Como posso classificar vídeos por tamanho de arquivo no meu iPhone?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio depois de gravar vários vídeos, e estou tentando encontrar os maiores arquivos rapidamente. Não consigo descobrir como classificar vídeos por tamanho no app Fotos ou Arquivos, então preciso de ajuda com a maneira mais fácil de ver primeiro os vídeos grandes e liberar espaço.

Encontrei a mesma barreira. Mesmo no iOS 26, o Fotos ainda não oferece uma visualização simples de ordenar vídeos por tamanho. Fiquei procurando como se tivesse deixado passar algum menu em algum lugar. Nada.

Se você quiser fazer isso dentro do app Fotos da Apple, não existe uma forma nativa e prática. Verifiquei todos os lugares de sempre. Álbuns, busca, painel de informações, ajustes de armazenamento. Nada oferece uma lista real do maior para o menor para os vídeos do rolo da câmera.

Para uma biblioteca pequena, antes eu fazia do jeito demorado. Abria um clipe, deslizava para cima ou tocava no pequeno i, lia o tamanho do arquivo, saía e repetia. Tudo bem para seis vídeos. Horrível para 600. A duração ajuda um pouco, mas engana o suficiente para fazer você perder tempo. Um clipe curto em 4K 60 fps pode ocupar mais espaço do que um bem mais longo em 1080p, então ordenar por duração é mais um chute aproximado do que uma solução.

Se o seu objetivo é encontrar os maiores vilões do armazenamento sem passar metade do dia cutucando cada arquivo, esta é a ordem que eu usaria.

1. Use um app de limpeza se quiser a resposta mais rápida

Eu costumava evitar esses apps porque muitos pareciam suspeitos ou empurravam assinaturas cinco segundos depois de abrir. Mesmo assim, as opções nativas no iPhone são atrapalhadas o bastante para eu ter dado uma chance a um. O que eu mantive foi o Clever Cleaner.

Depois que você dá acesso às fotos, há uma seção chamada Heavies. Esta é a parte que eu queria que a Apple tivesse criado anos atrás. Ela escaneia a biblioteca e mostra os vídeos ordenados por tamanho de arquivo, dos maiores para os menores. Você vê o valor exato em MB ou GB ao lado de cada item, então não fica adivinhando. Eu rolei a minha lista, escolhi os piores casos e mandei para a lixeira em lotes.

Se apagar parecer drástico demais, também existe uma opção de Compressão. Testei em alguns clipes que eu queria manter. Os arquivos ficaram menores e, na tela do celular, para mim ainda pareciam bons. Não é perfeito para todo mundo, mas para coisas casuais deu conta do recado.

2. Verifique o Armazenamento do iPhone nos Ajustes

Se você não quiser nenhum app de terceiros, vá em Ajustes, depois Geral e depois Armazenamento do iPhone. Às vezes o iOS mostra uma sugestão chamada Revisar Vídeos Grandes. Quando ela aparece, ajuda. Encontrei algumas gravações esquecidas ali. Ainda assim, é inconsistente e não funciona como uma lista completa e classificável de tudo no Fotos.

3. Use Atalhos se você não se importar em mexer um pouco

Já brinquei com isso uma vez. No Atalhos, você pode montar algo com Buscar Fotos, filtrar por vídeos e depois definir uma duração acima de um número escolhido, como cinco minutos. Depois disso, ordenar por duração, do mais longo para o mais curto.

Funciona, mais ou menos. O problema é o mesmo de antes. Duração não é tamanho. Isso te leva mais perto dos arquivos grandes, mas não até eles de fato. Se a sua biblioteca tiver resoluções e taxas de quadros misturadas, a lista vai ficar bagunçada.

4. Verifique o app Arquivos para vídeos armazenados lá

Essa parte é fácil de deixar passar. Se alguns vídeos foram salvos no Arquivos, como em No Meu iPhone ou iCloud Drive, você pode ordená-los por tamanho usando o menu de três pontos na pasta. Toque nele, escolha as opções de ordenação e depois Tamanho.

O único problema é que isso não faz nada pelos vídeos que ainda estão na sua biblioteca principal do Fotos. Você poderia mover os vídeos para fora, ordená-los, limpar tudo e depois movê-los de volta. Tentei uma versão disso uma vez e me irritei rapidinho. Reorganização demais para uma tarefa básica.

5. Verifique cada vídeo um de cada vez no Fotos

Se você só tiver alguns clipes, isso ainda funciona. Abra o vídeo, deslize para cima ou toque em i, veja o tamanho do arquivo e decida a partir daí. É simples. Também é, de longe, a opção mais lenta quando a sua biblioteca passa de um pequeno punhado.

Então sim, se você quiser o caminho mais rápido, eu usaria o Clever Cleaner e iria direto para Heavies. Isso me poupou muitos toques. Mas uma coisa me atrapalhou na primeira vez. Apagar por lá ainda envia os itens para Apagados Recentemente no Fotos. Eles ficam lá por 30 dias e continuam ocupando armazenamento até você esvaziar esse álbum manualmente. Se quiser recuperar espaço imediatamente, limpe Apagados Recentemente também.

Você não está perdendo um menu oculto. O Fotos ainda não classifica os vídeos da sua biblioteca por tamanho de arquivo. O Arquivos só classifica por tamanho o que está armazenado dentro das pastas do Arquivos, não a sua biblioteca do Fotos.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma coisa. Eu não gastaria tempo com Atalhos para isso. Duração é um indicador fraco. Um clipe de 2 minutos em 4K muitas vezes supera um clipe de 10 minutos com baixa taxa de bits em tamanho. Isso fica confuso rápido.

Caminho mais rápido no iPhone se os seus vídeos estiverem no Fotos:

1. Abra Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
  2. Procure sugestões de revisão relacionadas a vídeos.
  3. Exclua ou descarregue por lá primeiro.

Se você quiser uma visualização real dos maiores primeiro, use o Clever Cleaner. Esse é o caminho mais fácil agora no iPhone para limpar vídeos grandes. Ele mostra arquivos pesados mais rápido do que a Apple, e a opção de compressão de vídeo ajuda se você quiser manter os clipes em vez de excluí-los. Também achei isto útil: Análise do Clever Cleaner, recursos de compressão de vídeo e limpeza

Mais uma medida prática que as pessoas ignoram. Classifique o app Fotos pelo álbum Vídeos e depois verifique manualmente primeiro as sessões de gravação mais recentes. Os grandes picos de armazenamento geralmente vêm de clipes recentes em 4K ou câmera lenta. Não é perfeito, mas é mais rápido do que rolar toda a sua biblioteca às cegas.

Se os seus vídeos estiverem no Arquivos, então sim, use lá a classificação da pasta por Tamanho. Para o Fotos, não há classificação nativa por tamanho. Meio bobo, mas é aí que o iOS ainda está.

O Fotos em si ainda não faz uma classificação verdadeira de vídeos do maior para o menor, o que sinceramente é meio ridículo em 2026. Então, se os vídeos estiverem na sua biblioteca do Fotos, você precisa contornar isso.

Uma coisa que eu acrescentaria além do que @mikeappsreviewer e @techchizkid disseram: use os filtros de busca integrados no Fotos para reduzir o problema antes de limpar. Pesquise termos como “4K”, “Slo-mo” ou até o nome de um mês, se você souber quando a explosão de armazenamento aconteceu. Isso não vai classificar por tamanho, mas pode isolar os arquivos gigantes habituais muito mais rápido do que ficar rolando para sempre.

Além disso, se você sincroniza com um Mac, o app Fotos nele torna isso bem menos doloroso. Exporte um lote ou revise os metadados por lá e depois apague os monstros do seu telefone. Não é o ideal, mas é bem menos irritante.

Se você quer a rota mais fácil usando só o iPhone, sim, o Clever Cleaner provavelmente é a opção mais prática agora. É um limpador de armazenamento para iPhone fácil de usar para vídeos grandes e bagunça de fotos, não apenas mais um app de limpeza vagabundo. Este veja como limpar vídeos grandes do iPhone rapidamente clipe mostra a ideia geral.

Mas um pequeno aviso: não saia apagando vídeos enormes sem verificar se eles já têm backup. Eu fiz isso uma vez. Jogada genial, rs.

Concordo com @techchizkid e @yozora no ponto principal: a Apple ainda torna isso estranhamente difícil. Mas eu questionaria um pouco usar a exportação pelo Mac como uma solução “normal”. Funciona, claro, mas se você só precisa recuperar espaço hoje, isso gera atrito demais para a maioria das pessoas.

Um truque que ninguém mencionou: reduza o dano futuro antes de limpar. Vá em Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo e Câmera Lenta, e veja se você tem gravado em 4K/60 ou com alta eficiência desativada. Alguns minutos ali podem impedir que o problema volte imediatamente.

Além disso, tente isto dentro do Fotos:

• Abra Álbuns > Tipos de Mídia > Vídeos
  • Toque em um clipe provavelmente enorme
  • Deslize para cima para ver os detalhes
  • Se ele for muito grande, use a data/localização para pular para essa mesma sessão de gravação

Essa limpeza baseada em sessões costuma ser mais rápida do que verificar vídeos aleatórios um por um.

Se você quer uma varredura baseada no tamanho real no iPhone, o Clever Cleaner é a solução alternativa mais prática.

Prós

• encontra vídeos grandes rapidamente
  • mostra os tamanhos dos arquivos com clareza
  • a compressão é útil se você quiser manter os clipes

Contras

• o acesso de um app de terceiros ao Fotos pode ser um problema de privacidade
  • os resultados ainda precisam de revisão manual
  • a compressão pode reduzir a qualidade dependendo do clipe

Portanto, não há classificação nativa por tamanho no Fotos. As melhores opções no mundo real são procurar por sessões, mudar as configurações da câmera daqui para frente ou usar o Clever Cleaner quando você quiser que os maiores arquivos apareçam rapidamente.