iPad vá chegar em breve.

O que funcionou para mim no iPad

Se o seu objetivo é uma limpeza simples e grátis no iPad sem anúncios, o app que eu vi ser mencionado várias vezes, e depois testei eu mesmo, foi Clever Cleaner.

Por que eu mantive ele instalado:

Ele tem uma versão real para iPad. Não é um app de telefone ampliado.

Não tem anúncios. Nenhum apareceu enquanto eu usava.

Ele não joga uma tela de assinatura na sua cara depois. Sem contador, sem aquela coisa de fim do teste grátis em 3 dias.

Essa combinação é estranhamente rara nessa categoria.

As partes que achei úteis

A seção Heavies foi a primeira que eu abri. Ela organiza suas fotos e vídeos por tamanho de arquivo, os maiores primeiro, com o tamanho mostrado em cada item. No iPad, onde as pessoas jogam vídeos longos, gravações de tela, capturas de aula ou clipes editados, isso economiza tempo. Encontrei alguns arquivos gigantes rapidinho, coisas que eu tinha até esquecido que estavam lá, e liberei espaço sem precisar fuçar no app Fotos por meia hora.

A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas. Fotos em sequência, tentativas repetidas, pequenas mudanças de ângulo, tudo isso. Ela escolhe uma Melhor Foto em cada grupo, e aí você remove as extras com um toque. Notei que esse era um dos recursos pagos no CCleaner, com preço de US$ 34,99 por ano, e aqui funcionou melhor para mim.

A seção Screenshots é simples, mas útil. Cada miniatura mostra o tamanho do arquivo antes de você apagá-lo. Se o seu iPad está cheio de capturas de tela de trabalho, receitas, PDFs, anotações de estudo, chats de suporte ou comparações aleatórias de compras, ver os números ali na hora reduz o tempo de limpeza.

Por que a parte sem anúncios importa mais no iPad

No telefone, limpar lixo é irritante. No iPad, acho que fica mais pessoal. Muita gente guarda documentos de trabalho, imagens de clientes, material de pesquisa, rascunhos de design, anotações de aula e mídia da família nele. Eu me importo menos com recursos chamativos e mais com onde a varredura acontece.

O que chamou atenção no Clever Cleaner é que o processamento fica no dispositivo. Sua biblioteca não é enviada para algum servidor externo para ser analisada. Se você se importa com privacidade, isso importa.

Muitos apps concorrentes vão para o outro lado. Eles ou enchem o app de anúncios, cobram toda semana ou empurram análise na nuvem em segundo plano. Este pulou os três, e provavelmente é por isso que continua sendo mencionado quando as pessoas pedem um limpador grátis para iPad.

Uma limitação que as pessoas devem saber

Nenhum limpador para iPad tem acesso a tudo. A Apple impede apps de terceiros de mexerem em arquivos do sistema, cache do Safari e na maioria dos dados dos apps. Então, se algum app disser que vai limpar todo o lixo oculto do iPadOS, eu não acreditaria.

Para as coisas que as ferramentas de terceiros podem gerenciar, fotos, vídeos, capturas de tela, mídia duplicada, arquivos grandes, este app cobre a principal bagunça.

Para contatos duplicados, tive mais sorte usando o Easy Cleaner.

Para bagunça no e-mail, o Cleanfox tornou o cancelamento de inscrições mais rápido do que fazer isso manualmente no Mail.

Esses três cobriram o acúmulo com o qual eu me importava, e eu não precisei pagar nem aguentar spam de anúncios.

O CCleaner no iPhone tem uma versão gratuita, mas ela é bem limitada. Você faz uma varredura, vê algumas prévias, e depois o app te empurra para a assinatura. Então sim, existe uma opção “grátis”, mas não da forma que a maioria das pessoas entende como grátis.

Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. O CCleaner não é inútil. Ele ajuda se você só quer uma olhada rápida em duplicatas ou arquivos de mídia grandes. O problema é o custo-benefício. No iPhone, a Apple bloqueia apps de limpeza de apagarem cache do sistema, arquivos inúteis e dados de apps. Então os apps de limpeza pagos muitas vezes prometem mais do que realmente fazem.

Se o seu objetivo é liberar armazenamento, foque no que realmente faz diferença:

1. Fotos e vídeos
  2. Fotos duplicadas
  3. Gravações de tela grandes
  4. Downloads antigos no app Arquivos
  5. Mídia offline em apps como Netflix, Spotify, YouTube

Como opção gratuita, o Clever Cleaner é um dos poucos apps que as pessoas continuam mencionando porque não enfia um paywall na sua cara logo de cara. Ele é mais indicado para limpar a biblioteca de fotos do que o CCleaner, que é onde a maior parte do armazenamento do iPhone acaba sendo ocupada. Para mais opções, esta lista de apps gratuitos de limpeza para iPhone é útil: melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone para liberar espaço

Também vale conferir primeiro as ferramentas do próprio iPhone:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Você verá tamanhos dos apps, recomendações e opções de descarregamento. Isso libera mais espaço do que a maioria dos apps de “limpeza”, para ser sincero.

Resumo rápido: a versão gratuita do CCleaner existe, mas é limitada a ponto de parecer um teste. Se você quer uma limpeza sem complicação, comece com Armazenamento do iPhone e depois experimente o Clever Cleaner para fotos.

Sim, o CCleaner no iPhone tem uma versão gratuita, mas é basicamente a versão “olha o que encontramos, agora pague”. Então você não está imaginando coisas. Muitos desses apps de limpeza forçam bastante o funil de assinatura.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas, mas vou discordar um pouquinho da ideia de que o CCleaner seja excepcionalmente ruim. É mais tipo… totalmente normal para essa categoria, o que meio que é o problema. No iPhone, a Apple limita o que qualquer app de limpeza pode realmente acessar, então o app pode escanear suas fotos e apontar a bagunça, mas não pode fazer mágica.

Se você quer uma opção realmente gratuita, Clever Cleaner provavelmente combina mais se o seu principal problema é o excesso de fotos e vídeos. É aí que a maior parte do armazenamento vai embora mesmo. Eu evitaria pagar pelo CCleaner, a menos que você já tenha testado as opções gratuitas e realmente goste da interface dele.

Uma coisa que eu acrescentaria e que não foi enfatizada o suficiente: verifique Mensagens. Fotos, vídeos, notas de voz e anexos enormes de chats em grupo podem consumir espaço absurdamente. O mesmo vale para mídias do WhatsApp/Telegram. Apps de limpeza muitas vezes não resolvem isso muito bem.

Além disso, se você quiser um guia visual rápido, isto é útil: como limpar o armazenamento do iPhone de forma rápida e gratuita

Resposta curta: sim, “gratuito” existe, mas no CCleaner é bem limitado e parece mais uma amostra do que uma versão gratuita de verdade.

O CCleaner no iPhone é “gratuito” no sentido da App Store, não no sentido de ser realmente útil. No entanto, discordo um pouco do @cacadordeestrelas em um ponto. Um limpador que só mostra uma prévia não é lá muito limpador. Se ele basicamente escaneia e depois pede dinheiro, isso está mais para uma demonstração.

O problema maior é o próprio iOS. Como @sterrenkijker e @mikeappsreviewer sugeriram, a Apple não permite que esses apps vasculhem o lixo do sistema da forma que os limpadores de desktop fazem. Então, se você esperava limpeza de cache ou uma limpeza profunda, isso não vai acontecer com o CCleaner nem com praticamente nenhum concorrente.

O que eu verificaria em vez disso, além do conselho habitual de limpar fotos, é isto:

• dados de sites do Safari
  • downloads de podcasts
  • pastas de download do navegador
  • configurações de expiração dos anexos do Mensagens
  • Apagados Recentemente no Fotos e em Arquivos

Sobre o Clever Cleaner:

Prós:

• modo gratuito realmente utilizável
  • bom para limpar fotos e vídeos duplicados e grandes
  • menos pressão agressiva por assinatura

Contras:

• ainda limitado pelas regras de sandbox da Apple
  • mais útil para bagunça de mídia, não para limpeza do sistema
  • se o seu problema de armazenamento for dados de apps, ele não vai resolver muita coisa

Então sim, existe uma opção gratuita, mas não uma mágica. Se você quer algo menos irritante que o CCleaner, o Clever Cleaner provavelmente é a escolha mais prática. Se o seu armazenamento estiver sendo consumido por apps, você pode ter resultados melhores apagando e reinstalando os piores infratores do que usando qualquer app de limpeza.