Ainda é possível recuperar vídeos excluídos da GoPro? Algum conselho?

Apaguei acidentalmente as filmagens de vídeo da minha GoPro enquanto liberava espaço no cartão SD, e agora estou tentando descobrir se há alguma maneira de recuperar esses arquivos. Os clipes são realmente importantes, e eu quase não usei o cartão desde que isso aconteceu. Estou procurando ajuda com a recuperação de vídeos da GoPro, filmagens excluídas do cartão SD e o melhor software de recuperação ou as etapas a tentar.

Já precisei recuperar clipes perdidos da GoPro mais de uma vez e, sim, esse tipo de recuperação é um dos mais complicados. Às vezes, a filmagem excluída ainda está no cartão. O problema é que o vídeo de câmera de ação é algo bem diferente de uma foto excluída ou de um arquivo do Word.

Faça isso antes de qualquer outra coisa

Pare de usar o cartão SD.

Estou falando sério. Não grave mais vídeos. Não formate o cartão. Não execute ferramentas de reparo que você encontrou às pressas. Quando um arquivo é excluído, os dados do vídeo geralmente permanecem no lugar até que novas gravações sejam feitas por cima. Cada nova gravação reduz suas chances.

Eu verificaria algumas coisas simples primeiro:

1. Lixeira da nuvem GoPro ou Itens Excluídos Recentemente, se a sua conta incluir isso
  2. Qualquer gravação copiada no seu PC, unidade externa ou pasta de backup antiga
  3. Arquivos LRV no cartão, já que essas prévias em baixa resolução às vezes salvam o dia
  4. Se a própria câmera oferece um aviso de reparo depois que você recoloca o cartão nela

Se nada disso trouxer algo útil, então sim, um software de recuperação é o próximo passo.

Por que a recuperação de GoPro dá errado com tanta frequência

Isso confunde muita gente. Um JPG excluído costuma ser simples. Um clipe excluído da GoPro, nem tanto.

Nas câmeras mais novas, a gravação normalmente não é salva como um único bloco MP4 organizado. A GoPro costuma armazenar o vídeo principal, fluxos de pré-visualização, áudio, dados de GPS, miniaturas e outros metadados em partes espalhadas pelo cartão. Às vezes, muitas partes.

Então você faz uma varredura, o aplicativo diz que encontrou um MP4, você o restaura, e o arquivo não abre. Já vi isso acontecer. O software pegou fragmentos, mas não os remontou na ordem correta.

Isso costuma aparecer bastante em:

1. Modelos GoPro Hero
  2. Drones DJI
  3. Câmeras Insta360
  4. Câmeras Sony, Canon, Nikon e Panasonic recentes
  5. Câmeras veiculares

Para recuperação de vídeo, a varredura sozinha não conta toda a história. O método de reconstrução importa muito.

O que eu tentaria primeiro

Eu começaria com Disk Drill.

A parte que eu usaria é o modo Recuperação Avançada de Câmera. Este é o principal motivo pelo qual eu o escolheria para gravações de GoPro. Em vez de tratar a gravação como um único arquivo limpo, ele analisa fragmentos de vídeo espalhados e tenta reconstruí-los em algo reproduzível. Essa abordagem combina com dispositivos como GoPros, drones, câmeras veiculares e outras câmeras que dividem as gravações por todo o cartão.

As etapas são simples o bastante:

1. Coloque o cartão SD no computador usando um leitor de cartões
  2. Abra o Disk Drill
  3. Selecione o cartão de memória
  4. Escolha Recuperação Avançada de Câmera
  5. Execute a varredura
  6. Visualize o que ele encontrar
  7. Salve os arquivos recuperados em outra unidade

O recurso de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Já usei ferramentas em que você recupera primeiro e só depois separa os arquivos danificados. Aqui, muitas vezes você consegue verificar se o clipe é reproduzível antes de prosseguir. O Disk Drill também sugere criar primeiro uma imagem byte a byte do cartão se ele estiver instável. Eu faria o mesmo com qualquer cartão problemático.

Outras opções que as pessoas mencionam

PhotoRec é a opção gratuita que eu manteria na caixa de ferramentas.

Ele recupera uma enorme variedade de tipos de arquivo e não custa nada. A desvantagem é que a experiência é bem bruta. Não há reconstrução dedicada de vídeos de câmera, nem sistema de visualização, nem fluxo de trabalho focado em gravações fragmentadas de câmeras de ação. Você pode acabar encarando uma pilha de arquivos recuperados com nomes aleatórios e organizando tudo manualmente. Já fiz isso uma vez. Não foi divertido.

O UFS Explorer é um tipo diferente de ferramenta. Mais avançada, mais técnica e mais adequada para casos difíceis do que muitos aplicativos para consumidores. Se você já conhece bem softwares de recuperação, faz sentido. Ainda assim, para esse problema específico com GoPro, ele não tem o mesmo caminho de recuperação simplificado e focado em câmeras que o Disk Drill tem.

Minha ordem de ataque

Se a filmagem excluída veio de uma GoPro mais nova, de um drone DJI ou de uma câmera semelhante, eu seguiria esta ordem.

1. Disk Drill primeiro
  2. PhotoRec se eu quisesse uma alternativa gratuita
  3. UFS Explorer se eu precisasse de mais controle e estivesse disposto a gastar mais tempo com isso

Se o seu cartão for importante, mantenha-o intacto até escaneá-lo. Essa é a parte em que as pessoas mais erram e, quando uma nova filmagem sobrescreve os blocos antigos, a recuperação fica muito mais complicada. Aprendi isso da maneira mais difícil, para ser sincero.

Se você não usou o cartão desde que apagou os clipes, sim, você ainda tem uma chance real.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @boswandelaar, mas eu acrescentaria uma coisa que eles não enfatizaram muito: às vezes o problema não é tanto vídeo apagado, e sim índice de arquivos ausente. Em termos simples, as filmagens ainda podem estar lá, mas a tabela de arquivos do cartão foi limpa ou corrompida. Isso importa porque, em alguns casos, uma ferramenta que consegue reconstruir a visualização do sistema de arquivos pode recuperar resultados mais limpos do que uma extração bruta.

Algumas coisas extras que eu verificaria:

• Procure pastas ocultas como MISC, DCIM e quaisquer arquivos .THM ou .LRV estranhos que tenham sobrado
  • Verifique se os clipes foram copiados para o cache do app GoPro Quik no seu celular/tablet
  • Se você usou upload automático antes, veja se ocorreu uma sincronização parcial com a nuvem
  • Tente outro leitor de cartão antes de presumir que o cartão já era. Leitores ruins causam problemas bobos

Eu discordo um pouco da abordagem de apenas escanear e recuperar que as pessoas costumam adotar. Para filmagens de GoPro realmente importantes, eu testaria vários métodos de recuperação na imagem do cartão, não apenas uma passada. Os arquivos da GoPro podem estar fragmentados, e um aplicativo pode recuperar um arquivo reproduzível enquanto outro gera um MP4 corrompido.

O Disk Drill continua sendo uma boa primeira tentativa, especialmente para recuperação de vídeo de GoPro, porque tende a lidar melhor com mídia de câmera do que muitos aplicativos genéricos de recuperação de arquivos. Mas se ele encontrar clipes com o tamanho correto e mesmo assim eles não abrirem, isso nem sempre significa que estão perdidos. Às vezes, remuxar com ffmpeg ou abrir no VLC funciona.

Além disso, se os clipes apagados eram de uma única sessão longa, recupere tudo em torno dos mesmos horários. Os arquivos segmentados da GoPro podem fazer parecer lixo aleatório quando na verdade são partes da mesma gravação.

Leitura relacionada aqui também: Dicas de recuperação de filmagens da GoPro em uma discussão no Facebook

Sim, ainda há chance se você parou de usar o cartão rápido o suficiente.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal: mantenha o cartão SD intacto. Onde eu discordo um pouco é no seguinte: eu não colocaria o cartão de volta na GoPro para ver se ela oferece algum aviso de reparo. Se a filmagem importa, eu manteria a câmera longe dele. Algumas câmeras gravam pequenos pedaços de dados quando montam o cartão, e esse é um risco que eu não correria.

Minha ordem seria:

1. Trave o cartão SD, se ele tiver uma chave de proteção contra gravação.
  2. Use um bom leitor de cartões, não a câmera via USB.
  3. Faça primeiro uma imagem completa do cartão.
  4. Escaneie a imagem, não o cartão original.
  5. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade.

Se a exclusão foi recente e nenhum clipe novo foi gravado, as taxas de recuperação costumam ser razoáveis. Assim que uma nova filmagem 4K da GoPro atinge o mesmo cartão, os dados antigos são sobrescritos rapidamente. Um único minuto de 4K60 pode consumir centenas de MB, então o tempo importa.

Vale a pena tentar o Disk Drill para recuperar vídeos da GoPro, principalmente porque ele lida melhor com mídia de câmera do que muitas ferramentas gerais de arquivos. Ainda acho que criar a imagem do cartão primeiro é a decisão mais inteligente, mesmo que o cartão pareça estar bem. As pessoas pulam essa etapa, e então o cartão começa a apresentar erros de leitura no meio da varredura. Aí a situação complica.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: verifique se os clipes excluídos foram divididos em arquivos de capítulo. A GoPro costuma quebrar gravações longas em partes. Você pode recuperar a parte 2 e a parte 3, mesmo que a parte 1 tenha sumido. É irritante, mas melhor do que nada.

Além disso, se você quiser um guia visual rápido, isto ajudou a explicar o processo de recuperação de vídeo de cartão SD em linguagem simples:
veja esta dica rápida para recuperar arquivos de vídeo excluídos da GoPro e do cartão SD

Se o Disk Drill encontrar arquivos, mas eles não reproduzirem, tente o VLC primeiro. Ele abre MP4s danificados com mais frequência do que Filmes e TV ou QuickTime. É algo pequeno, mas economiza tempo.