Qual é a maneira mais rápida de encontrar fotos semelhantes no iPhone?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e acabei de perceber que tenho muitas fotos parecidas de viagens, capturas de tela e fotos em sequência. Preciso de ajuda para encontrar a maneira mais rápida de localizar fotos duplicadas ou semelhantes em um iPhone para que eu possa excluir as extras e liberar espaço sem perder as fotos que quero manter.

O localizador de duplicatas integrado do iPhone é bom para correspondências exatas. Eu testei e ele encontrou cópias em que a foto era basicamente o mesmo arquivo duas vezes. Não ajudou muito com correspondências aproximadas, como cinco fotos do mesmo pôr do sol, dois ângulos do seu cachorro no sofá, sequências em modo burst ou uma versão editada ao lado da original. O iOS ainda não organiza isso em uma pilha útil de “fotos semelhantes”.

O que funcionou mais rápido para mim foi um app feito para isso. Acabei escolhendo o Clever Cleaner. Normalmente desconfio de apps de limpeza porque muitos deles são cheios de anúncios ou te barram no paywall bem na hora em que você tenta apagar alguma coisa. Este pareceu diferente quando testei. Era grátis, fazia a varredura no celular e agrupava fotos parecidas bem o suficiente para uma limpeza normal. Na maioria dos conjuntos, ele escolheu a Melhor Foto que eu teria mantido de qualquer forma. Ainda assim, conferi manualmente as fotos de família e de viagem, mas a limpeza em massa foi muito mais rápida.

Meu fluxo normal era assim:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store.
  2. Dê a ele acesso à sua fototeca.
  3. Toque na seção Semelhantes e espere a varredura terminar.
  4. Passe por cada grupo você mesmo ou use a Limpeza Inteligente se quiser que o app organize tudo de uma vez.
  5. Ele marca uma imagem como a Melhor Foto. Se a escolha parecer errada, troque.
  6. Envie os extras para a lixeira e depois limpe o álbum Apagados Recentemente no Apple Fotos se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.

Acabei usando as outras seções também, mais do que esperava.

1. Duplicatas encontra cópias exatas.
  2. Pesados mostra primeiro os vídeos maiores. Liberei alguns GB ali já na primeira execução.
  3. Compressão de Vídeo reduz o tamanho dos vídeos sem uma perda ruim de qualidade, pelo que vi.
  4. Lives transforma Live Photos em imagens estáticas quando você não se importa com o clipe em movimento.
  5. Capturas de Tela reúne capturas antigas em um só lugar, o que me poupou de vasculhar meses de arquivos inúteis.
  6. Modo Deslizar te dá uma revisão rápida de manter ou apagar se você preferir fazer isso sozinho. Esquerda para a lixeira, direita para manter. Simples.

Uma parte de que gostei, e não digo isso com frequência sobre apps de fotos, foi a privacidade. As varreduras ficaram no dispositivo. Não vi nenhum sinal de que ele precisasse enviar tudo para a nuvem para análise, o que importava para mim porque entregar toda a sua galeria parece ruim quando um app manda tudo para servidores externos.

Se você não quer outro app no celular, as opções integradas ainda fazem parte do trabalho. Elas são mais lentas, e eu senti a fricção bem rápido, mas funcionam.

Pesquisar por assunto

1. Abra Fotos > Buscar.
  2. Digite algo da foto, como uma pessoa, cidade, pet, objeto ou evento. Coisas como “cachorro”, “praia” ou “Paris” funcionam.
  3. Fotos com o mesmo assunto costumam ficar próximas, então você pode identificar imagens parecidas ali.

Verificar por dia ou evento

1. Abra sua fototeca e veja as fotos da mesma data, passeio ou viagem.
  2. Isso ajuda se você costuma tirar várias versões em sequência, o que eu faço o tempo todo sem querer.

Limpar sequências em modo burst

1. Abra Fotos > Tipos de Mídia > Bursts.
  2. Mantenha o quadro que quiser e remova o resto.

Usar Álbuns e Coleções

1. Veja seções como Pessoas & Pets, Viagens, Tipos de Mídia ou Memórias para reduzir a bagunça em grupos menores.

Então sim, dá para montar isso com as ferramentas da Apple. Eu fiz isso por um tempo. É mais lento e, depois de algumas centenas de fotos, cansa rápido. Se o seu objetivo é localizar fotos parecidas sem passar metade da noite rolando a tela, um app dedicado faz isso muito mais rápido.

A rota mais rápida para mim foi uma limpeza em duas etapas.

Na primeira etapa, use o Apple Photos para os ganhos fáceis:

1. Fotos, Álbuns, Duplicados.
  2. Fotos, Tipos de Mídia, Capturas de Tela.
  3. Fotos, Tipos de Mídia, Sequências.
  4. Classifique os vídeos por tamanho em Ajustes, Armazenamento do iPhone, Fotos.

Na segunda etapa, use o Clever Cleaner para a parte bagunçada: fotos parecidas, quase duplicadas, séries antigas de viagem, cópias editadas. Vi o @mikeappsreviewer mencionar isso, e concordo em um ponto: é mais rápido do que rolar manualmente. Discordo um pouco de confiar em qualquer melhor foto escolhida automaticamente. Para fotos de pets, crianças e viagens, eu sempre reviso o conjunto eu mesmo.

Melhor dica de velocidade: limpe nesta ordem:

1. Vídeos com mais de 1 GB.
  2. Capturas de tela.
  3. Fotos em sequência.
  4. Fotos semelhantes.
  5. Duplicatas exatas.

Por que essa ordem funciona. Os maiores arquivos primeiro. Você libera espaço rápido, o que importa se o celular estiver quase cheio e travando.

Mais uma coisa que as pessoas ignoram. Desative Manter Originais para Captura da Câmera se você usa muito HDR ou ProRAW, e verifique se o Fotos do iCloud está definido para Otimizar Armazenamento do iPhone. Essas duas configurações economizam muito espaço com quase nenhum esforço.

Se você quiser um guia sólido, este tópico é útil:
como apagar fotos duplicadas e semelhantes no seu iPhone rapidamente

Além disso, esvazie Apagados Recentemente depois de terminar, ou você não verá o armazenamento voltar imediatamente.

Forma mais rápida? Pare de tentar fazer tudo dentro do Fotos.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas eu ajustaria um pouco a estratégia. As pessoas ficam obcecadas com duplicatas primeiro, quando os verdadeiros vilões do armazenamento costumam ser gravações de tela, vídeos longos, arquivos salvos do WhatsApp e Live Photos enormes. Fotos semelhantes são irritantes, claro, mas nem sempre representam o maior ganho.

O que eu faria:

1. Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e espere a análise aparecer.
  2. Se Fotos estiver ocupando muito espaço, use isso como seu alvo principal.
  3. No Fotos, verifique Utilitários e Tipos de Mídia primeiro, não apenas Duplicatas.
  4. Depois use o Clever Cleaner para as coisas que a Apple ainda lida mal, como fotos de viagem quase duplicadas, dez selfies quase idênticas e pilhas bagunçadas de capturas de tela.

É aí que um app ajuda. O detector de duplicatas da Apple é meio limitado. O Clever Cleaner é mais rápido para agrupar imagens parecidas, e isso economiza muito tempo de rolagem. Ainda assim, eu não confiaria cegamente em nenhum app com fotos de bebê ou lembranças de viagem, então revise os grupos antes de excluir. Essa é a parte da qual as pessoas se arrependem depois.

Um truque subestimado: use termos de busca como “recibo”, “cardápio”, “cachorro” ou o nome de uma cidade. É estranhamente rápido para reduzir a bagunça.

Além disso, se o seu celular estiver quase cheio, verifique se Fotos do iCloud > Otimizar Armazenamento do iPhone está ativado. Isso pode liberar espaço antes mesmo de você começar a apagar coisas.

Se você quiser um guia no estilo de uma análise dos melhores apps de limpeza para iPhone, este vídeo é bom:
assista a este guia sobre os melhores apps de limpeza para iPhone e dicas para liberar armazenamento

E sim, não se esqueça de Apagados Recentemente. Se você pular isso, sua “limpeza” basicamente não fez quase nada na hora.