Como posso atualizar o iOS se o meu iPhone não tiver armazenamento suficiente?

Meu iPhone diz que não há armazenamento suficiente para instalar a atualização mais recente do iOS, mesmo depois que excluí alguns apps e fotos. Preciso de ajuda para descobrir o que mais posso limpar ou se há outra forma de atualizar sem perder dados importantes.

Já passei por essa bagunça mais de uma vez. O celular diz que você ainda tem alguns gigas livres, aí o iOS se recusa a instalar e ainda mostra o aviso de armazenamento mesmo assim. Chato, sim.

O que me confundiu no começo foi o seguinte. O tamanho da atualização que a Apple mostra não é a quantidade total de espaço livre que o iPhone quer. Se a atualização diz 2 GB, o celular geralmente precisa de muito mais espaço enquanto baixa o arquivo, descompacta e troca arquivos durante a instalação. Para um salto grande de versão como o iOS 26, eu tentaria conseguir de 20 GB a 30 GB livres se você quiser menos erros na instalação.

Se você quiser ver o que está ocupando seu armazenamento antes de sair apagando coisas aleatórias:

1. Abra Ajustes
  2. Toque em Geral
  3. Toque em Armazenamento do iPhone
  4. Espere o gráfico e a lista de apps carregarem
  5. Verifique seu espaço livre e veja quais itens mais ocupam armazenamento

A partir daí, eu atacaria primeiro o que dá mais resultado.

Comece com um app de limpeza se sua biblioteca do Fotos estiver uma bagunça

Eu perdi tempo demais fazendo isso na mão antes de desistir e usar um app de limpeza. Ficar rolando milhares de fotos numa tela de celular cansa rápido. Tive resultados razoáveis com o Clever Cleaner porque ele te leva primeiro ao lixo maior em vez de te fazer organizar tudo para sempre.

A parte de que mais gostei foi a seção Heavies. Ela coloca seus maiores vídeos no topo, o que importa porque um único clipe 4K esquecido de um show ou viagem pode sozinho ocupar vários gigabytes. A seção Similars também ajuda se o rolo da câmera estiver cheio de dez fotos quase idênticas da mesma coisa.

O que eu faria:

1. Abra o app de limpeza
  2. Verifique Heavies primeiro
  3. Apague vídeos grandes de que você não precisa
  4. Abra Similars
  5. Remova fotos duplicadas ou quase duplicadas
  6. Abra Fotos
  7. Vá em Apagados Recentemente
  8. Toque em Apagar Tudo

Um detalhe pequeno. O armazenamento não é liberado na hora a menos que você esvazie Apagados Recentemente. Se você pular isso, o iPhone continua segurando esse espaço por 30 dias.

Remova apps com dados inchados

Isso funciona melhor do que as pessoas esperam. Alguns apps não são tão grandes por si só, mas os dados salvos ficam absurdamente grandes com o tempo. Apps sociais, apps de streaming e jogos costumam ser os culpados. Já apaguei um app que eu mal usava e recuperei vários gigabytes de uma vez.

Aqui está o caminho:

1. Abra Ajustes
  2. Toque em Geral
  4. Role pela lista de apps
  5. Toque em um app que você quase não usa
  6. Veja quanto espaço Tamanho do App e Documentos e Dados ocupam
  7. Toque em Apagar App
  8. Repita com outros apps que ocupam muito espaço

Se você reinstalar depois, muito do cache inútil já vai ter sumido. Essa é a parte que importa.

Verifique as coisas que as pessoas esquecem

Alguns dos piores vilões do armazenamento ficam escondidos em lugares que quase ninguém abre.

App Arquivos

A pasta Downloads no Arquivos junta PDFs antigos, arquivos zip, documentos de trabalho, anexos aleatórios, tudo isso. A minha tinha anos de tralha parada lá.

1. Abra Arquivos
  2. Toque em Explorar
  3. Abra No Meu iPhone
  4. Abra Downloads
  5. Apague o que você não precisa mais

Anexos do Mensagens

Esse vai se acumulando sem você perceber. Vídeos antigos, GIFs, memes, capturas de tela, notas de voz. Tudo isso vai se empilhando em silêncio.

1. Abra Ajustes
  2. Toque em Geral
  4. Toque em Mensagens
  5. Veja os documentos e as categorias de anexos
  6. Apague fotos grandes, vídeos, GIFs e outros anexos
  7. Verifique Apagados Recentemente no Mensagens também e limpe tudo

Encontrei vídeos antigos de grupos de anos atrás ainda guardados ali. Não havia motivo para manter aquilo.

Dados do Safari

Isso não vai resolver um problema enorme de armazenamento sozinho, mas quando você está faltando 500 MB ou 1 GB, ajuda.

1. Abra Ajustes
  2. Toque em Apps
  3. Toque em Safari
  4. Toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites
  5. Confirme

Se o celular ainda recusar, use um computador

Essa é a parte que muita gente pula, e muitas vezes ela resolve o problema todo. Atualizar por um Mac ou PC com Windows reduz a pressão de armazenamento no celular porque o computador cuida do download e da descompactação.

Passos:

1. Conecte seu iPhone a um Mac ou PC com Windows
  2. Abra o Finder no Mac ou o iTunes no Windows
  3. Selecione seu iPhone
  4. Clique em Buscar Atualização
  5. Siga as instruções

Já tive atualização falhando no próprio aparelho e depois funcionando normalmente pelo computador sem limpeza extra.

Último recurso, apagar e restaurar

Se nada acima te der espaço suficiente, a solução bruta é:

1. Faça backup do seu iPhone no iCloud ou em um computador
  2. Apague o aparelho
  3. Instale a atualização do iOS no celular limpo
  4. Restaure seu backup

É chato. Leva tempo. Ainda assim, se você estiver encurralado pelo armazenamento e a atualização não sair de jeito nenhum, isso geralmente resolve.

Se você quiser a versão mais curta, eu faria isso nesta ordem: vídeos grandes, fotos duplicadas, apps sem uso, downloads do Arquivos, anexos do Mensagens e depois atualizaria com um computador. Essa ordem já me tirou desse buraco mais de uma vez.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: não vá atrás de alguma meta aleatória de 20 a 30 GB, a menos que seu telefone esteja lotado até a tampa. Muitos iPhones atualizam normalmente com menos. O problema maior costuma ser os “Dados do Sistema” inchados ou um arquivo de atualização travado.

Tente isto primeiro.

Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Se você vir um arquivo de atualização do iOS listado, toque nele e apague-o. Depois, reinicie o telefone. Isso corrige ciclos estranhos de falha no download com mais frequência do que as pessoas imaginam.

Em seguida, tente reduzir um pouco os Dados do Sistema:

1. Reinicie o iPhone
  2. Desative o Modo de Pouca Energia se ele estiver ativado
  3. Certifique-se de ter um Wi-Fi estável
  4. Conecte à energia
  5. Espere de 15 a 30 min após uma reinicialização, às vezes o armazenamento é recalculado

Verifique também se “Otimizar Armazenamento do iPhone” está desativado no Fotos. Ative se você usa Fotos do iCloud. Suas fotos em resolução total são trocadas por versões menores no telefone, o que libera espaço sem apagá-las.

Outra coisa sorrateira: remova mídias baixadas dentro dos apps. Netflix, Spotify, YouTube, Podcasts. Apagar o app funciona, claro, mas às vezes limpar os downloads dentro do app é mais rápido se você precisa manter o login/sessão intacto.

Se o app Mail estiver enorme, remova e adicione novamente a conta de e-mail. Anexos antigos ficam por lá.

A melhor rota sem dor de cabeça ainda é atualizar pelo computador. Menos espaço temporário é necessário no telefone.

Se você quiser uma limpeza rápida de fotos antes de tentar de novo, Clever Cleaner é razoável. Esta avaliação fácil de todos os recursos do Clever Cleaner mostra o que ele faz sem perder tempo.

Se nada mais funcionar, faça backup, atualize pelo Finder ou iTunes e depois restaure. É meio chato, mas funciona.

Na verdade, eu contestaria um pouco essa coisa do @mikeappsreviewer de “mire em 20 a 30 GB”. É bom se você tiver isso, claro, mas para muita gente isso simplesmente não é realista em um celular de 64 GB. Normalmente, o problema não é só o espaço livre bruto, e sim onde o espaço está ocupado.

Algumas coisas que eles não abordaram muito bem:

• Verifique os Memos de Voz. As pessoas esquecem desse item e algumas gravações antigas são enormes.
  • Em Apple TV, Música, Podcasts, remova especificamente os conteúdos baixados por lá. Apagar o app inteiro é exagero se você só precisa de 2 ou 3 GB rápido.
  • Se você usa WhatsApp/Telegram, limpe mídias grandes dentro das configurações do app. Esses apps acumulam vídeos de forma absurda.
  • Desative e ative novamente Sincronizar Biblioteca ou a sincronização de fotos apenas se você souber o que está no iCloud. Às vezes, cópias locais ficam por mais tempo do que o esperado.
  • Se você tiver muitas abas no Safari, feche-as. Parece bobo, mas já vi o armazenamento ser recalculado depois disso junto com uma reinicialização.

Além disso, um truque que às vezes funciona: inicie a atualização à noite, com o aparelho conectado à energia, bloqueado e no Wi‑Fi. O iOS faz uma certa limpeza sozinho quando tem tempo. Meio irritante, mas é verdade.

Se você quiser uma limpeza de fotos mais rápida antes de tentar de novo, o Clever Cleaner vale a pena dar uma olhada, especialmente se o seu rolo da câmera estiver um caos. E se você quiser mais dicas de limpeza de armazenamento do iPhone e preparação para atualização, isso cobre mais alguns pontos que as pessoas deixam passar.

Ainda assim, atualizar pelo computador é o caminho menos doloroso se o telefone continuar teimando.