Alguém pode recomendar uma ferramenta de recuperação USB após uma formatação acidental?

Formatei acidentalmente minha unidade USB e perdi arquivos importantes dos quais ainda preciso. Estou procurando uma ferramenta confiável de recuperação para USB que possa recuperar dados após a formatação sem piorar a situação. Se alguém já usou uma com sucesso, eu realmente agradeceria seu conselho.

Recuperação de USB, de alguém que já estragou isso antes

Isso já me aconteceu vezes suficientes para eu conhecer bem a sensação. Você conecta um pendrive, abre, e ou a pasta parece vazia ou o Windows mostra a adorável mensagem você precisa formatar o disco. E como arquivos excluídos de unidades USB não vão para a Lixeira, a situação fica feia rápido.

O que aprendi da forma difícil é simples. Se você quer a melhor chance de recuperar os arquivos, ignore os apps supostamente gratuitos com botão bonito e resultados fracos. Você precisa de uma ferramenta com uma taxa de recuperação sólida e uma interface com a qual não seja preciso brigar. Para a maioria das pessoas, um app de recuperação pago funciona melhor porque lida com unidades formatadas e sistemas de arquivos corrompidos, não apenas exclusões recentes.

O que eu tentaria primeiro

Se você quer uma opção que cubra a maioria dos casos em 2026, continuo vendo o Disk Drill aparecer por um motivo. Eu o usei em pendrives, cartões SD e um disco externo que achei que tinha perdido de vez. Ele se saiu melhor do que eu esperava.

Para recuperação de USB, a varredura é a parte que me importa. Ela verifica com vários métodos ao mesmo tempo e procura por mais de 400 tipos de arquivo. Isso importa quando o sistema de arquivos está meio quebrado e a lógica normal de desfazer exclusão deixa de funcionar.

A ferramenta de visualização ajuda bastante também. Eu não gosto de esperar por uma varredura longa só para recuperar arquivos inúteis que nem abrem. Com a visualização, você pode verificar se o arquivo ainda parece utilizável antes de gastar tempo com a recuperação.

Outra coisa que eu usaria imediatamente em um pendrive instável é o recurso de backup byte a byte. Se a unidade desconecta aleatoriamente, fica lenta ou gera erros de leitura, faça uma imagem primeiro. Analise a imagem no seu PC, não o pendrive instável. Menos estresse no hardware, melhores chances. No Windows, normalmente há até 100 MB de recuperação gratuita, o que é suficiente para testar se ele encontra os arquivos certos.

Se você entende de ferramentas de armazenamento

O R-Studio é o que as pessoas mencionam quando o caso está complicado. Eu o testei uma vez em um problema de partição e, sim, ele vai fundo. Menus por toda parte. Termos que a maioria das pessoas não quer ler durante o pânico de perda de dados. Mas se você sabe o que está fazendo, ele dá mais controle do que a maioria dos apps para consumidores.

Eu o indicaria para usuários técnicos em casos de partições ausentes, danos lógicos feios ou situações em que ferramentas mais simples falham. Além disso, é uma compra única, o que eu prefiro. Mas custa mais caro no início.

Se o seu orçamento é zero

Você ainda tem opções. Elas não são iguais.

Recuva

Essa é a opção fácil. Interface limpa, pouca fricção, boa para a situação apaguei um arquivo há dez minutos e parei de mexer na unidade. Nesses casos, costuma funcionar bem.

Pelo que vi, ele começa a falhar depois da formatação ou quando o USB aparece como RAW. Aí a taxa de acerto cai. Ainda assim, eu tentaria primeiro se você quiser uma opção gratuita antes de partir para outra.

PhotoRec

Esse é mais bruto, mas mais forte em alguns casos bem complicados. É de código aberto e ignora o sistema de arquivos danificado. Em vez disso, ele escaneia setores brutos e procura assinaturas de arquivo. É uma boa abordagem quando a estrutura foi destruída.

A desvantagem é irritante e real. Não há uma interface gráfica normal. Telas de texto à moda antiga. Além disso, você geralmente perde os nomes originais dos arquivos e das pastas. Então os arquivos recuperados acabam com nomes como f12345.jpg, f12346.png, e lá se foi sua noite organizando tudo à mão. Ainda assim, se o gratuito é a regra e você precisa de força bruta, essa é a opção.

Regras que eu seguiria antes de fazer qualquer coisa

1. Retire a unidade se você apagou algo por engano

Sobrescrever mata dados recuperáveis. Mesmo quando você não está copiando arquivos por conta própria, o Windows pode gravar pequenos dados em segundo plano no USB. Se novos dados forem gravados onde seu arquivo excluído estava, acabou.

2. Nunca salve os arquivos recuperados de volta no mesmo pendrive

Já vi gente fazer isso e piorar a situação. Recupere do USB, salve no seu PC, em outro disco externo, em qualquer outro lugar. Gravar os dados recuperados de volta no mesmo pendrive pode sobrescrever os arquivos que você estava tentando salvar. Erro brutal.

3. Olhe o Gerenciamento de Disco antes de perder tempo

Se o computador nem detecta o dispositivo, o software não vai salvar você. Nesse ponto, é caso para laboratório de reparo. Se a unidade aparecer como RAW ou Não Alocado, o software de recuperação ainda pode ter uma chance.

O que eu faria primeiro

Eu começaria com a versão de teste do Disk Drill e veria se os arquivos ausentes aparecem na visualização. Se aparecerem, você está em uma situação razoável. Se a unidade estiver em pior estado e você entender bem de ferramentas de armazenamento, vale a pena dar uma olhada no R-Studio. Se você precisa de uma opção gratuita, tente primeiro o Recuva, depois passe para o PhotoRec se o caminho fácil não der em nada.

Essa é a ordem que eu usaria. Já me salvou uma vez e, ah, mais de uma vez, para ser sincero.

Se o formato foi formatação rápida, suas chances ainda são razoáveis. A formatação completa é bem pior no Windows moderno.

Minha escolha é o Disk Drill primeiro, principalmente por um motivo. Ele visualiza bem os arquivos encontrados, então você vê se seus documentos e fotos estão intactos antes de pagar ou recuperar. Para unidades USB formatadas, isso economiza tempo. Também gosto mais da opção de imagem de disco dele do que a de algumas outras ferramentas. Se seu USB está se comportando de forma estranha, crie uma imagem primeiro e depois escaneie a imagem. Menos risco de piorar a situação.

@mikeappsreviewer mencionou algumas opções sólidas. Discordo um pouco sobre o Recuva como primeira tentativa gratuita após a formatação. Para exclusão simples, sim. Para um pendrive formatado, eu pularia direto para TestDisk/PhotoRec se você quiser algo grátis. Interface feia, chances melhores.

Versão curta:

1. Pare de usar o USB agora.
  2. Se ele desconecta ou apresenta erros, crie uma imagem primeiro.
  3. Escaneie com Disk Drill ou R-Studio.
  4. Recupere os arquivos para o seu PC, não de volta para o USB.

Se você quiser uma opinião fácil de ler antes de instalar, esta análise do Disk Drill para recuperação de USB e unidades formatadas vale a pena conferir.

Se a unidade não mostrar nenhum tamanho no Gerenciamento de Disco, pule o software. Isso aponta para problema de hardware. Se ela aparecer como RAW ou com tamanho normal, você ainda tem uma chance. Já recuperei pendrives formatados assim algumas vezes. Lento, irritante, mas funcionou.

Se foi uma formatação rápida acidental, suas chances ainda são bem razoáveis. Eu até colocaria o UFS Explorer na lista de opções também, já que @mikeappsreviewer e @stellacadente já cobriram os suspeitos de sempre. Ele não é tão amigável para iniciantes quanto o Disk Drill, mas já consegui recuperar arquivos com ele de pen drives formatados quando apps mais simples só encontravam fragmentos ou nomes sem sentido.

Minha opinião:

• Disk Drill provavelmente é a melhor primeira tentativa se você quer algo fácil de usar e não passar 3 horas brigando com menus.
  • UFS Explorer é ótimo se o USB tiver danos estranhos no sistema de arquivos ou se a formatação fez mais do que você imaginava.
  • DMDE é outro que vale mencionar. Tem cara de antigo, funciona surpreendentemente bem, e a versão gratuita consegue recuperar alguns arquivos em lotes. Não é exatamente bonito, mas perda de dados também não é.

Uma pequena discordância do conselho habitual: eu não ficaria pulando entre 5 apps de recuperação no mesmo USB se ele estiver agindo de forma instável. Cada varredura longa é estresse extra. Se a unidade estiver desconectando, ficando lenta ou fazendo o Windows travar, pare e crie uma imagem dela primeiro, ou você pode acabar fritando o dispositivo de vez.

Além disso:

• não copie nada novo para o USB
  • não formate novamente
  • recupere para outra unidade apenas

Se você quiser comparar os melhores softwares de recuperação de dados para pen drives e discos formatados, vale a pena conferir essa lista antes de instalar qualquer tranqueira aleatória.

Versão curta: Disk Drill primeiro pela facilidade e bons resultados, UFS Explorer ou DMDE se o caso ficar complicado. Se o USB nem estiver sendo detectado corretamente, provavelmente software nenhum vai resolver.