Minha unidade de repente mudou para uma partição RAW, e agora não consigo abri-la nem acessar arquivos importantes. O Windows continua pedindo para formatá-la, mas estou tentando recuperar os dados sem perder nada. Preciso de conselhos sobre métodos seguros de recuperação de partição RAW, ferramentas ou etapas que possam me ajudar a restaurar o acesso aos arquivos sem formatar a unidade.
Quando o Windows transforma uma partição em RAW, eu não clicaria em Formatar. Eu sei que isso aparece como a solução óbvia, mas se os seus arquivos importam, esse é o passo errado para começar. RAW geralmente significa que o Windows parou de ler o sistema de arquivos. Isso não quer dizer que seus dados desapareceram na hora.
A primeira coisa que eu resolveria é simples. Você está tentando salvar os arquivos ou está tentando tornar a partição utilizável novamente. Se os dados importam, eu trataria o reparo como o passo dois, não como o passo um.
Esta é a ordem que eu seguiria:
- Não faça nada na partição RAW ainda.
- Copie os arquivos para outra unidade.
- Só depois disso, tente reparar a partição.
- Se o reparo não levar a nada, recrie a partição e formate-a.
Retire os dados primeiro
Eu começaria com o Disk Drill. Já usei em um caso em que o Windows reconhecia a unidade, mas se recusava a ler o volume, e ele fez um trabalho decente tentando mais de uma rota de recuperação sem que eu precisasse gerenciar tudo manualmente. Quando ainda existe alguma informação do sistema de arquivos, ele costuma restaurar os arquivos com pastas e nomes intactos. Quando o sistema de arquivos está comprometido demais, ele recorre à varredura por assinatura de arquivos e procura tipos de arquivo compatíveis por padrão.
O recurso de pré-visualização importa mais do que as pessoas pensam. Já vi varreduras mostrarem milhares de arquivos, e então a pré-visualização deixou óbvio quais estavam bons e quais eram lixo.
As etapas são simples o suficiente:
- Instale o Disk Drill em outro local, não na partição afetada.
- Abra-o e selecione o disco ou a partição RAW.
- Clique em Procurar Dados Perdidos. Em uma unidade externa, use Varredura Universal se isso for solicitado. Eu só mudaria para Recuperação Avançada de Câmera no caso de gravações de câmeras, action cams ou drones.
- Deixe a varredura terminar. Não interrompa antes, a menos que a unidade esteja apresentando falhas.
- Visualize os arquivos com os quais você se importa.
- Recupere-os para outra unidade física.
Se a unidade estiver desconectando, travando ou fazendo o sistema congelar, eu criaria uma imagem dela primeiro. O Disk Drill inclui uma opção de backup setor por setor, que é o que eu usaria antes de mexer mais no original. Trabalhar a partir de uma imagem é mais lento, claro, mas causa menos desgaste em uma unidade que talvez já esteja no fim da vida útil. Aprendi isso da maneira mais irritante.
O reparo vem após a recuperação
Depois que seus arquivos estiverem em algum lugar seguro, eu veria se vale a pena consertar a partição.
Se a partição era NTFS, o CHKDSK às vezes ajuda com danos no setor de inicialização ou erros no sistema de arquivos. Às vezes. Eu não o executaria antes da recuperação porque ele grava alterações no volume, e se a estrutura estiver instável, essas alterações nem sempre ajudam. Se o sistema de arquivos original era FAT32 ou exFAT, eu ignoraria o CHKDSK completamente. Ele não vai fazer o que você quer nesse caso.
Se o CHKDSK falhar, ou se eu quiser uma chance melhor de restaurar o próprio layout da partição, eu passaria para o TestDisk.
- Abra o testdisk_win.
- Crie o arquivo de log.
- Selecione a unidade com problema.
- Aceite o tipo de tabela de partição detectado.
- Escolha Analyse.
- Execute Quick Search. Se não encontrar a partição, execute Deeper Search.
- Se encontrar a partição correta, use Write e depois reinicie.
Se o TestDisk ainda não encontrar nada, eu não continuaria gastando horas com ferramentas de reparo aleatórias de posts antigos de fóruns. Em algum momento, a decisão mais prática é recriar o volume no Gerenciamento de Disco, criar um Novo Volume Simples, fazer uma formatação rápida e copiar seus arquivos recuperados de volta para ele.
Duas coisas que as pessoas ignoram
Primeiro, SSDs são delicados aqui. Se a partição RAW ficar assim por muito tempo e o TRIM entrar em ação nos blocos ligados a dados excluídos, as chances de recuperação caem muito. Eu não deixaria um SSD parado por dias enquanto decide o que fazer.
Segundo, se a unidade faz cliques, desaparece, reconecta aleatoriamente ou aparece só às vezes, eu interromperia a tentativa por conta própria. Esses são sinais de falha de hardware na maioria das vezes. Forçar uma unidade com defeito tende a piorar a próxima tentativa de recuperação, não a melhorar. Se os arquivos forem únicos, um laboratório de recuperação rapidamente passa a fazer sentido.
Não o formate. Comece verificando se o problema é lógico ou físico.
Minha ordem é um pouco diferente da do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu testaria a saúde da unidade antes de fazer uma varredura longa. Se o SMART mostrar setores defeituosos aumentando, ou se a unidade desconectar, pare de forçar o disco original. Faça primeiro um clone com algo como HDD Raw Copy Tool ou ddrescue, depois examine o clone. Isso reduz o desgaste e dá a você uma segunda chance se a primeira varredura der errado.
Para verificações no Windows:
- Abra o Gerenciamento de Disco e observe o tamanho do disco e o layout das partições.
- Verifique o SMART com o CrystalDiskInfo.
- Tente um cabo, porta ou case USB diferente, se for externo.
- Se a unidade parecer estável, procure recuperação de dados de partição RAW.
O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque lida bem com partições perdidas e sistemas de arquivos RAW, e a visualização ajuda você a separar arquivos reais do lixo. Recupere para outra unidade, nunca de volta para a mesma. Se faltarem pastas, classifique por tipo de arquivo e data. Isso costuma economizar tempo.
Eu evitaria o chkdsk até que seus arquivos estejam seguros. Em um volume RAW, ele muitas vezes não faz nada útil e, às vezes, deixa a recuperação posterior mais confusa. O TestDisk é melhor se o seu objetivo for restaurar a própria entrada da partição, não a recuperação arquivo por arquivo.
Em termos de busca, pense em como recuperar dados de uma partição RAW sem formatar ou recuperação de arquivos de unidade RAW no Windows. Além disso, este clipe curto sobre recuperar arquivos de uma partição RAW sem formatar é relevante.
Se o disco clicar, travar ou desaparecer, pare com o faça você mesmo. Hora do laboratório. Essa parte é ruim, mas insistir em uma unidade morrendo é como as pessoas perdem os últimos setores legíveis.
Não formate. Esse pop-up é basicamente o Windows dizendo “Não consigo ler isso, quer apagar para que eu possa?” o que não é a mesma coisa que corrigir.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @codecrafter, mas eu acrescentaria uma coisa que eles meio que contornaram: verifique se o problema de RAW é falso antes de fazer um grande trabalho de recuperação. Já vi unidades aparecerem como RAW só porque a ponte/caixa USB estava com falha. Se for um drive externo, tente um cabo diferente, outra porta e, se possível, conecte o drive sem a caixa de outra forma. Parece bobo, às vezes funciona.
O que eu faria:
- Pare de usar o drive.
- Verifique o SMART/saúde se o drive ainda responder.
- Se ele estiver instável, clone/faça uma imagem primeiro.
- Se estiver estável, recupere os arquivos dele para outro disco.
- Só depois se preocupe em tornar a partição utilizável novamente.
Eu também evitaria ficar feliz demais em reparar. O TestDisk é ótimo para reparo de partição, claro, mas se o próprio sistema de arquivos estiver destruído, “restaurar” a entrada da partição não vai magicamente tornar seus arquivos legíveis de novo. É aí que um software de recuperação de arquivos é a opção mais prática. O Disk Drill é sólido para recuperação de partição RAW porque pode escanear além do sistema de arquivos corrompido e ainda extrair arquivos por estrutura ou assinatura. O principal é recuperar para um drive físico diferente, não para o mesmo. As pessoas erram isso o tempo todo.
Mais uma coisa: se isso for um SSD, não o deixe parado para sempre enquanto decide. As chances de recuperação podem piorar.
Para leitura adicional, este guia passo a passo de recuperação de partição perdida para discos rígidos externos também vale a pena ver.
Uma pequena discordância com @codecrafter e @mikeappsreviewer: eu não partiria para nenhuma ferramenta de gravação, nem mesmo o TestDisk, a menos que você já tenha um clone ou que os arquivos estejam em backup. RAW pode ser apenas um registro de partição corrompido, claro, mas também pode ser o primeiro sintoma visível de uma unidade que está falhando silenciosamente.
O que eu acrescentaria à discussão é o seguinte: verifique se a partição ainda tem um setor de boot reconhecível ou cabeçalho de sistema de arquivos antes de fazer uma recuperação completa. Um visualizador hexadecimal ou ferramenta de partição às vezes pode mostrar assinaturas NTFS, exFAT ou FAT perto do início do volume. Se a assinatura estiver lá, mas o Windows ainda disser RAW, isso aponta mais para metadados corrompidos do que para perda total de arquivos. Problema diferente, risco diferente.
Além disso, observe a capacidade informada com atenção. Se a unidade de repente mostrar o tamanho errado, como 0 bytes, absurdamente pequeno ou um número truncado estranho, isso não é um problema normal de sistema de arquivos. Isso sugere problema de hardware, firmware ou do gabinete externo. Nesse caso, concordo mais com @caminantenocturno: pare de ficar alternando comandos de reparo e trate o próprio disco como suspeito.
Sobre software de recuperação, o Disk Drill é uma escolha razoável se você quiser uma interface gráfica e visualização de arquivos.
Prós:
- fácil de usar
- bom suporte a visualização
- lida razoavelmente bem com RAW e partições perdidas
- pode recuperar por dados do sistema de arquivos ou por assinaturas
Contras:
- verificações profundas podem levar uma eternidade
- nomes de arquivos e pastas recuperados nem sempre são preservados
- os limites da recuperação gratuita dependem da plataforma/versão
- não é a melhor escolha se você precisar de controle altamente manual
Se o Disk Drill não mostrar uma árvore de pastas coerente, isso geralmente significa que os metadados do sistema de arquivos estão danificados demais e você está limitado à recuperação por carving. Então foque primeiro nos tipos de arquivo mais valiosos para você, não em tudo. Isso economiza tempo e espaço de armazenamento.
Mais uma dica prática que quase ninguém menciona o suficiente: desative a montagem automática antes de reconectar um disco instável no Windows. Isso reduz a chance de o sistema operacional tentar ajudar montando ou gravando metadados automaticamente.