Alguém pode me ajudar a recuperar dados de um pendrive corrompido?

Meu pendrive ficou corrompido de repente depois que eu o desconectei, e agora meu computador diz que ele precisa ser formatado antes que eu possa abri-lo. Ele tem arquivos de trabalho importantes e fotos pessoais que eu realmente preciso recuperar. Estou procurando a melhor maneira de recuperar dados de um pendrive corrompido sem piorar o problema.

Já estive nessa confusão antes. Um pen drive parece estar normal em um dia, depois o Windows se recusa a abri-lo ou joga o aviso de formatação na sua cara.

Primeiro passo, vá com calma. Eu ainda não formataria. Também não executaria o CHKDSK ainda. O mesmo vale para aplicativos aleatórios de reparo dos resultados de busca. Fiz isso uma vez em um pen drive antigo com documentos de trabalho, e isso piorou a recuperação depois. Se seus arquivos importam, proteja os dados primeiro, conserte a unidade depois.

Por que as unidades USB acabam corrompidas

Pelo que vi, a causa pode ser qualquer uma:

1. Remover a unidade durante uma transferência
  2. Danos no sistema de arquivos
  3. Desgaste da NAND após anos de uso
  4. Malware
  5. Queda de energia durante gravações
  6. Drivers USB ruins ou portas instáveis
  7. Danos físicos no conector ou na placa

Unidades flash antigas ficam estranhas. Em um dia montam. No dia seguinte mostram RAW, travam o Explorer ou desaparecem no meio da cópia. Já vi os três casos.

Quando eu tentaria usar software primeiro

Eu ainda tentaria um software de recuperação se a unidade mostrasse alguns sinais de funcionamento:

1. Ela aparece no Gerenciamento de Disco
  2. O tamanho parece correto
  3. O Windows pede para formatá-la
  4. A partição aparece como RAW ou inacessível

Se você estiver em um desses casos, ainda há uma boa chance de recuperar os arquivos sem abrir o dispositivo ou enviá-lo para assistência.

Quando eu pararia de mexer nisso

Há alguns sinais de alerta em que eu abandonaria rapidamente a solução caseira:

1. A unidade não é detectada em lugar nenhum
  2. Ela continua perdendo a conexão
  3. O conector USB está torto, solto ou quebrado
  4. Ela esquenta rápido
  5. Os arquivos são do tipo que você não pode substituir

Esse do calor é uma má notícia. Uma vez tive um pequeno pendrive USB 3.0 que fazia isso. Ele esquentava em segundos e sumia do sistema repetidamente. Depois disso, deixei ele quieto.

O que eu usaria para recuperar arquivos

Se o dispositivo ainda puder ser lido em algum nível, eu escolheria o Disk Drill. Já o usei em pen drives que o Windows não montava, partições danificadas e uma unidade que aparecia como RAW.

A parte de que mais gosto é a opção de backup byte a byte. Se o USB estiver instável, faça uma imagem primeiro e escaneie a imagem em vez de forçar o hardware original. Isso importa mais do que as pessoas imaginam.

https://www.youtube.com/watch?v=oJ1aQPFxTag&t=168s

Como eu lidaria com a recuperação

1. Instale o Disk Drill no seu computador, não na unidade USB
  2. Conecte o pendrive
  3. Abra o aplicativo e selecione o dispositivo USB
  4. Se ele parecer instável, crie primeiro um backup byte a byte
  5. Execute a verificação completa
  6. Visualize o que ele encontrar
  7. Recupere os arquivos importantes para outra unidade

Não salve os arquivos recuperados de volta na mesma unidade USB. Eu sei que parece óbvio, mas as pessoas fazem isso quando estão estressadas e com pressa.

Depois que os arquivos estiverem seguros

Depois que seus dados estiverem salvos, aí eu mexeria nas etapas de reparo.

Vale a pena tentar:

1. Atribuir uma nova letra de unidade no Gerenciamento de Disco
  2. Executar o CHKDSK se o sistema de arquivos parecer danificado
  3. Tentar a Verificação de Erros do Windows
  4. Remover e reinstalar o dispositivo USB no Gerenciador de Dispositivos
  5. Formatar a unidade se a corrupção continuar voltando

Minha regra é simples. Se um pen drive continuar falhando depois de uma formatação, eu paro de confiar nele. Arquivos ausentes, gravações com falha, desconexões aleatórias, corrupção recorrente, qualquer uma dessas coisas já basta para mim. Essas coisas são baratas. Seus dados não são.

Não formate. E eu também deixaria o CHKDSK de lado no início, igual ao que @mikeappsreviewer disse. Onde eu discordo um pouco é no seguinte: antes de jogar um software de recuperação nisso, veja que tipo de falha você tem.

Triagem rápida:

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Veja se o USB mostra o tamanho correto.
  3. Se o tamanho estiver errado, tipo 0 bytes ou algum número estranho, isso aponta mais para falha de hardware ou do controlador.
  4. Tente uma porta USB diferente e, se tiver, outro PC.
  5. Se Linux estiver disponível, inicialize por um USB live e veja se ele monta lá. Às vezes o Linux lê unidades que o Windows se recusa a abrir.

Se a unidade estiver estável e visível, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de dados de USB. Eu recuperaria primeiro as fotos e os arquivos de trabalho mais importantes, não tudo de uma vez. Lotes pequenos reduzem falhas em mídias instáveis. Se as visualizações funcionarem, suas chances são melhores.

Se o USB desconecta, faz cliques, trava o Explorador de Arquivos ou esquenta, pare. Cada reconexão pode piorar as coisas. Nesse ponto, a recuperação profissional é o caminho mais seguro.

Este vídeo ajudou a explicar as etapas de recuperação de arquivos de USB em inglês simples:
guia em vídeo passo a passo para recuperação de arquivos de unidade USB

Depois da recuperação, aposente o pendrive. Corromper uma vez após desconectar já é irritante. Corromper duas vezes significa que é lixo.

Se a unidade ainda aparecer de alguma forma, uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @ombrasilente disseram é: verifique as informações de integridade no estilo S.M.A.R.T. se o seu controlador USB expuser isso, ou pelo menos observe o Visualizador de Eventos do Windows logo após conectá-la. Parece coisa de nerd, mas erros repetidos de disco/redefinição ali podem te dizer bem rápido se isso é corrupção do sistema de arquivos ou se o próprio pendrive está morrendo.

Eu discordo um pouco do conselho de tentar Linux cedo, só porque alguns pendrives USB instáveis se comportam pior quanto mais você continua montando eles em sistemas diferentes. Se os arquivos forem super importantes, eu minimizaria os testes e iria direto para criação de imagem ou varredura.

Além disso, se o Explorador de Arquivos travar quando você clicar na unidade, não continue forçando. Use algo que leia o dispositivo com mais cuidado. O Disk Drill é bom para isso, especialmente se você puder escanear o USB e recuperar primeiro as pastas mais críticas. Eu começaria apenas com documentos/fotos, não com tudo de uma vez. Menos estresse para um pendrive com falha.

Outro truque pouco lembrado: verifique se os seus arquivos foram na verdade copiados para uma estrutura de pastas oculta após a corrupção. Às vezes os dados ainda estão lá, mas a tabela de diretórios foi destruída. Uma varredura de recuperação adequada ainda pode encontrá-los por assinatura.

Se você quiser mais opiniões sobre ferramentas de recuperação de USB, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
melhores recomendações de software para recuperação de pendrive

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se o USB estava criptografado com BitLocker ou software de segurança do fabricante, a recuperação fica muito mais chata, então mencione isso antes de tentar correções aleatórias. E sim, se ele começar a desconectar, pare de mexer nele. Esse é o ponto em que o faça-você-mesmo vira território de como-eu-consegui-piorar-isso muito rápido.

Uma coisa que eu acrescentaria e que @ombrasilente, @sognonotturno e @mikeappsreviewer só tocaram indiretamente: verifique se o problema está na tabela de partição, não apenas no sistema de arquivos. No Gerenciamento de Disco, se o USB aparecer como não alocado, mas com a capacidade total presente, isso às vezes significa que os metadados da partição foram destruídos, enquanto os dados reais dos arquivos ainda existem. Nesse caso, “reparar” cedo demais pode sobrescrever exatamente o que você precisa.

Minha opinião: não fique conectando e desconectando repetidamente só para testar. Discordo um pouco da abordagem de “tentar vários ambientes” se o pendrive estiver se comportando de forma instável. Cada tentativa de montagem significa mais leituras, mais atividade do controlador, mais chances de ele falhar de vez.

O que eu faria em seguida:

• Use primeiro uma ferramenta de imagem em nível de setor, se possível
  • Trabalhe a partir da imagem, não do USB
  • Depois escaneie a imagem com o Disk Drill

Prós do Disk Drill:

• bom para encontrar arquivos em mídia removível RAW/corrompida
  • a visualização ajuda a verificar se a recuperação é real antes de salvar
  • o fluxo de trabalho com imagem/backup é útil em pendrives frágeis

Contras do Disk Drill:

• varreduras profundas podem demorar
  • os nomes de arquivos/estrutura de pastas recuperados nem sempre ficam perfeitos
  • os melhores resultados geralmente vêm da versão paga

Se o Disk Drill não encontrar dados significativos, isso nem sempre significa que os arquivos desapareceram. Também pode significar falha em nível de controlador, algo que a recuperação por software geralmente não resolve. Se os arquivos forem realmente insubstituíveis, pare antes que os experimentos se acumulem. É aí que a recuperação profissional começa a fazer mais sentido do que tentativas caseiras.