Formatei acidentalmente o cartão de memória da minha câmera Nikon antes de fazer backup das minhas fotos, e agora todas as minhas fotos desapareceram. Essas eram imagens importantes, e preciso de orientações sobre a melhor maneira de recuperar fotos excluídas de uma câmera Nikon após uma formatação acidental sem piorar a situação.
Eu ainda não daria o cartão como perdido. Já vi fotos da Nikon voltarem depois de uma exclusão, e também já vi voltarem depois de uma formatação rápida. No meu caso, o que importou foi mais simples do que fazem parecer. Se novos dados não tinham sido gravados por cima dos arquivos antigos, a recuperação ainda tinha chance.
Primeira coisa, pare de usar o cartão SD agora. Não tire mais fotos. Não grave vídeo. Não formate de novo. Cada arquivo novo ocupa o espaço onde suas imagens NEF, NRW ou JPEG excluídas ainda podem estar.
A formatação rápida costuma ser recuperável. A formatação completa é pior. O apagamento seguro é pior ainda. Se você só fez uma formatação rápida por engano, suas chances ainda são boas.
Se não houver backup, eu iria direto para um software de recuperação. Tive resultados sólidos com o Disk Drill. Usei com arquivos RAW da Nikon, incluindo NEF e NRW, além de JPEGs normais. A instalação foi fácil, o que importava porque eu não queria piorar uma situação ruim.
Passos básicos que eu seguiria:
- Tire o cartão SD da câmera.
- Conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
- Instale o Disk Drill no computador, não no cartão SD.
- Selecione o cartão SD no aplicativo.
- Clique em Search for lost data.
- Execute o Universal Scan. É por esse que eu começaria para cartões excluídos ou formatados.
- Deixe a varredura terminar e depois visualize o que foi encontrado.
- Se os arquivos RAW abrirem na visualização, eu consideraria isso um bom sinal.
- Recupere os arquivos para o computador ou para outra unidade. Não os salve de volta no mesmo cartão SD.
Se você também perdeu vídeos, eu tentaria o Advanced Camera Recovery depois da primeira varredura. Já vi varreduras padrão não encontrarem arquivos de vídeo de câmera, especialmente quando estavam fragmentados. Essa etapa extra às vezes recuperava coisas que a primeira ignorou.
Uma coisa que as pessoas não esperam: arquivos RAW recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos feios e sem a estrutura original de pastas. Já vi pastas virarem uma bagunça de arquivos numerados. Chato? Sim. Normal também. Ferramentas de recuperação muitas vezes reconstruem arquivos a partir de assinaturas em vez de restaurar exatamente o sistema de arquivos antigo.
Além disso, não entre em pânico se os arquivos NEF se recusarem a abrir no aplicativo padrão Fotos do Windows. Passei por isso uma vez e achei que os arquivos estavam corrompidos. Estavam normais. O suporte do Windows para RAW da Nikon é inconsistente. Abra-os em um software com suporte adequado a NEF antes de considerá-los corrompidos.
Antes de fazer a varredura, verifique seus outros locais também. Já deixei isso passar uma vez e perdi uma hora. Olhe em:
- Seu computador, se você importou as fotos da viagem antes.
- O SnapBridge, se ele estava configurado.
- Qualquer sincronização de fotos na nuvem que você tenha deixado ativada.
- Unidades externas, pastas antigas de exportação ou software de backup.
Se o cartão não aparecer de jeito nenhum, continuar desconectando ou parecer fisicamente danificado, eu pararia por aí. O mesmo vale se a varredura começar e o cartão ficar offline. Um cartão com defeito piora rápido. Nesse ponto, um serviço profissional de recuperação é a opção mais segura.
Então sim, ainda há uma chance. Fotos excluídas, cartões formatados rapidamente, fotos de férias desaparecidas, já vi os três terem um desfecho melhor do que o esperado. O principal é agir rápido. Pare de gravar no cartão, faça a varredura pelo computador e recupere tudo o que encontrar para outra unidade.
Se a formatação aconteceu na câmera, sua melhor chance é tratar o cartão como uma evidência. Coloque a trava de proteção contra gravação no cartão SD, se ele tiver uma. Isso não impede a recuperação, mas ajuda a evitar um erro bobo enquanto você o movimenta.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de usar o cartão. Mas discordo um pouco em uma parte. Eu não gastaria muito tempo verificando a sincronização na nuvem primeiro, a menos que você saiba que o SnapBridge estava ativo. Se estes eram arquivos RAW da Nikon, a maioria das pessoas nunca teve uma cópia na nuvem mesmo, então eu gastaria minha primeira hora na recuperação, não em uma caça ao tesouro.
Algumas coisas específicas da Nikon importam:
- Corpos Nikon costumam fazer uma formatação rápida, não uma limpeza completa.
- Arquivos NEF são grandes, então uma sobrescrita parcial os destrói rapidamente.
- Cartões XQD ou CFexpress geralmente precisam de um leitor melhor; leitores baratos falham com mais frequência.
- Se sua câmera usava slots duplos, verifique o segundo cartão antes de fazer qualquer outra coisa. As pessoas deixam isso passar o tempo todo.
Minha ordem seria:
- Remova o cartão.
- Use um leitor de qualidade.
- Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão, se ele parecer instável.
- Faça a varredura da imagem, não do cartão original.
É aqui que o Disk Drill vale a pena considerar. Eu prefiro criar a imagem primeiro porque, se o cartão começar a apresentar erros de leitura, você ainda terá uma fonte estável com a qual trabalhar. Algumas pessoas pulam essa etapa. Eu não faria isso.
Além disso, espere resultados mistos. As taxas de recuperação de JPEG costumam ser melhores do que as de RAW quando partes do cartão foram sobrescritas. Se a varredura encontrar arquivos com o tamanho correto, como um NEF de 25 MB em vez de um stub estranho de 128 KB, suas chances aumentam.
Se sua Nikon salvou fotos e vídeo no mesmo cartão, recupere as fotos primeiro. Fragmentos de vídeo consomem tempo e poluem os resultados da varredura. É uma dica pequena, mas ajuda.
Para um passo a passo simples, este melhor guia de recuperação de fotos de cartão SD para arquivos apagados e formatados cobre o processo geral em inglês simples.
Se o cartão fizer cliques, desconectar ou mostrar 0 bytes, ignore o software e procure um laboratório de recuperação. Fazer por conta própria nesse ponto piora as coisas rapidamente.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas disseram: não julgue a recuperação apenas pelos nomes dos arquivos. Trabalhos de formatação da Nikon costumam apagar primeiro a estrutura de diretórios, então uma varredura pode parecer bagunçada mesmo quando os dados reais das imagens ainda estão lá. Se você vir nomes de arquivos genéricos, mas as pré-visualizações abrirem, isso ainda é uma vitória.
Eu também discordaria um pouco do pessoal do “sempre faça uma imagem primeiro”. Criar uma imagem é inteligente se o cartão estiver instável, mas se o cartão estiver saudável e você não for muito técnico, se atrapalhar com ferramentas extras pode acabar te atrasando. Para uma formatação acidental normal na câmera, uma varredura direta em modo somente leitura geralmente é suficiente. Apenas mantenha o processo simples e não complique demais.
Outra coisa que vale a pena verificar em cartões Nikon é se a câmera estava configurada para criar cópias JPEG menores junto com os arquivos RAW. As pessoas esquecem disso e procuram apenas por arquivos NEF, depois acabam ignorando versões JPEG perfeitamente utilizáveis.
Se você quiser uma opção prática de software, o Disk Drill é uma das melhores escolhas para recuperação de fotos em cartão SD da Nikon porque lida bem com cartões formatados e geralmente reconhece arquivos NEF/JPEG muito bem. Eu focaria na qualidade da pré-visualização e no tamanho do arquivo, não nos nomes das pastas.
Além disso, se você estiver comparando ferramentas, este tópico sobre melhores recomendações de software de recuperação de cartão SD para cartões de memória excluídos ou formatados vale a pena conferir.
Mais um ponto chato, mas importante: recupere para o seu computador e depois abra alguns arquivos em um software realmente compatível com Nikon antes de comemorar. Já vi pessoas acharem que a recuperação falhou, quando na verdade era apenas o visualizador padrão delas engasgando com arquivos RAW.
Um ponto extra sobre a Nikon: verifique se a câmera estava configurada para gravar nos dois slots como Backup ou com divisão RAW/JPEG. Já vi gente entrar em pânico por causa de um cartão SD formatado enquanto o segundo cartão ainda tinha os RAWs ou os JPEGs complementares intactos. Isso é mais rápido do que qualquer aplicativo de recuperação.
Eu também contestaria um pouco a ideia de verificar imediatamente como regra universal. Se o cartão estiver se comportando de forma minimamente estranha, montagem lenta, falhas de leitura, sumindo no Explorer, o ideal é priorizar estabilidade em vez de velocidade. Nesse caso, faça uma imagem primeiro, se puder. Se o cartão estiver perfeitamente saudável, então sim, uma recuperação direta somente leitura é aceitável.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha razoável para cartões Nikon.
Prós:
- Boa detecção de NEF/JPEG
- Fluxo de visualização simples
- Lida razoavelmente bem com cartões formatados
Contras:
- Os nomes e as pastas recuperados podem ficar uma bagunça
- O sucesso na visualização nem sempre significa um arquivo perfeito
- O limite da recuperação paga pode ser incômodo, dependendo da versão
Além disso, não teste os NEFs recuperados apenas no Windows Photos. Use Nikon Studio NX, Lightroom, Capture One ou qualquer outro programa compatível com RAW antes de decidir que eles estão corrompidos.
O conselho de @cacadordeestrelas, @boswandelaar e @mikeappsreviewer está em grande parte correto. Minha adição é apenas esta: verifique o comportamento do slot duplo, verifique os pequenos JPEGs auxiliares e avalie os resultados com base em arquivos que realmente possam ser abertos, não em nomes de arquivos ou estrutura de pastas. É aí que as pessoas interpretam mal os resultados da recuperação o tempo todo.