Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu MacBook e percebi tarde demais que eles não tinham backup. Estou procurando um software confiável de recuperação de dados para MacBook que seja seguro de usar e tenha uma boa taxa de sucesso, porque realmente preciso recuperar documentos de trabalho e fotos pessoais o mais rápido possível.
Minha opinião depois de experimentar uma pilha de aplicativos de recuperação para Mac
Passei os últimos anos testando ferramentas de recuperação de dados para Mac em unidades USB meio mortas, cartões SD instáveis, volumes APFS com danos de diretório e um SSD externo que eu deveria ter substituído muito antes. Se você quer uma opção única para a maioria das pessoas, eu ainda tendo a Disk Drill.
Não porque ela ganha em tudo. Não ganha. Continuei voltando para ela porque a combinação pareceu certa. Os resultados de recuperação foram sólidos, o aplicativo não me atrapalhou e funcionou em Macs mais novos sem comportamento estranho. Muitos programas de recuperação para Mac caem em dois grupos: simplificados demais ou irritantes e técnicos demais. Este fica no meio, que para a maioria das pessoas é o ponto ideal.
Onde ele funcionou bem para mim
A versão para Mac parece feita para o macOS em vez de simplesmente adaptada do Windows. Notei algumas coisas práticas logo de cara:
- O suporte a APFS é decente
- O suporte ao Apple Silicon não me deu problemas
- SSDs externos, cartões SD, pen drives e volumes do Time Machine foram fáceis de escanear
- As pré-visualizações de arquivos foram úteis, o que me poupou de recuperar lixo
- Inclui ferramentas de backup e imagem de disco, o que importa quando uma unidade está instável
Em uma unidade APFS danificada, consegui recuperar mais arquivos utilizáveis com ele do que com alguns outros aplicativos que testei. Não foi um milagre. Ainda assim, melhor.
As partes que acho mais importantes
Se você está comparando ferramentas de recuperação, estes foram os pontos com que eu me importei:
- Qualidade da recuperação em arquivos excluídos e unidades formatadas
- Se as pré-visualizações funcionavam antes de eu começar a copiar as coisas
- Se o aplicativo me permitia criar uma imagem de um disco com falha primeiro
- Suporte a formatos de mídia, especialmente fotos, vídeo e arquivos RAW de câmera
- Quanto atrito a interface adicionava quando eu já estava estressado
O Disk Drill se saiu bem o bastante nos cinco pontos. É por isso que continuo mencionando ele.
Outras ferramentas de recuperação para Mac com as quais eu ainda me incomodaria
Eu não diria que é a única opção que vale a pena instalar. Depende do que deu errado.
PhotoRec
O PhotoRec é gratuito, feio e mais forte do que as pessoas esperam. Tive bons resultados com ele em cartões SD e em danos mais bagunçados ao sistema de arquivos. A desvantagem é pesada. Você normalmente perde os nomes originais e a estrutura de pastas, então os arquivos recuperados caem em uma pilha gigante. Se depois você tiver que organizar milhares de imagens, isso cansa rápido.
iBoysoft Data Recovery
Este pareceu mais fácil para iniciantes. O suporte a APFS pareceu bom nos meus testes, e a interface não exigiu muita adivinhação. Minha reclamação foi o preço. O modelo de assinatura fica irritante muito rápido se você só precisa de recuperação uma vez.
Data Rescue
Ferramenta mais antiga, ainda útil em alguns casos. Eu não a chamaria mais de minha primeira instalação, embora eu já a tenha visto se sair bem em unidades externas e recuperações mais simples em que o dano não era tão profundo.
A parte em que as pessoas erram
O maior erro não é a escolha do software. É o que acontece logo depois que os arquivos desaparecem.
Pare de usar a unidade.
Estou falando sério. Não continue salvando coisas nela. Não fique mexendo nela por uma hora. Não instale ferramentas nela se você tiver outro disco disponível. Em SSDs, o TRIM piora isso. Os dados excluídos em Macs modernos são apagados rápido, e quando somem, acabou. Aprendi isso do jeito mais irritante.
O que eu faria primeiro
Se seus arquivos importam, esta é a ordem que eu seguiria:
- Pare todas as gravações na unidade afetada
- Instale o software de recuperação em outra unidade, se tiver uma
- Recupere os arquivos para outra unidade, nunca de volta para a mesma
- Clone ou crie uma imagem de unidades instáveis antes de repetir escaneamentos
- Pule ferramentas aleatórias de reparo até depois da recuperação
Muitas recuperações fracassadas acontecem porque as pessoas continuam tratando a unidade danificada como se nada tivesse acontecido. Abrem arquivos, copiam coisas de um lado para o outro, reiniciam, executam programas que prometem consertar, e depois se perguntam por que a varredura volta vazia. Vi isso vezes demais.
Minha resposta curta
Se um amigo me pedisse um aplicativo de recuperação para Mac sem querer uma palestra, eu ainda indicaria Disk Drill. É a recomendação segura mais fácil que tenho com base no meu próprio uso.
Se você entende de ferramentas de recuperação, ou o caso é estranho, PhotoRec, iBoysoft Data Recovery ou Data Rescue podem servir melhor. Bagunça diferente, ferramenta diferente. Normalmente é assim que acontece.
Se os arquivos foram apagados do SSD interno do seu MacBook, a velocidade importa mais do que a escolha do aplicativo. O TRIM em unidades APFS apaga blocos excluídos rapidamente. Então eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma coisa. Eu colocaria a criação de imagem do disco em primeiro lugar se a unidade estiver se comportando de forma estranha, não em segundo.
Em relação ao software, o Disk Drill ainda é a escolha inicial mais segura para a maioria das pessoas no macOS. Ele lida bem com APFS, permite visualizar arquivos e não te afoga em menus. A facilidade importa quando você está estressado e tentando não piorar a situação. Também já vi o R-Studio recuperar melhor a estrutura de pastas em alguns casos mais difíceis, mas ele é menos amigável e mais fácil de interpretar errado se você é novo nisso.
Minha lista curta:
- Disk Drill, melhor equilíbrio entre segurança e facilidade.
- R-Studio, mais forte para casos avançados.
- PhotoRec, grátis, saída bagunçada, muitos arquivos renomeados.
Duas regras. Instale o software de recuperação em uma unidade diferente. Recupere para uma unidade diferente também. Se você continuar usando o MacBook, suas chances caem rapidamente.
Se você quiser um passo a passo rápido, este guia em vídeo sobre os melhores softwares de recuperação para Mac é um ponto de partida razoável. Vale a pena dar uma olhada antes de clicar por aí e piorar a situação.
Se isso foi excluído do SSD interno do MacBook, vou discordar um pouco do conselho habitual de apenas testar um monte de aplicativos do @mikeappsreviewer e @boswandelaar. Em Macs modernos, às vezes a resposta real é: o software talvez já seja tarde demais por causa do TRIM. Isso não é pessimismo, é apenas como APFS + SSDs funcionam.
Dito isso, se os arquivos sumiram de uma unidade externa, cartão SD, pendrive, ou a exclusão foi muito recente, Disk Drill for Mac ainda é a primeira coisa que eu tentaria. Não porque seja mágico, mas porque é uma das ferramentas de recuperação de dados para Mac mais seguras para pessoas comuns. O recurso de visualização ajuda, e é menos provável que faça você clicar em dez coisas erradas enquanto entra em pânico. Se você quiser mais controle, R-Studio vale a pena conferir, mas definitivamente não é amigável para iniciantes. PhotoRec ainda pode conseguir algumas recuperações impressionantes, mas organizar a saída é uma bagunça total.
Minha opinião:
- Disk Drill = melhor primeira tentativa para recuperação de dados do MacBook
- R-Studio = mais potente se você souber o que está fazendo
- PhotoRec = grátis, caótico, às vezes surpreendentemente eficaz
Mais uma coisa que as pessoas ignoram: verifique Apagados Recentemente em Fotos, Notas, Arquivos e iCloud Drive antes de escanear qualquer coisa. Parece óbvio, mas as pessoas deixam isso passar o tempo todo.
Se você quiser mais discussão do lado da Apple, este tópico é útil: conselhos no fórum da Apple para recuperar arquivos excluídos no Mac.
Além disso, não instale software de recuperação na mesma unidade que você está tentando salvar. Meio que perde o sentido, para ser sincero.