Meu cartão SD da Canon foi apagado acidentalmente antes que eu fizesse backup das minhas fotos, e estou tentando recuperar fotos excluídas de uma sessão recente. Essas imagens são muito importantes, e preciso de orientações sobre os melhores métodos ou softwares de recuperação de fotos que funcionem com cartões SD de câmeras Canon.
Já recuperei fotos apagadas de Canon antes, então eu ainda não descartaria o cartão. A primeira coisa que fiz, e o que você deve fazer, é parar de fotografar com a câmera agora mesmo. Quando uma foto é apagada, a câmera geralmente remove a entrada do índice. Os dados da imagem muitas vezes permanecem no cartão SD até que novos arquivos sejam gravados por cima.
Retire o cartão SD do corpo da Canon e conecte-o ao seu computador com um leitor de cartões. Se o seu cartão tiver a pequena trava física, deslize-a para a posição de bloqueio antes de conectá-lo. Além disso, não formate o cartão, mesmo que o Windows ou o macOS mostre um aviso para reparar ou formatar. Já vi gente clicar nisso por engano. Péssima ideia. Isso muitas vezes significa que o sistema não consegue ler a estrutura de arquivos corretamente, não que suas fotos tenham sumido para sempre.
Se eu estivesse começando do zero, tentaria primeiro o Disk Drill. Eu o usei uma vez em um cartão SD de Canon depois de um susto com exclusão e reutilização, e a ferramenta de visualização me poupou tempo. Você pode verificar se os arquivos recuperáveis ainda abrem antes de restaurá-los. Ele também lê tipos comuns de imagem da Canon, incluindo arquivos RAW.
O que eu faria:
- Instale o Disk Drill no seu computador.
- Insira o cartão SD da Canon usando um leitor de cartões.
- Selecione o cartão SD dentro do Disk Drill.
- Execute uma Verificação Universal.
- Entre nos resultados de Excluídos ou Perdidos.
- Filtre os resultados para Imagens.
- Visualize tudo o que quiser recuperar.
- Recupere os arquivos para o seu computador, não para o mesmo cartão SD.
Também verifique os lugares chatos que as pessoas esquecem. Já encontrei fotos desaparecidas uma vez em uma pasta antiga sincronizada, o que pareceu idiota e ótimo ao mesmo tempo. Procure na Lixeira, no Lixo, no Time Machine, no Histórico de Arquivos, no Google Drive, no OneDrive e no app image.canon da Canon, se você já importou ou sincronizou o cartão antes.
Suas chances são melhores quando o cartão não foi usado desde a exclusão. Se você continuou fotografando ou gravou vídeo depois da perda, a recuperação fica bem mais incerta. Ainda assim, vale a pena tentar.
Se o cartão foi formatado rapidamente na câmera, suas chances geralmente são melhores do que as pessoas imaginam. A sobrescrita completa é a pior situação. A formatação rápida normalmente recria a tabela de arquivos e deixa os dados das fotos lá até que novos cliques os substituam.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: pare de usar o cartão. Onde eu discordo é no seguinte: antes de escanear, faça uma imagem byte a byte do cartão SD se as fotos forem muito importantes. Use o USB Image Tool no Windows ou o dd no Mac/Linux. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se o software de recuperação travar ou o cartão começar a falhar, você ainda terá uma cópia limpa. Isso importa ainda mais em cartões SD mais antigos.
Depois execute o Disk Drill no arquivo de imagem ou no cartão. O Disk Drill costuma ter bom desempenho com JPG, CR2 e CR3 de equipamentos Canon, e a visualização ajuda a separar arquivos íntegros de arquivos inúteis. Salve as fotos recuperadas no seu computador ou em outra unidade. Nunca de volta no cartão SD. Se uma varredura não encontrar os arquivos RAW, faça também uma varredura profunda por assinatura. Demora mais, mas já vi isso recuperar arquivos que uma varredura rápida ignorou.
Mais duas verificações que as pessoas costumam esquecer. Teste o cartão em um leitor diferente, porque leitores com defeito simulam problemas de cartão morto o tempo todo. Também procure por pastas DCIM ocultas com um gerenciador de arquivos configurado para mostrar arquivos ocultos. Parece bobo, mas sim, acontece.
Se você quiser um passo a passo rápido, este vídeo sobre software de recuperação de fotos para cartões SD é bom:
assista a este passo a passo de recuperação de fotos de cartão SD
Se o Disk Drill encontrar arquivos com visualizações corretas, suas chances são boas. Se as visualizações estiverem quebradas ou cinzas, alguns setores foram sobrescritos.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu, mas eu acrescentaria uma coisa que eles meio que contornaram: se essas fotos forem realmente insubstituíveis, pule o impulso de tentar vários apps primeiro e trate o cartão como uma evidência frágil. Algumas tentativas de recuperação são inofensivas, outras são… menos inofensivas.
O que eu faria de diferente:
- Verificaria primeiro a saúde do cartão com algo como H2testw ou a leitura de informações do SD Card Formatter. Se o cartão estiver falhando fisicamente, verificações repetidas podem piorar as coisas.
- Se o cartão montar, copie primeiro toda a estrutura visível de pastas, mesmo que pareça vazia ou corrompida.
- Em cartões Canon, não procure apenas por JPG/CR2/CR3 pelo nome do arquivo. Procure também por arquivos sidecar, pequenos arquivos THM e nomes de pasta estranhos em DCIM/MISC. Às vezes isso mostra se a sessão de fotos ainda está estruturalmente lá.
- Se o Disk Drill encontrar os arquivos, recupere primeiro um pequeno lote e abra-os antes de fazer um grande trabalho de restauração. É uma forma mais rápida de ver se você está obtendo resultados utilizáveis.
Pequena discordância com a abordagem de fazer uma verificação profunda em tudo imediatamente: verificações profundas são ótimas, mas podem remover nomes de arquivos e a estrutura de pastas. Eu geralmente tento primeiro uma recuperação baseada no sistema de arquivos e depois uma verificação por assinatura.
Além disso, se o cartão foi apagado na câmera, a Canon às vezes deixa para trás uma bagunça surpreendentemente recuperável. Se ele foi formatado e depois muito reutilizado, é aí que as coisas ficam feias rapidamente.
E para leitura adicional, este tópico é relevante: Conselhos sobre recuperação de fotos Canon em uma discussão no Facebook
O Disk Drill continua sendo uma escolha sólida aqui, especialmente se você precisar de recuperação de fotos de cartão SD Canon com pré-visualizações, mas teste os arquivos recuperados logo no início para não perder horas restaurando lixo corrompido.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @viajantedoceu, @byteguru e @mikeappsreviewer disseram: verifique se sua Canon gravou rajadas em formato duplo ou clipes de vídeo logo antes da limpeza. Cartões da Canon muitas vezes acabam mais fragmentados do que as pessoas esperam, especialmente se você fotografou em RAW+JPG ou misturou fotos com vídeos curtos. Nesse caso, a recuperação por file carving pode recuperar imagens, mas alguns RAWs recuperados podem abrir parcialmente ou perder os nomes originais.
Minha opinião: não continue reescaneando o cartão físico repetidamente se a primeira varredura der ruim. Esse conselho é repetido com frequência, mas leituras repetidas em um cartão SD com falhas não saem de graça.
O que eu faria diferente:
- Tente montar o cartão em modo somente leitura, se possível.
- Verifique se a capacidade do cartão parece normal no Gerenciamento de Disco / Informações do Sistema. Se o tamanho estiver errado, isso indica problema no controlador, não simples exclusão.
- Execute primeiro uma varredura com reconhecimento de sistema de arquivos.
- Só então use Disk Drill ou outra ferramenta para uma varredura profunda por assinaturas, se a estrutura de pastas tiver desaparecido.
Prós do Disk Drill
- Bom suporte de visualização para recuperação de fotos
- Normalmente encontra bem os formatos Canon JPG e RAW
- Fácil de classificar rapidamente os arquivos recuperáveis
Contras do Disk Drill
- Varreduras profundas podem retornar muita coisa inútil
- Nomes de arquivos/pastas originais podem ser perdidos
- Os melhores recursos não são exatamente uma situação de recuperação gratuita ilimitada
Se o cartão foi realmente apagado por sobrescrita, o software não vai fazer milagres. Se foi uma formatação rápida, as chances ainda são razoáveis. Se as imagens forem importantes como uma oportunidade única na vida e o cartão apresentar comportamento estranho, eu pararia com tentativas caseiras depois de uma tentativa cuidadosa e consideraria um laboratório antes que o controlador se degrade ainda mais.