Por que meu iPhone ficou de repente tão lento

Meu iPhone estava funcionando bem e de repente começou a ficar muito lento — os apps demoram uma eternidade para abrir, as animações travam e até a digitação fica lenta. Não mudei nenhuma configuração importante, mas instalei alguns apps e uma atualização do iOS recentemente. Preciso de ajuda para descobrir o que pode estar causando essa lentidão e quais passos posso seguir para deixar o telefone mais rápido de novo sem perder meus dados.

iPhones ficam lentos por alguns motivos comuns. Pelo que você descreveu, eu verificaria estes pontos nesta ordem.

1. Reinicie e force o fechamento de coisas travadas
    • Primeiro, faça uma reinicialização completa.
    • Deslize de baixo para cima e feche todos os apps.
    Às vezes, um único app com bug deixa o sistema inteiro lento.

2. Verifique o espaço de armazenamento
    • Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
    • Se você estiver com menos de 5–10 GB livres, o iOS começa a ficar arrastado.
    • Apague vídeos grandes, apps que não usa, downloads antigos, conteúdos offline da Netflix ou Spotify.

Se fotos e arquivos inúteis forem o problema, um limpador automático ajuda muito. O app Clever Cleaner remove fotos duplicadas, capturas de tela, imagens parecidas e outras tralhas, o que acelera o aparelho liberando espaço e reduzindo indexação em segundo plano. Você pode pegar aqui:
limpar rapidamente o armazenamento do seu iPhone

1. Verifique processos em segundo plano
    • Ajustes > Bateria > Uso da Bateria.
    • Procure qualquer app com atividade em segundo plano exagerada ou “Atividade em Segundo Plano” estranha.
    • Se algo estiver alto, vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano e desative para esse app.

2. Apps recentes que você instalou
    Você comentou que instalou alguns apps logo antes de ficar lento.
    • Apague esses apps temporariamente.
    • Reinicie o telefone.
    Se o desempenho melhorar, algum desses apps era o problema.

3. Atualização de software e indexação
    • Ajustes > Geral > Atualização de Software.
    Se você acabou de atualizar o iOS, a indexação do Spotlight roda em segundo plano por um tempo. Nesse período, o telefone fica lento, o teclado demora, as animações dão engasgadas.
    • Deixe o telefone carregando, conectado ao Wi‑Fi e com a tela apagada por 30–60 minutos.
    Depois que a indexação termina, a velocidade normalmente volta ao normal.

4. Verifique a saúde da bateria
    • Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e Carregamento.
    • Se a “Capacidade Máxima” estiver baixa e “Capacidade de Desempenho Máximo” mostrar um aviso sobre gerenciamento de desempenho, a CPU é reduzida durante uso pesado.
    A única correção para isso é trocar a bateria.

5. Desative efeitos visuais pesados
    • Ajustes > Acessibilidade > Movimento > Reduzir Movimento ATIVADO.
    • Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho do Texto > Reduzir Transparência ATIVADO.
    Isso deixa as animações mais leves e ajuda bastante em modelos mais antigos.

6. Redefina os ajustes se nada funcionar
    • Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes.
    Isso mantém seus dados, mas zera as configurações do sistema.
    Se a lentidão sumir depois disso, era alguma configuração ou perfil.

Se ainda continuar lento depois de tudo isso, faça backup dos seus dados no iCloud ou em um computador e faça um apagamento completo e restauração.
Se o desempenho continuar ruim mesmo com uma instalação limpa, é provável que seja hardware, então é hora de procurar uma Apple Store ou assistência técnica.

Meu iPhone costumava ser super rápido, e do nada virou uma batata: os apps demoram uma eternidade para abrir, as animações travam e digitar parece acontecer em câmera lenta. Eu não mexi em nenhuma configuração importante, mas instalei alguns apps novos recentemente e, desde então, o sistema inteiro está arrastado.

Concordo com parte do que o @himmelsjager disse, mas acho que existem alguns outros pontos que valem ser conferidos e que muita gente ignora:

1. Redução de desempenho por superaquecimento
    Se o aparelho esquentou na mesma época em que ficou lento, o iOS reduz o desempenho silenciosamente.
    • Tire qualquer capa muito grossa por um tempo.
    • Não jogue nem faça streaming enquanto estiver carregando.
    • Deixe esfriar e depois teste a velocidade de novo.
    Já aconteceu do meu parecer “quebrado” por uma hora só porque superaqueceu no bolso no sol.

2. Lixo do Safari e do teclado
    Um cache enorme do Safari ou problemas com teclado podem deixar a digitação lenta, até no sistema todo.
    • Ajustes > Safari > Apagar Histórico e Dados dos Sites.
    • Se você usa teclados de terceiros, desative‑os e teste só o teclado padrão.
    Mais de uma vez, a verdadeira causa era uma extensão de teclado.

3. Sobrecarga de sincronização do iCloud
    Quando iCloud Drive, Fotos ou Mensagens no iCloud estão sincronizando muitos dados, o iPhone pode ficar lento.
    • Ajustes > seu nome > iCloud e veja o que está sincronizando ativamente.
    • Se você ativou há pouco o Fotos do iCloud ou Mensagens no iCloud, deixe um tempo no Wi‑Fi e carregando.
    Durante sincronizações grandes, um pouco de lag é “normal”, mas deve sumir depois de um tempo.

4. Combinação de armazenamento e indexação
    Discordo um pouco da ideia de que é pouco espaço livre que prejudica o desempenho. Às vezes você ainda tem um bom espaço, mas o iOS está ocupado indexando uma montanha de fotos, capturas de tela e duplicadas. A própria indexação deixa tudo travado.
    Aqui um app de limpeza realmente ajuda, não por causa de “milagre de aumento de velocidade”, mas porque reduz o que o iOS precisa analisar o tempo todo. O Clever Cleaner App é razoável para isso: encontra fotos duplicadas, sequências em disparo contínuo, imagens parecidas e outros lixos. Se a sua biblioteca de Fotos está uma bagunça, usar algo como limpar as fotos e o armazenamento do seu iPhone de forma inteligente pode aliviar bastante o sistema com o tempo.

5. Excesso de notificações e widgets
    Muitos widgets ativos e notificações push constantes podem manter processos rodando mais do que você imagina.
    • Remova widgets da tela inicial que não sejam essenciais.
    • Desative notificações de apps que você mal usa.
    Isso não vai dobrar o FPS como mágica, mas pode suavizar travadinhas aleatórias.

6. Perfis e VPNs
    Se você instalou algum perfil de configuração (e‑mail corporativo, DNS personalizado, perfil de “bloqueio de anúncios”) ou usa uma VPN duvidosa, isso pode deixar as requisições de rede lentas e fazer os apps parecerem lentos.
    • Ajustes > Geral > VPN e Gerenciamento de Dispositivos: remova o que você não precisa absolutamente.
    • Desative a VPN temporariamente e teste a velocidade.

Se nada disso ajudar e a lentidão começou logo depois de instalar esses novos apps, eu seria um pouco mais radical que o @himmelsjager: apague todas as instalações recentes, reinicie e use o aparelho no básico por algumas horas. Se ele voltar a se comportar bem, vá reinstalando os apps um por um até encontrar o culpado. É chato, mas foi a única forma de eu finalmente descobrir um app “normal” que ficava sobrecarregando o telefone em segundo plano.