Alguma ferramenta gratuita decente de recuperação de cartão SD para o Windows 11?

Meu cartão SD de repente parou de mostrar minhas fotos e vídeos depois que eu o removi da minha câmera e o coloquei no meu laptop com Windows 11. Estou esperando recuperar arquivos importantes sem pagar por um software logo de cara. Alguém pode recomendar uma ferramenta gratuita decente de recuperação de cartão SD para Windows 11 que realmente funcione e seja segura de usar?

Já passei por isso com um cartão SD depois de apagar um lote de fotos por engano. A primeira coisa é parar de usar o cartão agora. Quando os arquivos são apagados, o cartão normalmente remove a entrada que aponta para os dados. Os dados em si muitas vezes continuam lá até que algo novo seja gravado por cima. Se você continuar tirando fotos ou copiando arquivos para o cartão, suas chances caem rápido.

Se você quiser a versão curta, estas são as ferramentas que eu olharia primeiro:

1. Disk Drill
    Este é o que eu indicaria para a maioria das pessoas. É fácil de entender, mostra uma prévia dos arquivos antes da recuperação e funciona bem com fotos e vídeos apagados em casos normais. Também já vi ele lidar melhor com cartões SD ilegíveis do que algumas ferramentas mais baratas. Uma coisa de que gostei é que ele lida melhor com arquivos de vídeo fragmentados de GoPros, drones DJI e câmeras mirrorless do que muitos aplicativos que testei. Ele também lê formatos RAW comuns, como Canon CR2 e CR3, Sony ARW e Nikon NEF. No Windows, o limite de recuperação gratuita é de 100 MB.
  2. UFS Explorer
    Este já parece mais uma ferramenta para quem não se importa com menus e configurações extras. À primeira vista ele é menos amigável, mas a qualidade da varredura é forte, especialmente em armazenamentos danificados. Se o seu cartão estiver bem comprometido, este é um dos nomes que as pessoas continuam mencionando por um motivo. Você tem mais controle, o que ajuda se os aplicativos simples não encontrarem tudo.
  3. Recuva
    Bom para casos básicos no Windows. Se você apagou alguns JPGs ou MP4s e o cartão ainda se comporta normalmente, isso muitas vezes já basta. É leve, rápido de instalar e fácil de executar. Eu não confiaria nele para recuperações complicadas ou estruturas estranhas de arquivos de câmera.
  4. R-Photo
    Gratuito, somente para Windows e focado em mídia. Gostei da visualização em miniaturas porque economiza tempo quando você está separando uma pilha de fotos e vídeos apagados. É uma escolha decente se o seu objetivo é recuperar fotos e vídeos sem muita bagunça extra.

Um erro que as pessoas cometem, e eu quase fiz isso também, é salvar os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Não faça isso. Salve tudo no seu computador ou em outra unidade externa. Gravar de volta no cartão traz o risco de sobrescrever exatamente os arquivos que você está tentando recuperar.

Se o cartão estiver agindo de forma estranha, desconectando, travando, lendo devagar ou mostrando erros, eu teria mais cuidado. Nesse caso, use um software com opção de backup byte a byte, ou faça uma imagem de disco primeiro. Eu prefiro analisar a imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. Menos risco, menos arrependimentos.

Então é isso, ainda não entre em pânico. Coloque o cartão em um leitor, execute uma varredura com a prévia ativada e veja o que ainda aparece. Se os arquivos não tiverem sido sobrescritos, você ainda tem uma boa chance.

Eu adicionaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @shizuka realmente insistiram o bastante: teste o cartão na câmera de novo antes de se aprofundar demais no software. Já vi cartões parecerem vazios no Windows porque o leitor do laptop era o problema de verdade, não o próprio SD. Leitores embutidos baratos às vezes são bem ruins.

Para ferramentas realmente gratuitas no Windows 11, minha lista curta seria:

• PhotoRec: feio pra caramba, zero orientação, mas absurdamente bom para puxar fotos/vídeos de cartões danificados. Ponto negativo: nomes de arquivos/pastas geralmente voltam uma bagunça.
  • R-Photo: provavelmente a opção realmente gratuita mais agradável se você se importa principalmente com imagens e clipes.
  • Windows File Recovery: a ferramenta de linha de comando da própria Microsoft. Não é divertido, mas é grátis. Vale tentar se você não se importar em digitar comandos.
  • Disk Drill: não é totalmente gratuito no Windows, sim, mas ainda é muito útil para escanear e visualizar o que é recuperável antes de você gastar um centavo. Só isso já pode economizar seu tempo se o cartão estiver meio morto.

Um lugar que cobre as melhores formas de recuperar vídeos de um cartão SD também tem alguns comentários decentes do mundo real.

Minha ordem seria:

1. Tente outro leitor de cartão ou conexão USB da câmera.
  2. Se ele aparecer, copie o cartão inteiro como uma imagem, se possível.
  3. Escaneie com R-Photo ou PhotoRec primeiro.
  4. Use o Disk Drill para visualizar se quiser uma interface mais limpa.
  5. Não execute o CHKDSK primeiro. Eu sei que as pessoas adoram recomendar isso, mas para mídia desaparecida isso pode piorar as coisas. Já passei por isso e me arrependi.

Se o cartão mostrar 0 bytes, desaparecer aleatoriamente ou esquentar demais, pare de mexer nele. Isso começa a entrar em território de falha de hardware muito rápido.

Tente esta ordem.

1. Verifique primeiro o Gerenciamento de Disco.
    Se o cartão SD mostrar uma letra de unidade e o tamanho correto, suas chances são melhores. Se o Windows pedir para formatá-lo, não o formate ainda.

2. Execute a Verificação de Erros do Windows apenas se o cartão mostrar arquivos, mas parecer corrompido.
    Discordo um pouco de @mikeappsreviewer aqui. Eu não começaria com ferramentas de reparo em um cartão com fotos ausentes, porque o chkdsk às vezes conserta as coisas alterando o sistema de arquivos e deixando a recuperação mais bagunçada. Primeiro faça a varredura de recuperação, depois o reparo.

3. Melhores ferramentas gratuitas para o seu caso.
    Recuva, se o cartão ainda montar normalmente e você quiser uma primeira tentativa rápida.
    PhotoRec, se você não se importa com os nomes das pastas e quer recuperação bruta de arquivos. É feio, mas encontra muita coisa.
    R-Photo, se você quiser uma ferramenta gratuita para Windows focada em fotos e vídeo.
    O Disk Drill ainda vale a pena testar porque a varredura e a visualização são fáceis de usar. Breve análise do Disk Drill, interface simples, recuperação sólida de cartão SD no Windows 11, forte visualização de fotos e vídeos, e útil para cartões de câmera quando os arquivos somem após a remoção. O limite gratuito no Windows é pequeno, então teste com ele antes de pagar.

4. Salve os arquivos recuperados no seu laptop, não no cartão SD. As pessoas erram isso o tempo todo.

5. Se o cartão desconectar ou mostrar 0 bytes, pare os testes de software e crie uma imagem dele primeiro.

Este clipe mostra rapidamente como o Disk Drill lida com a recuperação de cartão SD.

Se você postar o que o Gerenciamento de Disco mostra, sistema de arquivos, tamanho, RAW ou exFAT, o pessoal aqui pode identificar isso rapidamente.