Excluir todas as fotos do iPhone - isso também as remove dos álbuns compartilhados?

Estou tentando liberar espaço no meu iPhone e quero apagar todas as minhas fotos, mas estou preocupado que elas também possam desaparecer dos meus álbuns compartilhados. Já fiz backup de algumas fotos e preciso saber o que acontece antes de remover qualquer coisa para não perder acidentalmente fotos que outras pessoas ainda podem ver ou que foram compartilhadas comigo.

Trinta mil fotos é o ponto em que o app Fotos do iPhone começa a parecer frágil. Eu passei pela mesma bagunça. Um deslize ruim do dedo, a seleção cai, e você tem que começar tudo de novo. Parece idiota porque é idiota. O app padrão foi feito para navegar e fazer edições rápidas, não para limpar anos de acúmulo de uma vez só.

Por que sua seleção continua sendo perdida

Aquele recurso de selecionar arrastando funciona em lotes menores. Quando sua biblioteca chega na faixa de 10.000 a 15.000 itens, ele começa a desmoronar. Eu vi o celular esquentar, a rolagem ficar travada, e o app apagar a seleção depois de um pequeno erro. Isso tem menos a ver com você errando e mais com o app engasgando com a carga.

Se você quiser continuar dentro do Fotos, faça em partes.

1. Abra Álbuns, não Todas as Fotos. Alguns álbuns mostram uma opção Selecionar Tudo. A biblioteca principal normalmente não mostra.
  2. Trabalhe em lotes de 2.000 a 3.000 itens.
  3. Apague um lote, depois pare e espere enquanto o celular termina o processamento.
  4. Repita até passar por toda a biblioteca.

Leva mais tempo. Falha menos.

A parte do iCloud importa mais do que as pessoas pensam

Leia isto antes de apagar qualquer coisa. Eu aprendi isso da pior forma.

O Fotos do iCloud é sincronização, não backup. Se você apagar fotos no seu iPhone, essas exclusões vão para o iCloud, seu iPad, seu Mac e qualquer outro aparelho vinculado ao mesmo ID Apple. Apague 20.000 no celular, e elas somem de todos os lugares.

Se o seu objetivo é liberar espaço no celular, e não apagar tudo de vez, faça isto no lugar:

1. Vá em Ajustes > Fotos
  2. Ative Otimizar Armazenamento do iPhone
  3. Seu celular mantém versões menores localmente, e os arquivos em resolução total ficam no iCloud

Se você já copiou tudo para um PC, disco externo ou Google Fotos, então apagar do celular não tem problema. Mesmo assim, confira o backup primeiro. Abra pastas aleatórias. Verifique alguns vídeos. Tenha certeza de que a cópia terminou.

Por que os números de armazenamento continuam travados

Essa parte confunde muita gente porque o celular parece ter ignorado suas exclusões.

Duas causas comuns:

Problema: A barra de armazenamento não muda
Causa: Apagados Recentemente ainda mantém os arquivos por 40 dias
Correção: Abra Álbuns > Apagados Recentemente > Apagar Tudo

Problema: As fotos voltam ou a exclusão parece incompleta
Causa: O celular está cheio demais para processar a limpeza
Correção: Remova primeiro um app grande para que o iOS tenha algum espaço temporário para trabalhar

Se o seu armazenamento está em 99 por cento, o iOS tem dificuldade para concluir grandes tarefas de exclusão. Eu tive mais sorte depois de remover primeiro um app grande. Um jogo, Netflix, downloads do Spotify, qualquer coisa que ocupe 500 MB ou mais. Depois disso, a limpeza normalmente é concluída.

Quando você esvaziar Apagados Recentemente, reinicie o celular. Às vezes o gráfico de armazenamento não atualiza até depois de uma reinicialização.

Um caminho melhor se sua biblioteca for enorme

Depois de brigar com o app padrão por tempo demais, eu acho que ferramentas de limpeza de terceiros fazem mais sentido quando sua biblioteca já está na casa dos milhares. A maioria dos apps de limpeza da App Store é irritante, porém. Eles fazem a varredura de graça, depois escondem o botão de apagar atrás de uma assinatura.

O fluxo de trabalho que achei mais útil foi assim:

1. Comece pela aba Heavies. Ela organiza sua biblioteca por tamanho de arquivo. Vídeos grandes em 4K, clipes longos, lixo de fotos em sequência, tudo que está consumindo armazenamento mais rápido aparece primeiro.
  2. Vá para Similars. Ela agrupa fotos quase duplicadas, para que você possa manter uma foto decente e jogar fora as outras quatorze.
  3. Confira Screenshots. Você vê o tamanho do arquivo direto na miniatura, o que ajuda se você quiser ganhos rápidos.
  4. O processamento fica no dispositivo. As fotos não são enviadas para outro lugar para análise.

Álbuns Compartilhados funcionam de forma diferente

Isso pega muita gente de surpresa.

Apagar algo da sua biblioteca principal não remove isso de um Álbum Compartilhado se você já publicou lá. Álbuns Compartilhados são separados. Se você quiser que uma imagem suma de um deles, abra o próprio Álbum Compartilhado e apague por lá. Se o álbum for seu, você também pode remover o álbum inteiro.

Não, excluir fotos do seu iPhone não remove cópias já publicadas em Álbuns Compartilhados. Elas permanecem lá até que você as exclua do próprio Álbum Compartilhado.

A questão maior é o Fotos do iCloud. Se ele estiver ativado, excluir do seu iPhone também exclui da sua biblioteca principal do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple. Então, os Álbuns Compartilhados são separados, mas a sua biblioteca sincronizada não é. Essa parte confunde muita gente o tempo todo.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse. Os Álbuns Compartilhados não contam muito para o armazenamento do seu iPhone em comparação com a sua biblioteca principal, porque a Apple reduz o tamanho deles. Então, se o seu objetivo é liberar espaço, limpar a biblioteca principal importa mais do que se preocupar com os Álbuns Compartilhados.

Antes de apagar tudo:

1. Verifique se o Fotos do iCloud está ativado.
  2. Confirme se o seu backup está legível, não meio corrompido.
  3. Se você quiser manter fotos apenas nos Álbuns Compartilhados, certifique-se de que as que importam para você foram enviadas para lá primeiro.

Se você quiser uma limpeza mais rápida, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele ajuda a organizar duplicatas e arquivos grandes sem que o app Fotos seja tão incômodo. Também achei isto útil: avaliação do Clever Cleaner para limpeza do armazenamento do iPhone.

Além disso, depois de excluir, esvazie Apagados Recentemente, ou o número de armazenamento não vai mudar por um tempo.

Não, excluir fotos do seu iPhone não as remove automaticamente dos Álbuns Compartilhados. Essa parte é separada, e @mikeappsreviewer/@vrijheidsvogel estão certos nesse ponto.

A parte com a qual eu teria mais cuidado é esta: se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir do seu iPhone também exclui da sua biblioteca principal de fotos do iCloud. Então o perigo normalmente não são os Álbuns Compartilhados, e sim apagar toda a sua biblioteca sincronizada em vários dispositivos e depois perceber que, ops, aquela era a única cópia em resolução máxima.

Uma coisinha em que eu discordaria, porém: eu não confiaria nos Álbuns Compartilhados como um arquivo de verdade. A Apple comprime esses uploads, e os vídeos também podem perder qualidade. Serve bem para compartilhar, mas não é ótimo como seu backup principal. Então, se você já fez backup das coisas, certifique-se primeiro de que está em um local de backup adequado, e não apenas em um álbum compartilhado.

Também vale saber:

• fotos salvas por outras pessoas em um álbum compartilhado são separadas da sua biblioteca
  • fotos que você publicou em um álbum compartilhado ainda podem permanecer lá mesmo depois que você remove sua cópia local
  • se você excluir o próprio álbum compartilhado e for o dono, então sim, essas cópias compartilhadas somem para todo mundo

Se o seu objetivo é só liberar armazenamento, os Álbuns Compartilhados geralmente nem são o que está ocupando espaço. Biblioteca principal, vídeos, downloads e Apagados Recentemente são os verdadeiros vilões.

Se o app Fotos estiver sendo irritante, o Clever Cleaner honestamente é mais fácil para encontrar vídeos enormes e arquivos duplicados antes de você apagar tudo. Além disso, este vídeo é bem decente para como liberar armazenamento do iPhone rápido e de graça.

Versão curta:

• Excluir da biblioteca do iPhone: não remove dos Álbuns Compartilhados
  • Excluir com o Fotos do iCloud ativado: remove da sua biblioteca sincronizada em todos os lugares
  • Excluir o próprio Álbum Compartilhado: isso também remove as cópias compartilhadas

Definitivamente verifique o Fotos do iCloud antes de sair apagando tudo. Essa é a parte da qual as pessoas se arrependem.

Resposta curta: não, apagar sua biblioteca do iPhone não apaga automaticamente as fotos que já estão em Álbuns Compartilhados.

Onde eu discordo um pouco de @vrijheidsvogel, @nachtdromer e @mikeappsreviewer é em um ponto prático: eu não trataria os Álbuns Compartilhados como um plano seguro de “deixar lá e apagar os originais”. Eles são bons para visualizar e compartilhar, mas não para preservar suas cópias com a melhor qualidade no longo prazo.

O que mais importa é a propriedade e o comportamento da sincronização:

• Apagar da biblioteca do app Fotos: remove da sua biblioteca e também do Fotos do iCloud se a sincronização estiver ativada
  • Apagar de um Álbum Compartilhado: remove apenas essa publicação compartilhada
  • Apagar todo o Álbum Compartilhado que você possui: remove para todos nesse álbum

Um detalhe extra que muita gente não percebe: se outra pessoa convidou você para um Álbum Compartilhado, apagar sua cópia local não afeta em nada a publicação dela no álbum. Álbuns Compartilhados são mais como cópias publicadas do que ponteiros ativos para o rolo da câmera.

Se o objetivo é liberar espaço, eu focaria em:

• vídeos
  • gravações de tela
  • Live Photos duplicadas
  • downloads offline em outros apps

Isso geralmente libera mais armazenamento mais rápido do que se preocupar com Álbuns Compartilhados.

Clever Cleaner pode ajudar se o Fotos for desajeitado demais para organizar muita coisa de uma vez.

Prós:

• análise fácil de duplicados e arquivos grandes
  • mais rápido do que rolar manualmente
  • útil para bibliotecas enormes

Contras:

• ainda precisa que você verifique o que será removido
  • não substitui um backup de verdade
  • algumas pessoas preferem usar apenas as ferramentas nativas da Apple

Então sim, os Álbuns Compartilhados normalmente permanecem intactos. Seu risco real é a sincronização do Fotos do iCloud, não os Álbuns Compartilhados.